Exposição de moda: collab entre Alaia e Tati


A nova exposição de moda  da Fondation Alaïa trata das famosas collabs entre grifes e marcas de fast fashion, hoje em dia, muito comuns. O estilista Azzedine Alaïa, ainda nos anos 1990, foi o primeiro nome de expressão na moda a unir o nome de sua grife a uma marca popular, mais exatamente, a uma das lojas mais populares de Paris, a Tati. Uma loja cujo principal apelo comercial eram preços baratos vendendo produtos que iam de material escolar a roupas, um grande bazar !

Exposição de moda em Paris

Alaia estilista gênio

A Tati teve seu auge nos anos 80/90 sendo referência de loja de departamentos de produtos populares a preço baixo e era reconhecida pelo logo da loja, um quadradinho com estampa xadrez vichy rosa e branco, estampado em suas sacolas.

Collab avanguardista

Para sua quarta exposição, a Association Azzedine Alaïa reuniu peças da coleção icônica desenvolvida pelo estilista Alaïa em colaboração com as lojas Tati.  A base da collab era a seguinte: Alaïa utilizaria a tão popular estampa vichy do logo da Tati em uma de suas coleções prêt-à-porter e em contrapartida, criaria para a Tati, uma bolsa, um par de espadrilhas e uma tee-shirt, que seriam vendidos a preços populares na Tati. Nascia então uma collab histórica e inovadora para a época, entre um estilista de renome e uma rede de lojas populares e pela primeira vez, Alaïa leva uma referência das ruas de Paris para os salões de sua alta costura.

Alaia colabora em coleção com a loja Tati em Paris

Exposição de moda em Paris no Marais

Conheci a Tati quando vim pela primeira vez à Paris, em 1996 e fiquei hospedada em Montparnasse. A Tati teve um de seus melhores endereços na rue de Rennes, onde hoje funciona uma loja Zara.

estampa Vichy
Estampa pied-de-coq

Estampa pied de coq

Alaïa vai explorar a estampa vichy, fortemente associada às sacolas e embalagens das lojas Tati, e também a estampa pied-de-coq, impressa nos toldos das fachadas da Tati. O resultado é uma coleção, viva e alegre, de jaquetas amplas, blusões curtos e ajustados, calças cigarette e shorts, na qual Alaïa vai dominar e unir perfeitamente as exigências dos volumes couture e adaptá-los a modelos de prêt-à-porter.

A coleção Tati foi sucesso absoluto para Alaïa e, a Tati ganhou grande visibilidade com a collab inovadora, numa época em que grandes estilistas não eram solicitados, como hoje, por marcas de fast fashion.  

Alaia adorava Naomi Campbell

Serie de desenhos de Naomi Campbell

A exposição Azzedine Alaïa : une autre pensée sur la mode (uma outra ideia da moda) vai até 5 de janeiro de 2020 (18, rue de la Verrerie, 75004 Paris).

PASSEIOS PERSONALIZADOS EM PARIS

A BEM in Paris oferece passeios personalizados em Paris, explorando o melhor da cultura francesa com passeios culturais planejados e realizados por Guias Culturais experientes e conhecedores do estilo de vida parisiense. Exposições temporárias podem ser incluídas nos roteiros. Entre em contato para passeios privativos ou passeios em pequenos grupos, pelo E-mail : contato@beminparis.com

OUTRAS EXPOSIÇÕES DE MODA

“Revolução Mondrian”, mais uma exposição de moda em Paris pode ser vista, até o dia 31 de dezembro de 2019, no museu YSL. Confira aqui. 

A Exposição “70 anos anos de Alta costura da Dior”, foi uma das exposições de moda de maior sucesso na capital da moda e recorde de público em 2017. Escrevi um post detalhado nesse link

Deixo o link para o site da maison Alaia, aqui .

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Eugène Delacroix
Na intimidade de Delacroix

No passeio guiado pelo bairro histórico de Saint-Germain des Prés, sempre que possível, entramos pelo menos no pátio de museu Delacroix, onde viveu o artista, um dos maiores nomes do Romantismo na França. O museu Delacroix fica no primeiro andar de um pequeno prédio do n° 6, rue de Furstenberg, local onde Delacroix morou e…

LER MAIS
Impressionismo e a moda no Orsay
A origem da Alta Costura em Paris

A origem da Alta Costura « Haute Couture » é atribuída ao inglês Charles Frédérick WORTH, que abre em 1858, no n° 7, rue de la Paix, a primeira verdadeira Maison de Couture. Antes disso, Rose Bertin, « Ministra da Moda » de Maria-Antonieta, tinha iniciado esse caminho, tendo sido a primeira modista a liberar…

LER MAIS
Balenciaga e Alaia lado a lado em Paris
A moda de Balenciaga e Azzedine Alaïa celebrada em Paris

A moda de Balenciaga e Azzedine Alaïa é celebrada em exposição inédita em Paris nesse primeiro semestre de 2020. O costureiro espanhol Cristóbal Balenciaga, nasceu na Espanha em 1895. Em 1919 abriu a sua primeira casa de costura em San Sebastian (Espanha) e devido a Guerra Civil Espanhola mudou-se para Paris, onde abriu sua maison em 1937. Balenciaga foi considerado o…

LER MAIS
exposicao-Louboutin
Exposição em Paris celebra Christian Louboutin

Uma exposição excepcional em Paris celebra Louboutin! 55 anos, 28 anos de criações marcantes em seu próprio nome, o designer de sapatos Christian Louboutin é famoso em todo o mundo por seus desejados sapatos de solado vermelho. Expressão de uma época, de uma cultura, de uma identidade, a moda tem ganhado cada vez mais espaço…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.