Escultura no Louvre : os famosos Cavalos de Marly


Dois pátios de esculturas excepcionais no Museu do Louvre

 

O Louvre teve sua construção realizada ao longo de 800 anos. A última intervenção relevante foi o projeto « Grand Louvre » durante a gestão do então presidente da França François-Mitterrand, marcada pela instalação da Pirâmide de Pei, que na realidade são 5 ! Falo da contestada Pirâmide do Louvre neste post.

Além da instalação das pirâmides o arquiteto Ieoh Ming Pei, com a participação do arquiteto Michel Macary  interferiu na reabilitação de dois pátios  internos do museu, aumentando o espaço de exposição das obras. Assim foram criados os pátios de esculturas, Cour Marly e Cour Pujet (cour ‘pátio’), inaugurados em 1993, na Ala Richelieu.

Cour Marly

A maior parte das esculturas da Cour Marly, expostas em três nίveis, foram encomendadas por Luίs XIV no final de seu reinado para ornamentação de sua antiga residência real de Marly, perto de Versalhes. O destaque desse pátio de esculturas fica para os famosos « Cavalos de Marly », executados em 1743, por Guillaume Coustou sob Luίs XV.

Considerados uma obra-prima da escultura nacional, os « Cavalos de Marly » foram deslocados  para Paris, em 1794 e instalados na Praça da Concόrdia (antiga Praça da Revolução), na entrada da Champs-Elysées. Mais tarde, foram substituίdas por cόpias e os originais em mármore de Carrara podem ser vistos no Louvre.

 

Cour Pujet

A Cour Pujet exibe esculturas realizadas no final do século XVII até meados do século XIX.

A particularidade desse pátio de esculturas é que nele são conservados originais de conjuntos esculturais ou maquetes de esculturas encomendadas para ornamentar praças de Paris, parques de residências reais (Versalhes, Tuileries) ou ainda residências aristocratas.

O nome desse pátio « Cour Pujet » é uma homenagem a um dos maiores nomes da escultura clássica francesa, Pierre Pujet (1620-1694), escultor, desenhista, pintor e arquiteto, Pujet foi celebrado por diversos autores como o « Michelâgelo da França ».

 

Além do circuito clássico de visita do Louvre por salas onde estão expostas obras-primas da pintura italiana e francesa, a escultura greco-romana e neo-clássica italiana, recomendo muitίssimo a visita da Cour Marly e da Cour Pujet.  A visita dessas excepcionais esculturas nesses pátios nos transporta para outra atmosfera do Louvre onde temos a sensação de estar passeando por praças e parques franceses.

Localização da Cour Marly e da Cour Pujet  no Museu do Louvre – Ala Richelieu.

Fiquem à vontade para comentar aqui a experiência de vocês no Louvre e se já visitaram a Cour Marly e a Cour Pujet.

 

E mais!

A Pirâmide do Louvre: ousadia contestada – Leia aqui

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Exposiçao pintura pastel no Louvre
Louvre: a arte da pintura em pastel

O museu do Louvre reune pela primeira vez,  uma das mais excepcionais coleções de pastéis européus dos séculos XVII e XVIII. A coleção apresenta 120 pastéis, dentre eles, algumas obras-primas, como o Retrato da marquesa de Pompadour, pelo artista Maurice Quentin de La Tour.  A técnica da pintura em pastel, é utilizada desde o final…

LER MAIS
Galeria de Apolo: obra-prima do Louvre

Quando da visita guiada no Louvre, o visitante geralmente se focaliza nas obras e muitas vezes deixa de perceber o Louvre enquanto antigo palácio real. Como Guia Conferencista somos formados para de certa forma, abrir os olhos do visitante e além de apresentar obras-primas, levar o visitante a observar o Louvre sob um ângulo diferenciado,…

LER MAIS
Século de ouro da pintura holandesa : Vermeer no Louvre

O Louvre apresenta uma exposição excepcional e reune pela primeira vez em Paris, desde 1966, doze quadros de Johannes Vermeer, ou seja um terço da obra do mestre de Delft. No total, 70 telas de grandes artistas holandeses do século de ouro, entre eles, Rembrandt, Jan Steen, Jan Lievens, Frans van Mieris, Gerard Dou, Pieter…

LER MAIS
Le Grand Musée du Parfum : novo museu do perfume em Paris

Qual o primeiro perfume da histόria ? Como os grandes perfumistas criam os perfumes ? Qual a relação entre o cheiro e as emoções ? Como funcionam o cheiro e a memόria olfativa ? Quais são as matérias primas utilizadas nas fragrâncias hoje em dia ? Inaugurado em dezembro de 2016, o Grand Musée du Parfum, entre emoção, sensorialidade e…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.