Daniel Buren colore a Fondation Louis Vuitton


Daniel Buren : cores, transparência e luz na Fondation Louis Vuitton

Dando continuidade ao seu trabalho de promoção da criação contemporânea e de busca de encontros inéditos relacionados a sua arquitetura, a Fondation Louis Vuitton apresenta desde 11 de maio de 2016, a instalação temporária de Daniel Buren, intitulada : « L’Observatoire de la Lumière ».

Buren-LV

 

Buren

Daniel Buren , 25 março 2016 © Fondation Louis Vuitton / Martin Argyroglo © DB-ADAGP, Paris 2016

 

A  Fundação Louis Vuitton, que tem forma de barco a velas, com a instalação de Buren, tem suas doze velas, constituídas de 3600 telas de vidro, recobertas de telas coloridas, intercaladas de espaços brancos e vazios. As treze cores utilizadas mudam de intensidade de acordo com as horas do dia e o nível de luminosidade de cada estação. Através de um jogo de cores, de projeções, reflexos, transparências e contrastes, Daniel Buren nos leva a ter um novo olhar da excepcional arquitetura de Frank Gehry.

Buren-LV-1

Buren-LV-frente

O artista francês Daniel Buren desenvolve desde os anos 1960, uma obra radical, caracterizada pela utilização de ferramentas visuais interconectando-as com o espaço em seu contexto. Suas obras são criadas em função das particularidades do local que as acolhe e são realizadas in situ, em espaços públicos, a exemplo de sua instalação no Palais Royal (As Colunas de Buren) bem como em museus e galerias de arte.

 

Observatoire de la Lumière por Daniel Buren
Fondation Louis Vuitton – 8, Avenue du Mahatma Gandhi – 75016 – Paris

 

Aproveitei a visita a Fondation Louis Vuitton para uma pausa gourmet na companhia da minha filhota Valentine.

Buren-LV-restaurante-café

Além de funcionar à tarde, como salão de chá e bar, o restaurante Le Frank abre para almoço e em alguns dias da semana, para jantar, com reserva.

Buren-LV-restaurante-carpas

Carpas destacadas por Frank Ghery na decoração do restaurante Le Frank

 

 

Mostrei essa instalação de Daniel Buren em detalhes no Snapchat #beminparis que está sempre cheio de novidades.

Conheça melhor a Fondation Louis Vuitton, clicando aqui.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Lustre Gabriel : um lustre contemporaneo para Versalhes

Construίdo no século XVII, o Palácio de Versalhes é um modelo da arquitetura barroca, com salões grandiosos e  magnίficos jardins. Quando da visita guiada por um Guia Conferencista, o visitante tem a vantagem de entrar pelo antigo acesso do rei, a escada Gabriel, que dá acesso ao Grande Apartamento do Rei (conjunto de sete majestosos salões…

LER MAIS
Nuit Blanche : noite cultural em Paris

A « Nuit Blanche », que literalmente significa « noite em claro » acontece uma vez por ano, no primeiro sábado do mês de outubro. Durante toda a noite, museus, monumentos e locais emblemáticos da capital francesa são abertos gratuitamente ao público, noite afora, exibindo instalações artísticas, concertos e animações inusitadas, algumas criadas especialmente para o evento, que destaca…

LER MAIS
Olafur Eliasson expõe em Versalhes

Desde 2008, o Palácio de Versalhes organiza a cada ano, uma exposição contemporânea de um artista renomado,  francês ou estrangeiro. Jeff Koons em 2008, Xavier Veilhan em 2009, Takashi Murakami em 2010, Bernar Venet em 2011, Joana Vasconcelos em 2012, Giuseppe Penone em 2013, Lee Ufan em 2014 e em 2015, Versalhes recebeu a controversa…

LER MAIS
Fundação Louis Vuitton : audácia arquitetural

  O lugar de todos os superlativos da criação contemporânea. A inauguração da Fundação Louis Vuitton em Paris,  marca certamente, um dos maiores eventos culturais dos últimos anos. O visionário arquiteto Franck Gehry, criou uma nave surrealista de 8 637m²,  surgindo no coração do Bois de Boulogne. Constituído de doze placas de vidro sobrepostas por estruturas…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.