Epidemias retratadas na pintura


As epidemias podem se tornar pandemias tomando uma dimensão mundial, como a pandemia causada pelo #coronavirus Desde a antiguidade, a peste, o cólera, a gripe espanhola e muitas outras doenças devastadoras assolam a humanidade.

Milhares de vítimas perderam a vida desde a primeira epidemia na Grécia antiga, conhecida como a “peste de Atenas”, de 430 à 426 a.C. Segundo os historiadores, a Grécia perdeu um terço de sua população na época.

Muitos artistas imortalizaram esses eventos trágicos da história da humanidade em obras excepcionais.

Apresento abaixo, duas obras sobre o tema “epidemia”, presentes nas coleções do museu do Louvre.

Bonaparte visitando as vítimas da peste de Jafa (1799) é o título da obra de Antoine-Jean Gros, datada de 1804, e encomendada por Napoleão Bonaparte para representar um episódio da campanha do Egito. O quadro representa Napoleão durante uma cena tocante que ocorreu em Jafa, em 1799, durante a qual o general tentou elevar o moral de suas tropas, aproximando-se e tocando a ferida de um soldado.

A peste na pintura Louvre

A obra visava enaltecer a coragem de Napoleão que, para tranquilizar suas tropas diante de tantas mortes, correu o risco de contágio.

Santa Francisca Romana anunciando à Roma, o fim da epidemia de peste.Fim da peste em Roma, Louvre

Obra realizada por Nicolas Poussin, em 1656. A obra é um ex-voto, celebrando o fim relativamente rápido da epidemia de peste que se espalhou de Nápoles à Roma, de abril a maio de 1656.  A pintura representa as forças espirituais que ajudaram a obter do Céu, o fim da praga. A “Santa de Roma”, Francisca Romana (canonizado desde 1608), aparece em uma nuvem, segurando flechas quebradas simbolizando que a peste tinha sido vencida.

CURSOS ON-LINE DIRETO DE PARIS 

A @beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama história da arte e cultura francesa, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.

Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.

Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, sem sair de casa. Clique aqui.

 

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins
This endpoint has been retired

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.