A Galeria Médicis no Louvre


O Museu do Louvre é um dos maiores museus do mundo. Nele é possίvel voltar por muitas vezes e a cada visita ser serpreendido pela riqueza de suas coleções.

No circuito clássico da visita guiada no Louvre, não deixo de apresentar a Galeria de Apolo, obra-prima da arquitetura encomendada por Luίs XIV. Nesse post, apresento a vocês, mais uma das extraordinárias galerias do Louvre, a Galeria de Médicis.

A Galeria de Médicis conserva vinte e quatro telas monumentais realizadas pelo artista flamengo Rubens, entre 1622 e 1625. O tema central da pintura é a trajetόria da rainha Maria de Médicis, suas lutas e vitόrias. O conjunto é chamado de « Ciclo de Maria de Médicis », no qual Rubens retrata a vida da soberana, de seu nascimento em Florença, sua vinda para a França para casar-se com o rei Henrique IV até seu afastamento da corte, em 1630, quando seu herdeiro Luίs XIII assume a coroa da França.

Rubens enaltece a soberana, dando ao tema uma dimensão quase mίtica, misturando narração histόrica e alegόrica com a presença de deuses da antiguidade.

As pinturas foram encomendadas para decorar uma das galerias do palácio de Luxemburgo onde a rainha Maria de Médicis, viúva, fixou residência à partir de 1625. Desde 1815, o “Ciclo de Maria de Médicis” foi transferido  para o Pavilhão Richelieu do Museu do Louvre.

A Galeria de Médicis no Louvre

Galeria de Médicis no Museu do Louvre

Edis Lima Guia licenciada na França

O rei Henrique IV delega a Regência para a rainha Maria de Médicis em 20 de março de 1610, antes de partir para a guerra na Alemanha. No centro, o delfino Luis XIII e ao lado da rainha, duas figuras alegόricas representando a Prudência e a Generosidade.

Visita guiada no Louvre em português

Fiz essas fotos durante a visita noturna no Louvre, quando, geralmente, o museu fica menos movimentado. Às quartas e sextas-feiras o Louvre abre até às 21h45.

Visita noturna no Louvre

Mostrei essa imagem no Stories. Da série : #looklouvre

Galeria de Médicis noturno Louvre

Voilà! agora vocês não confudem mais, a Galeria de Médicis com a Galeria de Apolo, da qual falei nesse post.

O Departamento de Artes Decorativas do Louvre também é um primor ! Confiram aqui.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Galeria de Apolo: obra-prima do Louvre

Quando da visita guiada no Louvre, o visitante geralmente se focaliza nas obras e muitas vezes deixa de perceber o Louvre enquanto antigo palácio real. Como Guia Conferencista somos formados para de certa forma, abrir os olhos do visitante e além de apresentar obras-primas, levar o visitante a observar o Louvre sob um ângulo diferenciado,…

LER MAIS
A Pirâmide do Louvre : ousadia contestada

Projeto bastante contestado pelos franceses por sua modernidade, inserida em um monumento tão antigo,  de arquitetura clássica, a grande Pirâmide do Louvre representa hoje, um dos símbolos do museu. Segundo pesquisa realizada pelo próprio Louvre, a Pirâmide está entre as atrações mais desejadas da lista do turista, seguida da Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci…

LER MAIS
Onde tomar chocolate quente perto do Louvre

O chocolate quente do Angelina, o salão de chá mais antigo de Paris, dispensa apresentações. Batizado «L’African», chocolate africano, o chocolat chaud do Angelina é grosso e vem acompanhado de creme chantilly. A maioria adora, outros acham um pouco forte e amargo. O certo é que o Angelina já virou parada obrigatória para quem gosta…

LER MAIS
Cozinha de Chef perto do Louvre

  Eleita a melhor chef do mundo, a chef francesa Anne-Sophie Pic conquista seu primeiro endereço em Paris, perto do Louvre. A talentosa chef se impôs num universo muito masculino, que é o da gastronomia, conseguindo a proeza de ser a única chef da França a conquistar três estrelas no respeitado Guia Michelin, com seu…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis