Exposição de moda : Anatomia de uma coleção


A história do vestuário contada através de peças tão impressionantes quanto as pessoas as vestiram …

Anatomie_Galliera-8859

Quem veste o quê ? Tal é a pergunta suscitada pelo Palais Galliera através da exposição Anatomia de uma coleção. De trajes da corte, entre anônimos e celebridades, a exposição reune centenas de peças e acessórios dos arquivos do Galliera para revisitar a moda do século XVIII até hoje.

Um corset de Maria Antonieta,  a blusa de uma enfermeira da Primeira Guerra Mundial, um colete de Napoleão Bonaparte e um vestido de sua esposa, a imperatriz Josefina. Um vestido de George Sand, um colete de Sarah  Bernhardt. Chegando aos tempos atuais, um tailleur de Audrey Hepburn, um casaco de Elsa Schiaparelli e até um pijama de Tilda Swinton. A mostra apresenta uma centena de peças que, com ou sem pedigree, contam histórias. Como explica a curadoria do museu, “roupas encarnadas que refletem a constituição das coleções e, ao mesmo tempo, a complexidade de atribuições exigidas por cada uma delas”.

O conjunto exposto não se concentra apenas em peças emblemáticas ou usadas por famosos, mas também naquelas que “às vezes tem apenas um valor sentimental”, acrescenta Alexandra Bosc, uma das conservadoras do Palácio Galliera.

Além de retraçar a história da moda, a mostra destaca o quanto a roupa era marcada pela pessoa que a usava e não pelo designer como acontece hoje, e esta evolução pode ser claramente percebida ao longo do circuito da visita.

ANATOMIE_EPPM_8840

Anatomie_Galliera-8877

Anatomie_Galliera-9061

ANATOMIE_EPPM_8983

Anatomie_Galliera-9034

Anatomie_Galliera-9077

 

Imagens da Exposição L’anatomie d’une collection cedidas pelo Service Presse do Palais Galliera

 

Por dentro do Museu da Moda de Paris, o Palais Galliera

A dois passos das mais prestigiadas vitrines da alta costura, um palácio de inspiração Renascença construído no século XIX abriga o museu Galliera, museu da moda de Paris.  O Palais Galliera fica perto do Trocadéro, na frente do Museu de Arte Moderna e do Palais de Tokyo.

musee-de-la-mode

O museu promove mostras excepcionais reunindo grandes nomes do estilismo e figuras da moda e realiza exposições temáticas abordando décadas,  influências, evolução do vestuário. As exposições acontecem duas vezes por ano, quando o Galliera apresenta uma parte de suas inestimáveis e frágeis coleções que testemunham da genialidade criativa da moda do século XVIII aos dias de hoje.

Pela fragilidade de seus arquivos compostos de roupas masculinas e femininas  e de acessórios como bolsas, sapatos, rendas, leques, xáles, sombrinhas, o Museu Galliera é aberto ao público unicamente durante as exposições temporárias. Esta é mais uma oportunidade para conhecer esse museu que é uma joia da arquitetura e  aproveitar cada detalhe histórico e visual dessa exposição extraordinária. À voir, absolument ! #imperdível

Até 23 de outubro de  2016

Exposição  L’Anatomie d’une collection

 Palais Galliera – museu da moda de Paris  10 av. Pierre 1er de Serbie – 75016

Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h  Noturno às 5as até às 21h – Fechado às 2as e feriados.

Attention ! Horários praticados quando da abertura do museu para exposições temporárias.

Acesso : Metrô : Alma-Marceau ou Iéna (linha 9), Boissière (linha 6)

http://www.palaisgalliera.paris.fr/

 

E mais!

Rue du Cherche-Midi: uma rua, meus endereços – Leia aqui

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

FASHION FORWARD, 3 séculos de moda (1715-2016)

  O Museu das Artes Decorativas, comemora os 30 anos do Museu das Artes e da Moda, com uma retrospectiva sobre a evolução da silhueta ao longo de três séculos. Desde 1986, o Arts Décoratifs vem aumentando seu acervo com criações de Karl Lagerfeld, Nicolas Ghesquière ou ainda de John Galliano. Em colaboração com a empresa…

LER MAIS
A Paris de Reinaldo Lourenço na Z Magazine

  Caros leitores e seguidores da @beminparis nas mídias sociais, Tenho o grande prazer de fazer parte do time de colunistas da Revista Z Magazine, de Campinas. (sim, Guia de turismo na França, blogueira, Snapchateira e ainda colunista 🙂 J’adoore cette vie! Sofisticada e elegante, a Z Magazine é campineira de nascimento, cosmopolita por vocação,…

LER MAIS
Onde comer a melhor baguete de Paris

A melhor baguete de Paris acaba de ser eleita pelo jury do Grand Prix de la Baguette de la Ville de Paris, promovido a cada ano, no mês de março, pela Prefeitura de Paris, em parceria com a Câmara Profissional de padeiros e confeiteiros. Centenas de padeiros competem pelo reconhecimento na produção de um dos…

LER MAIS
Inspiração medieval : exposição excepcional de vestidos reais

A Basílica de Saint Denis é considerada o primeiro monumento no estilo gótico, na região Ile-de-France.  Conhecida por abrigar mais de 70 estátuas fenerárias e túmulos reais, está situada a 5 km do centro de Paris. Na minha recente visita à Basilica de Saint Denis, tive a feliz surpresa de descobrir uma exposição excepcional realizada…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.