Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Barbie: estrela de uma exposição em Paris

Barbie Diva

Quem acompanha o Snapchat #beminparis já deve ter assistido a um vídeo ou outro com a Valentine, minha filha de 9 anos, que adora sugerir e opinar nos nossos roteiros infantis. Ela não via a hora de ver a Exposição da Barbie e fomos logo que a exposição foi inaugurada. Aliás, fiquei impressionada pela grande quantidade de crianças (todas eufóricas !!), mas também de adultos, homens e mulheres, visivelmente fascinados pelo universo da Barbie.

Barbie 3 versoes

Essa é a primeira vez que a Barbie é tema de uma exposição em um museu da França. Conhecido por suas coleções de design, moda, brinquedos e de publicidade, o museu das Artes Decorativas é o lugar ideal para homenagear essa boneca icônica, cuja história é enriquecida por múltiplas fontes, se inscrevendo plenamente em uma história cultural e social do brinquedo, nos séculos 20 e 21.

O museu das Artes Decorativas expõe mais de 700 Barbies, ao lado de coleções do museu (bonecas antigas, vestidos), bem como obras de artistas contemporâneos, documentos, jornais, fotografias, vídeos, que contextualizam as «vidas da Barbie ».

O primeiro circuito da visita é relacionado a trajetória do fabricante Mattel, colocando em evidência um patrimônio histórico ainda desconhecido, a ousadia e a constante inovação da marca, que criou há 57 anos, a boneca mais famosa do mundo.

Barbie cabelo
Processo de criação dos diferentes cabelos da Barbie.

A exposição oferece duas leituras possíveis : para as crianças, a mostra evoca o puro entusiasmo por um brinquedo universalmente conhecido ; para os adultos, coloca em evidência uma figura « quase humana », que desde 1959, integra um contexto histórico e sociológico.
“Ela saiu do campo dos brinquedos e se tornou um personagem. Em cada época, Barbie representou algo diferente. Em 1959, quando surgiu, era pioneira porque trabalhava, ainda não era casada com Ken, não tinha filhos… Era uma mulher livre! Hoje, representa um ideal feminino que não agrada a todos, porque é loira e bonita demais. As novas bonecas da Mattel permitem que ela esteja novamente ancorada na realidade”, analisa Anne Monnier, curadora do departamento de brinquedos do Museu das Artes Decorativas, em Paris.

Barbie filmes

Barbie Kate

Anne Monnier refere-se a nova coleção lançada no início de 2016, pela Mattel, que acreditando ter responsabilidade em relação a meninas e pais para refletir uma visão mais ampla da beleza, decidiu criar uma nova geração de Barbie, mais próxima da realidade de meninas de diferentes nacionalidades.

A nova Barbie tem 7 tons de pele, 22 cores de olhos, 24 estilos de cabelos e novas roupas e acessórios. A boneca foi reinventada mais uma vez para que as meninas se identifiquem com ela e que a marca se aproxime mais de seu público, visando a diversidade da beleza. Pais e feministas por muito tempo criticaram o formato original da Barbie como estabelecedor de padrões de imagem corporal irreal para meninas, apesar das modificações promovidas ao longo dos anos.

Barbie nova geraçao 1
A coleçao da nova Barbie com formas mais realistas foi lançada em janeiro de 2016.

Voltando para o campo do sonho, o guarda-roupa ultra fashionista da Barbie sempre inspirou meninas e mulheres. Inegável ícone fashion, desde os anos 60, a boneca tem uma forte relação com a moda. A exposição é finalizada mostrando um desfile de moda, em que a Barbie é apresentada vestida com modelos de costureiros famosos como de Oscar de la Renta, Dior, Diane von Furstenberg, Moschino, Sophia Webster, Jean Paul Gaultier, Sonia Rykiel, Paco Rabanne e Christian Lacroix.

Barbie desfile

Essa exposição faz os olhinhos das crianças brilharem e o burburinho das meninas é grande nas salas. Minha filha ficou encantada e saiu do museu com um só desejo : o de repetir a exposição. Eu também.

“Barbie: Life of an icon” é o nome da exposição da boneca que está no Museu das Artes Decorativas em Paris, até 18 de setembro de 2016. Quem planeja passar o verão em Paris com as crianças, esta é certamente uma opção divertida de visita para entreter toda a família.

O Musée des Arts Décoratifs é uma extensão do Museu do Louvre e fica no n° 107 rue de Rivoli, 75001 Paris. Metrô Palais Royal – Musée du Louvre, linhas 1 e 7.

Barbie expo

Mamães com viagem marcada para Paris, anotem na agenda!

E mais!

Exposição em Paris celebra os 70 anos do biquíni – Leia aqui

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress