Bicentenário da morte de Napoleão


O bicentenário da morte de Napoleão Bonaparte é comemorado neste ano de 2021. Personagem complexo e controverso, cuja vida oscila entre heroísmo e tragédia, vitória e derrota, avanços modernos e medidas regressivas.

bicentenário da morte de Napoleão

Com seu afastamento do poder na França, Napoleão foi exilado pelos ingleses na ilha de Santa Helena, um dos lugares mais isolados do mundo. A ilha foi durante muito tempo, uma escala importante, porém ganhou fama por ter sido cenário do último capítulo da vida de Napoleão e de sua morte, aos 51 anos, em 5 de maio de 1821.

bicentenário da morte de Napoleão

Organização do Estado : herança napoleônica

A vida íntima e política de Napoleão Bonaparte, de sua ascenção ao seu declínio como imperador, está intimamente ligada à História da França. Organizar o Estado, a sociedade, a capital, tal era o projeto napoleônico. Com autoridade, mas sem tirania, ele conseguiu estabelecer as bases da França contemporânea.

bicentenário da morte de Napoleão

Napoleão Bonaparte no Castelo de Fontainebleau

O Castelo de Fontainebleau conhecido como «  residência dos séculos » por ter acolhido reis e rainhas, imperadores e imperatrizes, foi uma das residências imperiais preferidas de Napoleão I, que nele residiu em diferentes períodos com suas esposas, Josefina de Beauharnais e Maria Luisa.

Castelo de Fontainebleau

Em Fontainebleau Napoleão residiu exatos 170 dias, pois além de Fontainebleau, o imperador tinha outras residências oficiais, a exemplo do Palácio imperial de  Malmaison, situado entre Versalhes e Paris.

Napoleão acolhe o Papa Pio VII em Fontainebleau, vindo da Itália para  coroá-lo como imperador, ato oficial contrariado pela vontade de Napoleão que se autocoroou marcando com tal gesto a ruptura entre o poder da igreja e o poder do império.

O Trono de Napoleão em Fontainebleau

2021 : bicentenário da morte de Napoleão Bonaparte

Por ocasião do bicentenário de sua morte, a França homenageará sua trajetória por meio de relevantes exposições temporárias em diversos museus e monumentos de grande relevância na história de Napoleão, dentre eles, o museu do Louvre, o castelo de Malmaison, o castelo de Fontainebleau, o castelo de Versalhes e o museu do Exército (Palácio do Inválidos), além de exposições no Grand Palais e La Villette.

bicentenário da morte de Napoleão

Tumba de Napoleão

LEIA AQUI NO BLOG OUTROS POSTS SOBRE NAPOLEÃO BONAPARTE 

A última viagem de Napoleão Bonaparte. Aqui.

Castelo de Fontainebleau : residência favorita de Napoleão. Aqui.

Palácio Imperial de Malmaison: na intimidade de Napoleão e Josefina. Aqui.

Palácio dos Inválidos: os segredos de estratégia de Napoleão. Aqui.

Napoleão reinterpretado pelo artista Kehinde Wiley. Aqui.


Palacio dos Invalidos Paris

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

afrescos de Pompeia
Exposição Pompeia no Grand Palais

Com a pandemia, as exposições de 2020 ficaram comprometidas. Felizmente, o Grand Palais pôde abrir por uns meses e nesse intervalo fui conferir a exposição Pompeia, uma das mais esperadas da temporada. Fiquei impressionada com os efeitos especiais, que davam mesmo a sensação de imersão na antiga cidade de Pompeia e de por alguns instantes,…

LER MAIS
flores dos jardins de Monet
Jardins de Monet: turismo na pandemia

O Turismo na França e no mundo foi um dos setores mais impactados pela pandemia do covid19, declarada no primeiro trimestre de 2020. Trabalhei até o dia 23 de março e me lembro que minha última visita guiada foi ao Palácio de Versalhes, contratada por uma querida cliente que já tinha feito visitas guiadas com…

LER MAIS
Emily in Paris com look xadrez e boina vermelha
Emily in Paris: fashionismo e cultura

“Emily in Paris” é certamente uma das séries mais comentadas dos últimos anos. Teve estréia em outubro de 2020 e foi uma opção de programa leve, divertido e ao mesmo tempo, uma imersão em endereços icônicos de Paris, que deu pra matar saudades de muita gente que teve o sonho de viagem para Paris, adiado,…

LER MAIS
Moda em Paris: cultura e patrimônio

Expressão de uma época, de uma cultura, de uma identidade, a moda tem ganhado cada vez mais espaço em museus do mundo, e não poderia ser diferente na « capital da moda », que vive e respira esse universo fascinante e criativo, herança do « sistema da moda » inventado pelo rei Luís XIV, na…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.