A Galeria Médicis no Louvre


O Museu do Louvre é um dos maiores museus do mundo. Nele é possίvel voltar por muitas vezes e a cada visita ser serpreendido pela riqueza de suas coleções.

No circuito clássico da visita guiada no Louvre, não deixo de apresentar a Galeria de Apolo, obra-prima da arquitetura encomendada por Luίs XIV. Nesse post, apresento a vocês, mais uma das extraordinárias galerias do Louvre, a Galeria de Médicis.

A Galeria de Médicis conserva vinte e quatro telas monumentais realizadas pelo artista flamengo Rubens, entre 1622 e 1625. O tema central da pintura é a trajetόria da rainha Maria de Médicis, suas lutas e vitόrias. O conjunto é chamado de « Ciclo de Maria de Médicis », no qual Rubens retrata a vida da soberana, de seu nascimento em Florença, sua vinda para a França para casar-se com o rei Henrique IV até seu afastamento da corte, em 1630, quando seu herdeiro Luίs XIII assume a coroa da França.

Rubens enaltece a soberana, dando ao tema uma dimensão quase mίtica, misturando narração histόrica e alegόrica com a presença de deuses da antiguidade.

As pinturas foram encomendadas para decorar uma das galerias do palácio de Luxemburgo onde a rainha Maria de Médicis, viúva, fixou residência à partir de 1625. Desde 1815, o “Ciclo de Maria de Médicis” foi transferido  para o Pavilhão Richelieu do Museu do Louvre.

A Galeria de Médicis no Louvre

Galeria de Médicis no Museu do Louvre

Edis Lima Guia licenciada na França

O rei Henrique IV delega a Regência para a rainha Maria de Médicis em 20 de março de 1610, antes de partir para a guerra na Alemanha. No centro, o delfino Luis XIII e ao lado da rainha, duas figuras alegόricas representando a Prudência e a Generosidade.

Visita guiada no Louvre em português

Fiz essas fotos durante a visita noturna no Louvre, quando, geralmente, o museu fica menos movimentado. Às quartas e sextas-feiras o Louvre abre até às 21h45.

Visita noturna no Louvre

Mostrei essa imagem no Stories. Da série : #looklouvre

Galeria de Médicis noturno Louvre

Voilà! agora vocês não confudem mais, a Galeria de Médicis com a Galeria de Apolo, da qual falei nesse post.

O Departamento de Artes Decorativas do Louvre também é um primor ! Confiram aqui.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Museu do Louvre, o museu mais visitado do mundo

Como Guia Conferencista desde 2012, frequento o museu do Louvre praticamente toda semana guiando brasileiros vindos de norte a sul do Brasil. De tanta presença no Louvre, seja à trabalho ou nas minhas horas de pesquisa, costumo dizer que o Louvre é minha segunda casa em Paris. Digo isso, às vezes, em tom de brincadeira,…

LER MAIS
Kowei Nawa no Louvre
Japão na França: trono contemporâneo sob a Pirâmide do Louvre

A Pirâmide do Louvre é um dos elementos de maior atração do museu e, desde abril de 2014, o Louvre tem convidado artistas contemporâneos para criarem instalações temporárias especificamente para serem exibidas sob sua Pirâmide central, principal entrada do museu, criada pelo arquiteto sino-americano Ieoh Ming Pei. O « Trono » de Kohei Nawa Nascido em Osaka,…

LER MAIS
Galeria de Apolo: obra-prima do Louvre

Quando da visita guiada no Louvre, o visitante geralmente se focaliza nas obras e muitas vezes deixa de perceber o Louvre enquanto antigo palácio real. Como Guia Conferencista somos formados para de certa forma, abrir os olhos do visitante e além de apresentar obras-primas, levar o visitante a observar o Louvre sob um ângulo diferenciado,…

LER MAIS
A Pirâmide do Louvre : ousadia contestada

Projeto bastante contestado pelos franceses por sua modernidade, inserida em um monumento tão antigo,  de arquitetura clássica, a grande Pirâmide do Louvre representa hoje, um dos símbolos do museu. Segundo pesquisa realizada pelo próprio Louvre, a Pirâmide está entre as atrações mais desejadas da lista do turista, seguida da Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.