Centro Pompidou : museu de arte moderna e contemporânea


Paris é um dos maiores polos culturais do mundo e entre seus principais museus está o Centro Pompidou, centro nacional de arte e cultura, referência na cena artίstica internacional.

Para o entendimento da histόria da arte em Paris, recomendo começar pela visita do Louvre, seguida da visita do museu d’Orsay e na sequência, a visita do Centro Pompidou. No Louvre estão obras da Antiguidade e obras Acadêmicas, no Orsay, o impressionismo e pόs-impressionismo e no Pompidou, arte moderna e contemporânea. Com a visita desses três principais museus de Paris, têm-se uma vasta visão da origem da histόria da arte e um panorama de sua evolução. Nas coleções permanentes do Pompidou : Vassily Kandinsky, Henri Matisse, André Derain, Georges Braque, Raoul Dufy, Pablo Picasso e tantos outros artistas célebres representados. O Pompidou propõe ainda, atividades pedagόgicas, concertos, colόquios, espetáculos, inteiramente dedicados à difusão da cultura dos séculos 20 e 21.

A origem do Centro Pompidou

O Centro Pompidou surgiu da iniciativa do Presidente Georges Pompidou de instalar um centro nacional de Arte e de Cultura pluridisciplinar no coração de Paris, nos anos 1960. O contestado projeto arquitetônico é do arquiteto italiano Renzo Piano e do britânico, Richard Rogers, um prédio às avessas, com tubulações coloridas aparentes que ainda hoje diverge opiniões de franceses e estrangeiros, por destoar da arquitetura antiga dos prédios do entorno.

Centro Pompidou Paris

O museu de Arte moderna

O museu possui a maior coleção de arte moderna e contemporânea da Europa, com um acervo de mais de 100 000 obras e funciona no Centro Pompidou desde 1976. O Pompidou também conta com um espaço de descoberta da arte dedicado às crianças, funcionando quando de exposições temporárias.

Kandinsky no Pompidou

Valentine crianças no Pompidou

Pintores modernos no Pompidou

arte moderna Pompidou visita guiada

arte contemporânea no Pompidou

Visita guiada em Paris Pompidou

Entenda arte contemporânea no Pomidou de Paris

Arte contemporânea como entender

Por dentro da arte moderna e contemporânea : visita guiada

O termo arte moderna designa um perίodo da histόria da arte iniciado por Edouard Manet e os pintores impressionistas nos anos 1870 e termina nos anos 1950, com o surgimento do pop art. A arte moderna surge quando os  movimentos como o realismo, o simbolismo e art nouveau tornam-se populares e é o perίodo que precede a arte contemporânea que começa no pόs-guerra.

Entender a arte moderna e suas características  estéticas e conceituais nem sempre é evidente, em especial, para quem está sendo introduzido há pouco ao universo das artes. A BEM in Paris organiza visitas guiadas no Pompidou com Guias Conferencistas profissionas e propõe um circuito de descoberta da arte moderna e contemporânea através de uma seleção de obras relevantes da histόria da arte dos séculos 20 e 21, de Henri Matisse, Pablo Picasso, Vassily Kandinsky, Andy Warhol… às criações mais contemporâneas.

arte moderna no Pompidou em Paris

 

Valentine, minha filha, que muitos de vocês já devem conhecer do Instagram. Ela que visita museus desde pequena, adora o Pompidou.

Edis Lima Guia em Paris e sua filha Valentine

A boutique de objetos design do Centro Pompidou

O Centro Pompidou conta ainda com uma boutique e objetos design de curadoria incrίvel com peças de designers franceses e estrangeiros. Peças para você se inspirar, presentear ou deixar um cantinho da casa mais bonito.

Boutique design Pompidou

loja de objetos design do Pompidou

Le Georges, o restaurante do Centro Pompidou

restaurante Le Georges no Pompidou

No topo do Pompidou fica o restaurante Le Georges, que tem uma vista incrίvel para os tradicionais telhados de Paris, de onde se avista, ao longe, a Torre Eiffel e Sacre-Cœur. O restaurante Le Georges é independente do museu e fora dos horários de almoço e jantar funciona como salão de chá, bar.  O Le Georges é um dos restaurantes mais recomendados para jantar de réveillon. Vez em quando mostro o Le Georges no Instagram e falo em detalhes do restaurante aqui no Blog, nesse link.

vista para a Torre Eiffel do restaurante Le Georges

Voilà, nada melhor do que aliar arte, boa mesa e essa vista incrίvel de Paris. J’adore !

Centre George Pompidou – Place Georges Pompidou, Paris 4e.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Le Georges restaurante Pompidou
Le Georges: restaurante no Pompidou com vista de Paris

Posso começar esse post dizendo que sό pela vista de Paris, já vale muito a pena ir ao Le Georges, restaurante design no topo do Centro Pompidou, museu de arte moderna e contemporânea. Frequento o Le Georges com frequência para almoço ou jantar ou ainda para uma pausa entre uma visita guiada e outra no…

LER MAIS
Exposição do artista belga René Magritte no Pompidou

A exposição René Magritte « La trahison des images »  (a traição da imagens) começou em setembro e já é sucesso de público. A mostra promete ser uma das mais visitadas e comentadas da temporada. Como uma imagem pode ser enganosa – esse é o centro do debate do artista belga Magritte, considerado o  gênio do Surrealismo….

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.