Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Galeria dos Espelhos: obra-prima de Versalhes

Visitar o Louvre sem ver a Mona Lisa é o mesmo que visitar o Palácio de Versalhes sem entrar na Galeria dos Espelhos, tamanha é sua importância artίstica e representatividade para o Domίnio do « Rei Sol ». Luίs XIV decide sua construção em 1678, no apogeu de seu reinado, final da guerra contra a Holanda. O rei acabava de instalar a sede do Governo em Versalhes e a Grande Galeria, como foi chamada inicialmente, teria o objetivo de imortalizar a glόria do soberano.

Uma ode ao poder de Lus XIV

Obra-prima de um dos maiores arquitetos do século XVII, Jules Hardouin-Marsart, a mais famosa galeria do mundo tem setenta e três metros de comprimento e dez metros de largura. Dezessete grandes janelas permitem que a luz do dia seja refletida em dezessete grandes painéis de espelhos : 357 espelhos ! verdadeira proeza técnica para a época.

gaeria-dos-espelhos-vazia

A primeira reação do visitante é olhar admirado para o teto ricamente decorado, realmente impressionante pela riqueza de detalhes. Mil metros quadrados de histόria ! Realizadas pelo pintor Charles Le Brun, as incrίveis composições do teto ornadas de alegorias exaltam os primeiros anos do reinado de Luίs XIV, de 1661  à 1679, suas conquistas polίticas e militares.

Essas são apenas algumas das particularidades por trás da ornamentação da extraordinária Galeria dos Espelhos, ponto alto da visita do Palácio de Versalhes.

galerias-espelhos-5

galeria-espelhos3

galeria-dos-espelhos-4

galeria-dos-espelhos1

 

A BEM in Paris organiza sua visita guiada no Palácio de Versalhes, em português, com um Guia Conferencista licenciado na França. Saiba detalhes aqui.

Post relacionado

1 Dia inteiro em Versalhes :  visita do Palácio e seus jardins, o palacete Trianon e o Domίnio de Maria Antonieta (Neste link)

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress