Festas e Divertimentos na Corte de Versalhes


Luίs XIV compreende desde cedo o papel polίtico e social dos divertimentos que contribuem para o esplendor da monarquia. O « Rei Sol » promove grandes festas e eventos memoráveis durante todo seu reinado, atribuindo grande importância a esses eventos considerados por ele, parte da arte de governar. O desafio dos cortesãos por outro lado, era o de viver em constante estado de representação, tendo de enfrentar no cotidiano, a concorrência e a comparação entre os membros da corte, na tentativa de se aproximar do rei e claro, de impressioná-lo.

Dentre as festas mais comuns de Versalhes, estão as famosas « Soirées d’Appartements », instauradas por Luίs XIV. Duas vezes por semana, o rei promovia festas nos salões oficiais do Palácio de Versalhes, quando os cortesãos tinham o privilégio de se aproximar com certa familiaridade do soberano.

Era necessário investir na grandeza e no aspecto extraordinário dos eventos reais com o objetivo de surpreender, de impressionar a Corte, o reinado e a Europa. Em função de seus gostos e da evolução dos costumes, seus sucessores mantém essa tradição de fausto e de criatividade e a exemplo de Luίs XIV continuam com a tradição de organizar grandes espetáculos públicos, comédias, όperas, concertos, fogos e iluminações.

Até dia 26 de março de 2017, Versalhes apresenta a Exposição “Festas e Divertimentos na Corte”, que objetiva levar o visitante a se colocar no lugar do cortesão e  imaginar como este vivia, via, entendia ou praticava a diversidade de prazeres visuais e auditivos promovidos pela monarquia.

Gôndolas trazidas de Veneza para a corte de Versalhes

O protocolo da caça também é abordado na exposição

Opera Real de Versalhes : herança de Luis XV

Aproveito o post desta exposição sobre festividades em Versalhes para lembrar que a Ópera Real do Palácio de Versalhes, restaurada e reaberta ao público em 2009, promove durante todo o ano : peras, concertos, recitais e balés.  Ainda é possίvel, visitar os bastidores da Ópera de Versalhes durante uma visita guiada excepcional devendo ser reservada com antencedência.

Maior sala de espetáculos da Europa, quando de sua inauguração em 1770, por ocasião do casamento do delfino, o futuro Luίs XVI e de Maria-Antonieta, a Ópera Real torna-se rapidamente teatro da vida monárquica e posteriormente da vida republicana, acolhendo ao longo dos séculos, festividades, espetáculos e debates parlamentares.

Obra do arquiteto Ange-Jacques Gabriel (1698 – 1792), primeiro arquiteto do rei (sob Luίs XV), a Ópera Real de Versalhes é de estilo arquitetural clássico, com alguns detalhes no estilo barroco.

 

As fotos da exposição foram cedidas pelo Château de Versailles.

Aqui no #beminparisblog tem vários posts sobre Versalhes e estou sempre mostrando Versalhes durante nossa visita guiada. Acho que vocês já perceberam que Versalhes é um dos meus monumentos preferidos.

 

E mais!

Versalhes além do Palácio e dos Jardins – Leia aqui.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Jardins de Versalhes no verão
Espetáculo As Grandes Águas e Jardins Musicais em Versalhes

Versalhes sem dúvida é um dos lugares que mais impressiona o visitante, tanto o estrangeiro quanto o prόprio francês e, é  também um dos destinos mais visitados na França, pela proximidade de Paris. Versalhes impressiona em especial, pela grandeza, beleza e riqueza patrimonial. Vocês me perguntam com frequência o que visitar em Versalhes e como….

LER MAIS
Veneza festejada no Museu Cognacq-Jay

Ate 25 de junho de 2017, o museu Cognacq-Jay, no Marais, apresenta uma exposição sobre as festas venezianas. Paradoxalmente, mesmo diante do enfraquecimento de seu poder polίtico, econômico e territorial desde a Renascença, Veneza conhece uma riquίssima fase cultural no século XVIII. A Cidade dos Doges, como para exorcisar seu declίnio que culminou com a…

LER MAIS
Nuit Blanche : noite cultural em Paris

A « Nuit Blanche », que literalmente significa « noite em claro » acontece uma vez por ano, no primeiro sábado do mês de outubro. Durante toda a noite, museus, monumentos e locais emblemáticos da capital francesa são abertos gratuitamente ao público, noite afora, exibindo instalações artísticas, concertos e animações inusitadas, algumas criadas especialmente para o evento, que destaca…

LER MAIS
4 castelos perto de Paris

Alguns dos mais belos e interessantes castelos da França se encontram a menos de 1  hora de Paris. Neste post, cito os mais famosos e os mais visitados. Majestosa arquitetura e acervos prestigiados, Versalhes, Chantilly, Fontainebleau e Vaux le Vicomte têm ainda em comum,  extraordinários “jardins à francesa”, realizados pelo mesmo paisagista, Andre Le Nôtre,…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis