Bûche de Noël, a tradicional sobremesa de fim de ano na França


buche-de-noel-pierre-herme

buche-vitrine-pierre-herme

Bûche, ao pé da letra significa « tora de madeira ». Originalmente, o rito pagão de acender uma tora de madeira na lareira, que seria queimada lentamente durante três dias, era realizado para celebrar o solstício de inverno (que acontece por volta do dia 24 de dezembro.

Uma tora deveria queimar  então, do dia 24 de dezembro até o Ano Novo. Acesa no cômodo da casa onde a família se reunia, ela proporcionaria calor e luz às vigílias. A tora escolhida devia ser bem grossa de madeira dura, ou um tronco velho e proveniente de preferência de uma árvore frutífera. Ela devia ser cortada antes do nascer do sol.

Na França, o costume rezava que se devia colocar na lareira uma tora para cada pessoa da casa e esse ritual estava associado a proteção do lar no ano seguinte.

Os primeiros cristãos teriam se inspirado desses costumes para fixar a data de Santa Luzia (esta festa da luz corresponderia provavalmente a uma antiga festa do fogo) e do nascimento de Cristo.

Quando a tradição religiosa passa a ser inspiração para uma sobremesa ?

Progressivamente, com a chegada de novos modos de aquecimento e o desaparecimento das grandes chaminés, a tora de arvore foi abandonada e uma pâtisserie chamada « Tora de Natal » (Büche de Noël) criada em 1945.  Trata-se de um bolo, do tipo rocambole de forma alongada lembrando a tora de madeira, e em geral decorado com pequenas serras e objetos lembrando o Natal.

Nos últimos anos a Büche de Noël tem sido reinventada e tido suas formas e sabores revistados a cada ano por grandes pâtissiers franceses.

A Büche de Noël é a sobremesa por excelência das festas de Natal e de Reveillon na França. Nas Pâtisseries #confeitarias e Boulangeries #padarias  é vendida para 4, 6, 8 pessoas ou mais ou ainda em pedaços individuais.

buche-angelina

buche-un-dimanche-a-paris

 

Para não perder a magia do Natal, a Büche de Noël é uma sobremesa especial para o fim de ano e é comercializada entre os meses de dezembro e janeiro. Os sabores vão dos clássicos : chocolate , café, morango, baunilha aos sabores exóticos com manga, abacaxi, maracujá, etc.

Onde comprar a Bûche de Noël ?

A Büche de Noël pode ser encontrada em tradicionais Boulangeries #padarias e nos endereços de grife como o Angelina, Pierre Hermé, Eric Kayser,  Un Dimanche à Paris, Christophe Michalak e Fauchon.

Todos contando os dias para as Festas de Fim de Ano … de olho na famosa Büche de Noël!  J’adoooore.

 

E mais!

Paris Encantada no Natal – Leia aqui

 

 

 

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.