Galeria dos Espelhos : obra-prima de Versalhes


Visitar o Louvre sem ver a Mona Lisa é o mesmo que visitar o Palácio de Versalhes sem entrar na Galeria dos Espelhos, tamanha é sua importância artίstica e representatividade para o Domίnio do « Rei Sol ». Luίs XIV decide sua construção em 1678, no apogeu de seu reinado, final da guerra contra a Holanda. O rei acabava de instalar a sede do Governo em Versalhes e a Grande Galeria, como foi chamada inicialmente, teria o objetivo de imortalizar a glόria do soberano.

Uma ode ao poder de Lus XIV

Obra-prima de um dos maiores arquitetos do século XVII, Jules Hardouin-Marsart, a mais famosa galeria do mundo tem setenta e três metros de comprimento e dez metros de largura. Dezessete grandes janelas permitem que a luz do dia seja refletida em dezessete grandes painéis de espelhos : 357 espelhos ! verdadeira proeza técnica para a época.

gaeria-dos-espelhos-vazia

A primeira reação do visitante é olhar admirado para o teto ricamente decorado, realmente impressionante pela riqueza de detalhes. Mil metros quadrados de histόria ! Realizadas pelo pintor Charles Le Brun, as incrίveis composições do teto ornadas de alegorias exaltam os primeiros anos do reinado de Luίs XIV, de 1661  à 1679, suas conquistas polίticas e militares.

Essas são apenas algumas das particularidades por trás da ornamentação da extraordinária Galeria dos Espelhos, ponto alto da visita do Palácio de Versalhes.

galerias-espelhos-5

galeria-espelhos3

galeria-dos-espelhos-4

galeria-dos-espelhos1

 

A BEM in Paris organiza sua visita guiada no Palácio de Versalhes, em português, com um Guia Conferencista licenciado na França. Saiba detalhes aqui.

Post relacionado

1 Dia inteiro em Versalhes :  visita do Palácio e seus jardins, o palacete Trianon e o Domίnio de Maria Antonieta (Neste link)

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Festas noturnas em Versalhes: uma experiência inesquecίvel em traje de época

Baile barroco na Galeria dos Espelhos FÊTES GALANTES SOIRÉE COSTUMÉE À LA GALERIE DES GLACES Segunda-feira, dia 28 de maio 19h30 até meia-noite Local: Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes Versalhes relembra as refinadas festas do reinado de Luίs XIV, oferecendo aos visitantes uma experîencia inesquecίvel, verdadeira viagem no tempo ! Os mais belos espaços…

LER MAIS
Jardins de Versalhes no verão
Espetáculo As Grandes Águas e Jardins Musicais em Versalhes

Versalhes sem dúvida é um dos lugares que mais impressiona o visitante, tanto o estrangeiro quanto o prόprio francês e, é  também um dos destinos mais visitados na França, pela proximidade de Paris. Versalhes impressiona em especial, pela grandeza, beleza e riqueza patrimonial. Vocês me perguntam com frequência o que visitar em Versalhes e como….

LER MAIS
Lustre Gabriel : um lustre contemporaneo para Versalhes

Construίdo no século XVII, o Palácio de Versalhes é um modelo da arquitetura barroca, com salões grandiosos e  magnίficos jardins. Quando da visita guiada por um Guia Conferencista, o visitante tem a vantagem de entrar pelo antigo acesso do rei, a escada Gabriel, que dá acesso ao Grande Apartamento do Rei (conjunto de sete majestosos salões…

LER MAIS
A melhor Creperia de Versalhes

Esse post vai deixar muitas pessoas que já fizeram a visita guiada de Versalhes com a @beminparis literalmente, com água na boca ! Désolée, mas tenho que postar sobre a Crêperie La Place, a melhor creperia de Versalhes. Logo que começamos os passeios em Versalhes, durante várias dias pesquisei nos arredores do Palácio, restaurantes para os…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.