Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Calder e Picasso, exposição no museu Picasso

Exposição Calder Picasso

Alexander Calder, escultor e pintor americano (1898-1976) e artista espanhol Pablo Picasso (1881-1973) – duas das figuras mais inovadoras da arte do século XX – reinventaram a maneira de como interpretar grandes temas artísticos. Ao estabelecer um diálogo entre as obras desses grandes nomes da arte moderna a constatação é a seguinte: ambos exploraram o tema do vazio em seus experimentos plásticos, da figuração à abstração. Calder e Picasso jogam com as particularidades existentes para apresentar e representar o não-espaço, dando forma a uma subtração da massa, como nas esculturas delicadas e poéticas de Calder, ou ainda expressando as contorções do tempo, como em muitas figuras de Picasso.Exposição museu Picasso

Exposição Calder Picasso

Calder apreende a questão do vácuo com curiosidade e ambição intelectual, mobilizando forças sem precedentes que desafiam os limites dimensionais. Picasso personaliza esta exploração integrando uma dimensão mais subjectiva. A exposição conta com cerca de 120 obras que nos permitem vislumbrar, numa perspectiva abrangente, como Picasso e Calder, cada um à sua maneira, trataram a questão do vazio e desafiaram o movimento das massas. Calder e Picasso mantinham uma relação respeitosa, porém, distante e encontraram-se apenas quatro vezes.

Picasso escultor

Calder escultor

Alexander Calder é conhecido por suas esculturas móbiles.

Calder Centro Pompidou

Quem se lembra dessa instalada na frente do Centro Pompidou ?

Calder – Picasso em Paris 

A exposição « Calder-Picasso » é apresentada no Museu Picasso em Paris, até 25 de agosto de 2019 e, de 24 de setembro de 2018 à 2 de fevereiro de 2020, no Museo Picasso Málaga.

E MAIS …

O Museu Picasso é um dos principais museus do Marais. Falo de suas coleções aqui no Blog. Nesse link

Arte moderna e contemporânea, além de uma arquitetura inusitada, no Centro Pompidou. Leia aqui.

História da arte nos museus de Paris

De arte da Antiguidade à arte contemporânea diversas são as visitas guiadas possíveis para introdução ou aprimoramento sobre história da arte. A BEM in Paris atende com uma equipe de Guias Conferencistas e organiza sua visita, sozinho (a), com amigos ou em família. Para informações detalhadas, envie-nos email para: contato@beminparis.com

Novidade no Instagram

Para facilitar na sua escolha de museu para visita guiada, criamos no Instagram o perfil @museusdeparis Quem já está seguindo? 

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress