Exposição de moda: collab entre Alaia e Tati


A nova exposição de moda  da Fondation Alaïa trata das famosas collabs entre grifes e marcas de fast fashion, hoje em dia, muito comuns. O estilista Azzedine Alaïa, ainda nos anos 1990, foi o primeiro nome de expressão na moda a unir o nome de sua grife a uma marca popular, mais exatamente, a uma das lojas mais populares de Paris, a Tati. Uma loja cujo principal apelo comercial eram preços baratos vendendo produtos que iam de material escolar a roupas, um grande bazar !

Exposição de moda em Paris

Alaia estilista gênio

A Tati teve seu auge nos anos 80/90 sendo referência de loja de departamentos de produtos populares a preço baixo e era reconhecida pelo logo da loja, um quadradinho com estampa xadrez vichy rosa e branco, estampado em suas sacolas.

Collab avanguardista

Para sua quarta exposição, a Association Azzedine Alaïa reuniu peças da coleção icônica desenvolvida pelo estilista Alaïa em colaboração com as lojas Tati.  A base da collab era a seguinte: Alaïa utilizaria a tão popular estampa vichy do logo da Tati em uma de suas coleções prêt-à-porter e em contrapartida, criaria para a Tati, uma bolsa, um par de espadrilhas e uma tee-shirt, que seriam vendidos a preços populares na Tati. Nascia então uma collab histórica e inovadora para a época, entre um estilista de renome e uma rede de lojas populares e pela primeira vez, Alaïa leva uma referência das ruas de Paris para os salões de sua alta costura.

Alaia colabora em coleção com a loja Tati em Paris

Exposição de moda em Paris no Marais

Conheci a Tati quando vim pela primeira vez à Paris, em 1996 e fiquei hospedada em Montparnasse. A Tati teve um de seus melhores endereços na rue de Rennes, onde hoje funciona uma loja Zara.

estampa Vichy
Estampa pied-de-coq

Estampa pied de coq

Alaïa vai explorar a estampa vichy, fortemente associada às sacolas e embalagens das lojas Tati, e também a estampa pied-de-coq, impressa nos toldos das fachadas da Tati. O resultado é uma coleção, viva e alegre, de jaquetas amplas, blusões curtos e ajustados, calças cigarette e shorts, na qual Alaïa vai dominar e unir perfeitamente as exigências dos volumes couture e adaptá-los a modelos de prêt-à-porter.

A coleção Tati foi sucesso absoluto para Alaïa e, a Tati ganhou grande visibilidade com a collab inovadora, numa época em que grandes estilistas não eram solicitados, como hoje, por marcas de fast fashion.  

Alaia adorava Naomi Campbell

Serie de desenhos de Naomi Campbell

A exposição Azzedine Alaïa : une autre pensée sur la mode (uma outra ideia da moda) vai até 5 de janeiro de 2020 (18, rue de la Verrerie, 75004 Paris).

PASSEIOS PERSONALIZADOS EM PARIS

A BEM in Paris oferece passeios personalizados em Paris, explorando o melhor da cultura francesa com passeios culturais planejados e realizados por Guias Culturais experientes e conhecedores do estilo de vida parisiense. Exposições temporárias podem ser incluídas nos roteiros. Entre em contato para passeios privativos ou passeios em pequenos grupos, pelo E-mail : contato@beminparis.com

OUTRAS EXPOSIÇÕES DE MODA

“Revolução Mondrian”, mais uma exposição de moda em Paris pode ser vista, até o dia 31 de dezembro de 2019, no museu YSL. Confira aqui. 

A Exposição “70 anos anos de Alta costura da Dior”, foi uma das exposições de moda de maior sucesso na capital da moda e recorde de público em 2017. Escrevi um post detalhado nesse link

Deixo o link para o site da maison Alaia, aqui .

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Bicentenário da morte de Napoleão

O bicentenário da morte de Napoleão Bonaparte é comemorado neste ano de 2021. Personagem complexo e controverso, cuja vida oscila entre heroísmo e tragédia, vitória e derrota, avanços modernos e medidas regressivas. Com seu afastamento do poder na França, Napoleão foi exilado pelos ingleses na ilha de Santa Helena, um dos lugares mais isolados do…

LER MAIS
afrescos de Pompeia
Exposição Pompeia no Grand Palais

Com a pandemia, as exposições de 2020 ficaram comprometidas. Felizmente, o Grand Palais pôde abrir por uns meses e nesse intervalo fui conferir a exposição Pompeia, uma das mais esperadas da temporada. Fiquei impressionada com os efeitos especiais, que davam mesmo a sensação de imersão na antiga cidade de Pompeia e de por alguns instantes,…

LER MAIS
flores dos jardins de Monet
Jardins de Monet: turismo na pandemia

O Turismo na França e no mundo foi um dos setores mais impactados pela pandemia do covid19, declarada no primeiro trimestre de 2020. Trabalhei até o dia 23 de março e me lembro que minha última visita guiada foi ao Palácio de Versalhes, contratada por uma querida cliente que já tinha feito visitas guiadas com…

LER MAIS
Emily in Paris com look xadrez e boina vermelha
Emily in Paris: fashionismo e cultura

“Emily in Paris” é certamente uma das séries mais comentadas dos últimos anos. Teve estréia em outubro de 2020 e foi uma opção de programa leve, divertido e ao mesmo tempo, uma imersão em endereços icônicos de Paris, que deu pra matar saudades de muita gente que teve o sonho de viagem para Paris, adiado,…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.