Chambord, o maior castelo do Vale do Loire


Arquitetura de tradição francesa e influência italiana

O Castelo de Chambord traduz a perfeita transição da Idade Média para a Renascença e é, certamente, o mais impressionante castelo do Vale do Loire, por suas excepcionais dimensões.

chambord-castelo

Francisco I ordena a construção de Chambord em 1519, último grande rei francês do perίodo medieval, ainda muito influenciado pela tradição da cavalaria, mas também o primeiro grande rei francês da era moderna. Com a construção de Chambord,  Francisco I mostra a Europa, toda a abrangência de sua majestade e poder, anunciando as premissas do absolutismo de Luίs XIV. O Louvre foi sua residência real – Chambord – sua construção de prestίgio.

Curiosamente, durante cinco séculos, Chambord foi ocupado apenas vinte anos pela corte. Francisco I, em trinta e dois anos de reinado permaneceu em Chambord somente 72 dias para coordenar o lançamento do grande canteiro de obras. Com sua morte, em 1547, Henrique II, seu filho, e mais tarde, Luίs XIV, darão a Chambord a forma definitiva que o castelo tem hoje. Chambord será uma das primeiras construções prestigiosas na França, como Versalhes e o Arco do Triunfo.

A corte de Luίs XIV frequentou Chambord regularmente e foi no castelo de Chambord, que o  « Rei Sol » assistiu às primeiras representações de Molière.

Chambord também foi residência temporária de Stanislas Leszczynski, Rei deposto da Polônia e sogro de Luís XV e o Marechal Maurice de Saxe, que defendeu Luís XV e instalou em Chambord o seu regimento.

Pilhado, porém poupado das destruições do perίodo da Revolução Francesa, o castelo de Chambord passou pelo comando de diferentes proprietários apόs o Primeiro Império de Napoleão, até ser resgatado pelo Estado, em 1930.

Reconhecido como Patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, em 1981, o Domίnio de Chambord constitui um « exemplo de conjunto arquitetural e de paisagem ilustrando perίodos significativos da histόria humana’ e recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano.

chambord7

chambord4

chambord

A famosa escada de dupla-hélice  

Idealizado como um retiro de caça, Chambord atinge dimensões colossais : 156 metros de comprimento, 56 metros de altura, 77 escadas, 282 chaminés e 426 cômodos, tornando-se o maior castelo da região do Vale do Loire.

Um dos pontos altos da arquitetura de Chambord é a espectacular escadaria aberta em dupla-hélice que é a base central da construção. As duas hélices dão acesso aos três pisos sem nunca se encontrarem, iluminadas de cima por uma espécie de farol. Essa escada encanta adultos e crianças, pois nela, duas pessoas podem subir ou descer ao mesmo tempo sem se encontrar.  Esse projeto inovador na França e de tamanha engenhosidade  foi atribuίdo a Leonardo da Vinci,  contratado como engenheiro da corte de Francisco I.

chambord2

chambord1

O maciço castelo é composto por uma fortaleza central (torreão, em francês « donjon ») com quatro imensos torres baluartes nos cantos. A fortaleza também forma parte da fachada, a qual tem uma largura composta ainda por duas torres mais largas.

O castelo é constituίdo por 128 m de fachadas, mais de 800 colunas esculpidas e um telhado ricamente decorado, onde podemos passar horas admirando a riqueza e a beleza dos detalhes de tão impressionante arquitetura.

Dos terraços do castelo têm-se uma vista espetacular dos telhados, onde se pode observar a interessante simbiose entre o gόtico flamejante e a renascença italiana revisitada pelos artesões franceses e um perspectiva deslumbrante da propriedade de Chambord. Vista ideal para belas fotos.

chambord5

chambord3

chambord6

chambord8

O maior parque natural fechado da Europa

Com um muro 32 km de comprimento por toda a sua volta, aberto por 6 portas, a propriedade representa, com os seus 5 440 hectares,  a superfίcie de Paris intra-muros. Ele constitui atualmente o maior parque florestal fechado da Europa. Reserva nacional de caça, Chambord alberga toda uma fauna de numerosos animais em total liberdade. Em 800 hectares acessίveis ao público ao longo dos caminhos sinalizados, é possίvel ao visitante ter a oportunidade de avistar cervos e javalis.

chambordparque

chambordparque1

chambordparque2
Obra de arte da arquitetura do século XVII

Os cômodos remobiliados permitem ao visitante descobrir os diferentes estados de habitação do castelo, do século XVI ao século XIX, através da decoração de interiores representativa das respectivas épocas.

Desde sua criação, Chambord não foi construίdo para ser habitado de forma permanente. A corte era itinerante e mudava de residência segundo as estações do ano. Com isso, Chambord não é totalmente mobiliado e o mesmo princίpio foi mantido quando de sua reabilitação, o que dá ao visitante a impressão de « vazio ». De todo modo o que chama mesmo a atenção e impressiona é a arquitetura de Chambord, que em si, é uma verdadeira obra de arte.

chambordmobiliario1

chambordmobiliario

chambordmobiliario2

chambordmobiliario3

Trajeto :

De Paris para o Vale do Loire o trajeto de carro é de aproximadamente 2h30. O ideal para passeio de 1 dia saindo de Paris,  é visitar 2 castelos e ter tempo para passear por um vilarejo da região.

Funcionamento :

O castelo de Chambord é aberto durante todo o ano,  das 9h00 às 17h00, exceto em 1° de janeiro, na última segunda-feira de janeiro, dias 2 de setembro e 25 de dezembro.

A BEM in Paris organiza passeios sob medida para o Vale do Loire, incluindo a descoberta de castelos, da culinária e vinhos da região. Detalhes aqui.

 

chambord-interior

 

E mais!

4 castelos perto de Paris – Leia aqui

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Vale do Loire hospedagem no castelo de Pray perto de Amboise
Amboise: hospedagem em castelo no Vale do Loire

O Vale do Loire é uma das mais encantadoras regiões da França, pela beleza de suas paisagens, seus vinhos e especialidades culinárias e, em especial, por seus majestosos castelos, algumas das primeiras edificações da França adaptadas ao estilo do renascimento italiano. Pela proximidade da capital francesa (2h15 de carro) o Vale do Loire é um…

LER MAIS
Honfleur e Deauville : destinos de charme na Normandia

Com a chegada da primavera e o verão à vista,  todos querem saber quais destinos visitar além de Paris. É o efeito sol ! A Normandia é uma das regiões mais prόximas de Paris e tem como porta de entrada Giverny, vilarejo que tem como principal atração, a Casa e os Jardins de Monet. Além de…

LER MAIS
Castelo de Fontainebleau : residência favorita de Napoleão

O Castelo de Fontainebleau é um dos castelos da região Ile de France,  ao norte de Paris. Esse castelo chamado «  residência dos séculos » por ter acolhido reis e rainhas, imperadores e imperatrizes, foi uma das residências imperiais preferidas de Napoleão I, que nele residiu em diferentes períodos com suas esposas, Josefina de Beauharnais e…

LER MAIS
Patrimônio, paisagens e sabores no coração do Vale do Loire

A história dos reis da França confunde-se com a história do Vale do Loire. Região natural, inscrita na lista do patrimônio mundial da UNESCO, o Vale do Loire acolhe a maioria dos castelos franceses. Por que existem tantos castelos ao longo do Vale do Loire ? Inúmeras razões permitem explicar o porquê de o Vale…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis