Champeaux, o novo restaurante de Alain Ducasse


Champeaux

 

O multi-estrelado chef Alain Ducasse, acaba de abrir mais um restaurante sob sua batuta. O conceito é o de uma « brasserie contemporânea », espaçosa, iluminada, de decoração tradicional e sóbria.

No cardápio do Champeaux, pratos tradicionais da culinária francesa, revisitados e, várias fornadas de soufflés, doces e salgados. Para o jantar, o último pedido pode ser feito até às 23h. Depois das 23h, somente o bar fica aberto para coquetéis, até a meia-noite (de domingo a quarta-feira) e até 1 da manhã (de quinta-feira a sabado).

 

Champeaux-soufflé

Soufflé au frommage. Délicieux !!

Champeaux-sala

 

Ainda seguindo o estilo das brasseries de estação de trem, o restaurante conta com um painel onde os horários das fornadas de soufflés são informados  (como aqueles painéis onde os horários dos trens são informados nas estações).

Adorei ! dá realmente a impressão de que estamos ali de passagem. Em um restaurante Ducasse, bien sûr ! mas, sem protocolo.

 

Champeaux-painel

Champeaux-bar

 

A escolha do nome : Champeaux

Champeaux : nome próprio, restaurante fundado em 1800, na Place de la Bourse, em Paris, que servia de ponto de encontro de financistas e jornalistas. Lugar imortalizado em obras de Balzac.

Nome do  antigo bairro judeu de « Les Champeaux » que deu origem ao « Halles de Paris », em 1137 (Les Champeaux – pequenos campos), foi o teatro de um mercado a céu aberto.

 

Champeaux-nome

 

A escolha do lugar : La Canopée

O Champeaux funciona durante todo o dia, como uma « brasserie » de estação de trem e está localizado em Chatêlet-Les Halles, polo ferroviário onde inúmeras linhas do metrô e de trem suburbanos se cruzam, frequentado por cerca de 800.000 pessoas diariamente.

O restaurante está localizado na « Canopée » nome dado a nova estrutura que cobre o Forum des Halles, centro comercial histórico do coração de Paris.  Projeto concluído depois de 5 anos de obras, « La Canopée » é uma gigantesca carapaça translúcida realizada com 18.000 telhas de vidro, medindo 140 metros de comprimento e 80 metros de largura A Canopée faz parte do projeto de revitalização do Les Halles,  que  ficou conhecido como « o ventre de Paris »,  na obra de Balzac, por ter abrigado um dos primeiros mercados de produtos frescos de Paris.

 

Champeaux-Canopée

O centro comercial Forum Les Halles e uma das diversas saídas da Estação Chatêlet – Les Halles

 

Champeaux-detalhe-Canopée

Detalhe da “Canopée”

 

Vale a pena pela cozinha Alain Ducasse com atmosfera de “brasserie” de estação de trem e pela descoberta desse projeto arquitetônico excepcional assinado pelo arquiteto francês Patrick Berger.

É aconselhável reservar para almoço ou jantar. Durante à tarde, à  partir das 14h, é maior a possibilidade de se conseguir uma mesa sem reserva. De todo modo, não querendo perder a oportunidade, melhor reservar !

Champeaux – Aberto todos os dias à partir das 8 horas da manhã.

La Canopée, Paris – 75001

Telefone : 01 53 45 84 50

Metrô – Estação : Chatêlet-Les Halles

Attention ! Esta estação é imensa. Indo de metrô pegue a saída : sortie :  Porte Berger

 

E mais!

Ore, o restaurante de Alain Ducasse em Versalhes – Leia aqui

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Spoon: restaurante de cozinha exótica com assinatura Ducasse

De tanto frequentar e mostrar nas redes sociais, os restaurantes Alain Ducasse, muitas pessoas me perguntam se eu trabalho para Ducasse. Não é o caso, sou uma entre milhares de admiradores mundo afora, da capacidade de criação e de trabalho desse verdadeiro Midas da gastronomia. Recentemente, tive o prazer de ser convidada para conhecer em…

LER MAIS
Reveillon em Paris : 5 restaurantes da nossa lista

O perίodo das Festas de Fim de Ano em Paris é um perίodo especial, quando a cidade é enfeitada com muito bom gosto deixando parisienses e turistas encantados com as criativas decorações que transformam suas ruas e lojas. A tão esperada noite de São Silvestre é comemorada em alto estilo em animadas festas nos famosos…

LER MAIS
Os Globos de Luis XIV : objetos de arte e de ciências

Os Globos de Coronelli, também chamados Globos de Marly são dois globos (terrestre e celeste) de grande dimensão (4 m de diâmetro) realizados por Vincenzo Coronelli e oferecidos a Luίs XIV, grande protetor das artes e da navegação no século XVII. Os Globos de Luίs XIV foram encomendados para apresentar os conhecimentos cientίficos da época,…

LER MAIS
4 exposições no Artes Decorativas : design e moda

No Museu das Artes Decorativas, moda, publicidade e artes decorativas estão reunidos em mais de 10 000m². As coleções ilustram a histόria do gosto, do talento, da ingeniosidade e da arte de viver da Idade Média aos dias de hoje. Fui conferir as 4 exposições temporárias do Artes Decorativas com temas relacionados ao design e a…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.