Fundação Louis Vuitton : audácia arquitetural


 

O lugar de todos os superlativos da criação contemporânea.

A inauguração da Fundação Louis Vuitton em Paris,  marca certamente, um dos maiores eventos culturais dos últimos anos.
O visionário arquiteto Franck Gehry, criou uma nave surrealista de 8 637m²,  surgindo no coração do Bois de Boulogne. Constituído de doze placas de vidro sobrepostas por estruturas de metal e madeira, o ‘iceberg’ é  coberto por 19000 placas de cimento branco de fibra.

Desde sua concepção, Franck Gehry integrou ao projeto tecnologias 3D da aeronáutica, adaptadas a arquitetura. A construção tem uma abordagem ambiental exemplar que requereu a elaboração de processos inovadores relacionados a construção de estruturas culturais. Uma obra ecológica cujo funcionamento prevê preservar os recursos naturais : as águas pluviais serão usadas para a limpeza e rega das plantas, bem como para abastecer o espelho d’água  que recebe a estrutura envidraçada, enquanto a  água dos lençóis freáticos servirá para a climatização do conjunto.

Fondation LV
Na Fondation Louis Vuitton a arte contemporânea se faz presente sob todas as formas, através de coleções permanentes, mas também, de exposições temporárias e de aquisições. Além de onze  galerias, a Fundação conta com um auditório modulável de trezentos e cinquenta lugares, uma livraria e três terraços que possibilitam uma vista inédita sobre Paris e o Jardin d’ Acclimatation.

Fondation LV vista
Le Frank, o restaurante da Fundação Louis Vuitton.

Decorado com peixes que parecem ‘voar’, o restaurante « Le Frank », é comandado pelo estrelado chef Jean-Louis Nomicos, que propõe uma cozinha natural, saborosa, inspirada na cozinha francesa, sem deixar de revisitar pratos da cozinha internacional, levando em conta a diversidade dos visitantes.

 

 

The place to be!

Fondation LV expo

 

Fondation LV expo 1

Ligação entre a arte e a moda, poético e  ao mesmo tempo, lúdico, esse novo « monumento » dedicado a arte contemporânea promete ser o‘the place to be’, o mais novo endereço emblemático da capital tanto pelos aspectos da arquitetura do lugar, quanto pelo aspecto ‘fashion’, evidentemente !

 

Fondation LV expo 2

Fondation Louis Vuitton – 8 Avenue du Mahatma Gandhi, 75116 Paris

 

E mais!

Fatima Guerrout : mãos de fada no estilismo – Leia aqui

 

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Schiaparelli Fashion Week 2021
Direto de Paris : Alta-Costura 100% digital

Capital da moda por excelência e acostumada ao burburinho das agitadas semanas de moda, Paris não tem sido a mesma, sem o vai e vem de fashionistas, influenciadoras vindas de várias partes do mundo e nomes de peso do universo da moda, desde o início da crise sanitária do covid19, declarada em março de 2020….

LER MAIS
Lustre Gabriel : um lustre contemporaneo para Versalhes

Construίdo no século XVII, o Palácio de Versalhes é um modelo da arquitetura barroca, com salões grandiosos e  magnίficos jardins. Quando da visita guiada por um Guia Conferencista, o visitante tem a vantagem de entrar pelo antigo acesso do rei, a escada Gabriel, que dá acesso ao Grande Apartamento do Rei (conjunto de sete majestosos salões…

LER MAIS
Veneza festejada no Museu Cognacq-Jay

Ate 25 de junho de 2017, o museu Cognacq-Jay, no Marais, apresenta uma exposição sobre as festas venezianas. Paradoxalmente, mesmo diante do enfraquecimento de seu poder polίtico, econômico e territorial desde a Renascença, Veneza conhece uma riquίssima fase cultural no século XVIII. A Cidade dos Doges, como para exorcisar seu declίnio que culminou com a…

LER MAIS
Festas e Divertimentos na Corte de Versalhes

Luίs XIV compreende desde cedo o papel polίtico e social dos divertimentos que contribuem para o esplendor da monarquia. O « Rei Sol » promove grandes festas e eventos memoráveis durante todo seu reinado, atribuindo grande importância a esses eventos considerados por ele, parte da arte de governar. O desafio dos cortesãos por outro lado, era o…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.