Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Festas e Divertimentos na Corte de Versalhes

Luίs XIV compreende desde cedo o papel polίtico e social dos divertimentos que contribuem para o esplendor da monarquia. O « Rei Sol » promove grandes festas e eventos memoráveis durante todo seu reinado, atribuindo grande importância a esses eventos considerados por ele, parte da arte de governar. O desafio dos cortesãos por outro lado, era o de viver em constante estado de representação, tendo de enfrentar no cotidiano, a concorrência e a comparação entre os membros da corte, na tentativa de se aproximar do rei e claro, de impressioná-lo.

Dentre as festas mais comuns de Versalhes, estão as famosas “Soirées d’Appartements”, instauradas por Luίs XIV. Duas vezes por semana, o rei promovia festas nos salões oficiais do Palácio de Versalhes, quando os cortesãos tinham o privilégio de se aproximar com certa familiaridade do soberano.

Era necessário investir na grandeza e no aspecto extraordinário dos eventos reais com o objetivo de surpreender, de impressionar a Corte, o reinado e a Europa. Em função de seus gostos e da evolução dos costumes, seus sucessores mantém essa tradição de fausto e de criatividade e a exemplo de Luίs XIV continuam com a tradição de organizar grandes espetáculos públicos, comédias, όperas, concertos, fogos e iluminações.

Até dia 26 de março de 2017, Versalhes apresenta a Exposição “Festas e Divertimentos na Corte”, que objetiva levar o visitante a se colocar no lugar do cortesão e  imaginar como este vivia, via, entendia ou praticava a diversidade de prazeres visuais e auditivos promovidos pela monarquia.

Gôndolas trazidas de Veneza para a corte de Versalhes

O protocolo da caça também é abordado na exposição

Opera Real de Versalhes: herança de Luis XV

Aproveito o post desta exposição sobre festividades em Versalhes para lembrar que a Ópera Real do Palácio de Versalhes, restaurada e reaberta ao público em 2009, promove durante todo o ano : όperas, concertos, recitais e balés.  Ainda é possίvel, visitar os bastidores da Ópera de Versalhes durante uma visita guiada excepcional devendo ser reservada com antencedência.

Maior sala de espetáculos da Europa, quando de sua inauguração em 1770, por ocasião do casamento do delfino, o futuro Luίs XVI e de Maria-Antonieta, a Ópera Real torna-se rapidamente teatro da vida monárquica e posteriormente da vida republicana, acolhendo ao longo dos séculos, festividades, espetáculos e debates parlamentares.

Obra do arquiteto Ange-Jacques Gabriel (1698 – 1792), primeiro arquiteto do rei (sob Luίs XV), a Ópera Real de Versalhes é de estilo arquitetural clássico, com alguns detalhes no estilo barroco.

As fotos da exposição foram cedidas pelo Château de Versailles.

Aqui no #beminparis tem vários posts sobre Versalhes e estou sempre mostrando Versalhes durante nossa visita guiada. Acho que vocês já perceberam que Versalhes é um dos meus monumentos preferidos.

E mais!

Versalhes além do Palácio e dos Jardins – Leia aqui.

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.

Uma resposta

  1. Li num livro uma história que mencionava esse Baile de máscaras à fantasia e achei que era ficção! Me surpreendi ao ver que ele realmente existe! Muito
    Legal!

Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress