Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Bûche de Noël: a tradicional sobremesa de fim de ano na França

buche-vitrine-pierre-herme

Bûche, ao pé da letra significa “tora de madeira”. Originalmente, o rito pagão de acender uma tora de madeira na lareira, que seria queimada lentamente durante três dias, era realizado para celebrar o solstício de inverno (que acontece por volta do dia 24 de dezembro.

Uma tora deveria queimar  então, do dia 24 de dezembro até o Ano Novo. Acesa no cômodo da casa onde a família se reunia, ela proporcionaria calor e luz às vigílias. A tora escolhida devia ser bem grossa de madeira dura, ou um tronco velho e proveniente de preferência de uma árvore frutífera. Ela devia ser cortada antes do nascer do sol.

Na França, o costume rezava que se devia colocar na lareira uma tora para cada pessoa da casa e esse ritual estava associado a proteção do lar no ano seguinte.

Os primeiros cristãos teriam se inspirado desses costumes para fixar a data de Santa Luzia (esta festa da luz corresponderia provavalmente a uma antiga festa do fogo) e do nascimento de Cristo.

Quando a tradição religiosa passa a ser inspiração para uma sobremesa ?

Progressivamente, com a chegada de novos modos de aquecimento e o desaparecimento das grandes chaminés, a tora de arvore foi abandonada e uma pâtisserie chamada « Tora de Natal » (Büche de Noël) criada em 1945.  Trata-se de um bolo, do tipo rocambole de forma alongada lembrando a tora de madeira, e em geral decorado com pequenas serras e objetos lembrando o Natal.

Nos últimos anos a Büche de Noël tem sido reinventada e tido suas formas e sabores revistados a cada ano por grandes pâtissiers franceses.

A Büche de Noël é a sobremesa por excelência das festas de Natal e de Reveillon na França. Nas Pâtisseries #confeitarias e Boulangeries #padarias  é vendida para 4, 6, 8 pessoas ou mais ou ainda em pedaços individuais.

buche-angelina
buche-un-dimanche-a-paris

Para não perder a magia do Natal, a Büche de Noël é uma sobremesa especial para o fim de ano e é comercializada entre os meses de dezembro e janeiro. Os sabores vão dos clássicos : chocolate , café, morango, baunilha aos sabores exóticos com manga, abacaxi, maracujá, etc.

Onde comprar a Bûche de Noël ?

A Büche de Noël pode ser encontrada em tradicionais Boulangeries #padarias e nos endereços de grife como o Angelina, Pierre Hermé, Eric Kayser,  Un Dimanche à Paris, Christophe Michalak e Fauchon.

Todos contando os dias para as Festas de Fim de Ano … de olho na famosa Büche de Noël!  J’adoooore.

E mais!

Paris Encantada no Natal – Leia aqui

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress