Exposição Gabrielle Chanel – Manifeste de Mode no Palais Galliera em Paris


O Palais Galliera – museu de moda de Paris, reabriu em 1° de outubro de 2020, após um longo período fechado para obras.

O museu reabriu com a tão esperada exposição “GABRIELLE CHANEL – manifeste de mode », que acontecerá de 01/10/2020 a 14/03/2021. Esta é a primeira retrospectiva na França dedicada a essa couturière excepcional. Gabrielle Chanel (1883-1971) vai revolucionar o mundo da costura e imprimir no corpo de suas contemporâneas um verdadeiro manifesto de moda.

Gabrielle Chanel - manifesto de moda

preto Chanel
A exposição é dividida em duas partes, a primeira, relacionada ao seu início na costura e peças emblemáticas como a famosa marinière, blusa marinheiro em Jersey (1916). A evolução de seu estilo e seu fascínio pelo chique são evidenciados por uma série de modelos icônicos que marcaram a moda dos anos 1930.

Gabrielle Chanel estilista

O ato mais corajoso de todos ainda é pensar por conta própria. Em voz alta. Coco Chanel

Exposição Chanel Galliera

O Clássico chanel 

A segunda parte da exposição explora os códigos de vestimenta do inigualável estilo Chanel: o traje de tweed trançado, o escarpin bicolor, a bolsa matelassé 2.55, seu código de cores e a bijoux fantasia e de Alta joalheria, indispensáveis à silhueta de Chanel.

o famoso tailleur Chanel bolsa Chanel sapato bicolor Chanel

Mais de 350 peças originárias das coleções do Galliera, do Patrimônio de Chanel, dos museus nacionais – Victoria & Albert Muséum de Londres, De Young Museum de San Francisco, Museo de la Moda de Santiago du Chili, MoMu de Anvers … – e de coleções particulares estão reunidas num espaço de 1500m². Essa exposição é um convite para a descoberta em detalhes, do universo e do estilo atemporal de Chanel.

vestido vermelho Chanel

A exposição “GABRIELLE CHANEL – manifeste de mode » visa analisar sua trajetória profissional, o surgimento e a evolução de seu célebre estilo, as características de sua obra e sua contribuição para a história da moda.

A marinière Chanel

CHANEL N. 5, a história de um perfume mítico

Chanel perfume numéro 5

Criado em 1921 de uma colaboração entre Coco Chanel, criadora de moda, e Ernest beaux, perfumista francês que trabalhou para a corte da Rússia, o N. 5 é uma criação original para a época.

Aliando o universo da moda e do perfume, Coco Chanel revolucionou o mundo da perfumaria querendo criar um perfume que desse a impressão de ser elaborado sob medida para cada mulher, como um vestido sur mesure.

Um perfume com cheiro de mulher

No início do século XX, os perfumes tinham uma só dominante floral. O N. 5, foi elaborado com 80 componentes, onde finalmente, nenhuma é dominante. Coco Chanel pretendia criar um perfume de aroma inimitável, em suas palavras “um perfume com cheiro de mulher “. Seu nome se deu por ser o quinto aroma a ser produzido e por ser o número de sorte da estilista que apresentou aos seus amigos no dia 5 de maio.

O Chanel N. 5 é acima de tudo, um perfume feito para mulheres, símbolo de sensualidade, de elegância, mas também de luxo e glamour. O N. 5 é mítico, atemporal e é o perfume mais conhecido e mais vendido ao redor do mundo.

MODA DIGITALIZADA EM 2020

A exposição “GABRIELLE CHANEL – manifeste de mode » será apresentada, em princípio, até 14/03/2021. Iniciada em 2020, em plena pandemia, a exposição perdeu a visitação esperada, em especial, do público fashionista habitué de Paris durante as semanas de moda, que, em razão do covid19, foram exibidas no formato digital.

Voilà! fui conferir a exposição Chanel no dia da abertura e deixei registrado nos destaques dos Stories no perfil @beminparis no instagram. 

Imagens cedidas pelo Palais Galliera – Service Presse. 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Galerias Lafayette em Paris
Desfiles de moda na Galeries Lafayette

Vocês que seguem meu trabalho de Guia Cultural nas redes sociais, já sabem que eu adoro fazer a Guia Influencer (risos !!). tenho gostos bastante ecléticos  e através do meu trabalho tenho a possibilidade de circular entre os mais variados nichos representativos da cultura francesa, como a cultura, a gastronomia e claro ! a moda. Afinal, Paris…

LER MAIS
A exclusiva suite Coco Chanel no Ritz

Vocês que me acompanham nas redes sociais (Instagram e Snapchat #beminparis) viram que nos últimos dias tive uma agenda movimentada e très glamour, com direito a um final de semana em Courchevel, a estação de esqui mais luxuosa da França (vou postar em breve todos os detalhes da viagem). Nesse post quero falar da minha…

LER MAIS
Fashion Week Paris : programa de 2017

Desde 1973, a Fashion Week é um dos eventos mais movimentados de Paris, considerada a « capital da moda ». A semana de moda de Paris é uma das mais esperadas por todos os envolvidos no mundo fashion : estilistas, editoras de moda, modelos, jornalistas, blogueiras de moda e apaixonados por moda e tendências. Na capital francesa, de…

LER MAIS
Fatima Guerrout : mãos de fada no estilismo

Nesta categoria PERFIL do Blog, mostraremos o universo de profissionais e artistas da criação e do savoir-faire à francesa, de diferentes segmentos e brasileiros inspiradores de passagem pela capital francesa. Conheci o trabalho da  talentosa estilista Fatima Guerrout e fiquei impressionada por suas suas delicadas criações. Tenho a alegria de estrear essa categoria do Blog,…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.