Elisabeth Vigée Le Brun, a pintora oficial de Maria Antonieta


De todas as mulheres artistas que se destacaram na França do século XVIII, somente Elisabeth Vigée Le Brun é ainda hoje, um pouco conhecida do grande público. Não somente seu nome é associado aos retratos de Maria Antonieta, mas a artista é também lembrada por sua beleza e o refinamento de sua arte.

Vigée le Brun

Elisabeth Vigée Le Brun – Autorretrato

Nascida em Paris, em 1755, Vigée le Brun morre em 1842. Ela conheceu os fastos da vida do Antigo Regime, as horas sombrias da Revolução Francesa, a ascenção de uma nova sociedade sob o Império de Bonaparte e o desenvolvimento de novos códigos artísticos. Vivendo entre duas épocas, ela personifica o retrato francês, cuja arte soube difundir durante suas viagens pela Europa.

Elisabeth Vigée Le Brun foi uma das raras mulheres retratistas oficiais da Corte.

Maria Antonieta oficial

Retrato oficial de Maria Antonieta – 1783

Em 1783, graças ao apoio da rainha Maria Antonieta, Vigée le Brun é aceita na prestigiosa Academia real de pintura e de escultura, tornando-se, mais tarde, em 1778, a pintora oficial da soberana. De retrato em retrato, ela renova a imagem da rainha, representando-a não unicamente como soberana, mas como mãe e mulher.

A arte de Vigée Le Brun acompanhou a evolução da sociedade francesa e traduz com perfeição a elegância à francesa e as variações da moda.

Vigée le Brun madame

expo Vigée Le Brun 1

Vigée le Brun madame 1

A exposição organizada pelo Grand Palais reune pinturas, pastéis e desenhos, que permitem a redescoberta de sua arte em toda sua dimensão. Consciente de seu talento, a artista que tão bem retratou a aristocracia, com ares solenes, sensuais ou de inocência. buscou se impor no meio eminentemente masculino, onde as mulheres tinham muita dificuldade de serem reconhecidas.

Elisabeth Louise Vigée Le Brun –  Até 11 de janeiro de 2016, no Grand Palais –  3 Avenue du Général Eisenhower, 75008 Paris.

PASSEIOS GUIADOS E VISITAS CULTURAIS

A BEM in Paris tem se posicionado desde 2012, como fornecedora de visitas culturais em Paris, arredores de Paris e viagens pela França. Planejados e realizados por Guias Conferencistas formados na França, nossos passeios têm como foco a cultura, atendendo as mais altas exigências na abordagem da história e do vasto patrimônio da França – seus museus, monumentos e castelos. Nosso e-mail: contato@beminparis.com 

E mais!

A arte de fotografar, por Karl Lagerfeld – Leia aqui

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Eugène Delacroix
Na intimidade de Delacroix

No passeio guiado pelo bairro histórico de Saint-Germain des Prés, sempre que possível, entramos pelo menos no pátio de museu Delacroix, onde viveu o artista, um dos maiores nomes do Romantismo na França. O museu Delacroix fica no primeiro andar de um pequeno prédio do n° 6, rue de Furstenberg, local onde Delacroix morou e…

LER MAIS
raspadores de assoalho pintura
3 pinturas para celebrar o Dia do Trabalhador

ORIGEM DO DIA DO TRABALHADOR  A comemoração do Primeiro de Maio como Dia do Trabalhador remonta aos movimentos trabalhistas ocorridos na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XIX, como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução industrial. Na época, a jornada de trabalho era superior a 12 horas por dia, sem…

LER MAIS
exposicao-Louboutin
Exposição em Paris celebra Christian Louboutin

Uma exposição excepcional em Paris celebra Louboutin! 55 anos, 28 anos de criações marcantes em seu próprio nome, o designer de sapatos Christian Louboutin é famoso em todo o mundo por seus desejados sapatos de solado vermelho. Expressão de uma época, de uma cultura, de uma identidade, a moda tem ganhado cada vez mais espaço…

LER MAIS
Impressionismo e a moda
10 exposições imperdíveis em Paris

10 exposições imperdíveis em Paris haja critério para selecioná-las, pois a vontade é de listar todas, mas a lista é numerosa. Paris tem uma oferta cultural vasta e além da visita das coleções permanentes, seus principais museus organizam exposições temporárias com temas específicos. Como Guia Cultural em Paris, estou sempre visitando essas exposições para complementar…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.