Balenciaga : exposição de moda no Museu Bourdelle


O Museu Bourdelle

Escultor francês, Antoine Bourdelle (1861-1929) instalou seu atelier e residência numa rua tranquila do bairro de Montparnasse, a partir de 1885, lugar de moradia de predileção de artistas da época.

Colaborador de Rodin, Bourdelle conduziu sua carreira inspirado no grande mestre da escultura e como Rodin, também quis transformar seu atelier em museu. O museu Bourdelle abriga uma coleção extraordinária de bronzes, gessos e mármores de Bourdelle, fotografias, desenhos e documentos de arquivo.

Algumas esculturas de Bourdelle estão expostas nos jardins do museu

Cristobal Balenciaga celebrado no museu Bourdelle

O museu-atelier traduz a atmosfera em que vivia e trabalhava o artista e o ambiente permeado de estátuas monumentais em mármore branco e bronzes de Bourdelle serve de vitrine ideal para destacar a pureza dos vestidos pretos de Balenciaga. A cor preta é o fio condutor da exposição « Balenciaga : l’ouvre au noir », organizada pelo Palais Galliera, museu da moda de Paris.

Nascido em uma pequena localidade no País Basco, Cristóbal Balenciaga começou a trabalhar como aprendiz de alfaiate, aos doze anos de idade. Com a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) Balenciaga foi obrigado a fechar suas lojas e veio para Paris, onde abriu uma loja na Avenue George V , em agosto de 1937.

Na França, Balenciaga se tornou um estilista original e reconhecido. Em 1951, ele transformou totalmente a silhueta, alargou os ombros e removeu a cintura de suas criações. Em 1955, desenhou o vestido de túnica, que, mais tarde, virou o vestido chemise de 1957. Em 1959, seu trabalho tornou-se um império, com vestidos de cintura alta e casacos cortados como quimonos. Tais criações são consideradas obras-primas da alta costura das décadas de 1950 e 1960.

A exposição destaca criações de Balenciaga na cor preta – sua cor predileta. Os modelos são tão originais e incrίveis que dão a impressão de que o preto é diluίdo em vários tons, sem falar no trabalho espetacular em bordados e pérolas, realçados em tecidos como o veludo e o cetim, além da renda.

Certamente, uma das mais incrίveis exposições de moda das últimas temporadas. Bela experiência apreciar as criações magistrais de Balenciaga e descobrir a extraordinária escultura de Bourdelle.

A exposição « Balenciaga : l’ouvre au noir », no museu Bourdelle, vai até 16 de julho de 2017.

Museu Bourdelle – 16, rue Antoine Bourdelle, 75015
Metrô: Montparnasse – Bienvenue
Aberto das 10h às 18h, de terça a domingo,

Como museu municipal, a coleção permanente tem entrada gratuita e o museu é fechado às segundas-feiras e feriados.

PASSEIOS PERSONALIZADOS EM PARIS

A BEM in Paris oferece passeios personalizados em Paris, explorando o melhor da cultura francesa com passeios culturais planejados e realizados por Guias Culturais experientes e conhecedores do estilo de vida parisiense. Exposições temporárias podem ser incluídas nos roteiros. Entre em contato para passeios privativos ou passeios em pequenos grupos, pelo E-mail : contato@beminparis.com

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

exposição sobre o sapato em Paris
Exposição sobre o Sapato no Artes Decorativas de Paris

O Museu das Artes Decorativas de Paris continua a explorar a relação do corpo e a moda, com um componente tão surpreendente quanto original, o sapato abordando aspectos históricos e técnicos em torno da marcha. A exposição « Marche e démarche », (em português, Caminhada e marcha), promete ser mais um grande sucesso no meio fashionista e…

LER MAIS
Exposição Tutancâmon em Paris
Tesouro de Tutancâmon, a exposição do ano em Paris

Tutancâmon é um dos últimos reis da 18a dinastia do Egito. Por ter tido um reinado relativamente curto e uma contribuição modesta para Império Egípcio, sua trajetória tem destaque central na arqueologia moderna. Poucos detalhes de sua vida são conhecidos. Tutancâmon é filho  de Aquenáton (anteriormente Amenhotep IV) , um faraó considerado herege tendo introduzido uma…

LER MAIS
« Back Side, dos à la mode », exposição de moda no museu Bourdelle

O Palais Galliera, museu da moda de Paris, realiza exposições temáticas abordando décadas, grandes nomes do estilismo e figuras da moda, influências e evolução do vestuário. As exposições acontecem duas vezes por ano, quando o Galliera apresenta uma parte de suas inestimáveis e frágeis coleções que testemunham da genialidade criativa da moda do século XVIII…

LER MAIS
Exposição Universal Paris
Art Nouveau: Alphonse Mucha no Museu do Luxemburgo

O segundo semestre em Paris é quando as grandes exposições temporárias são lançadas e para mim, como Guia Conferencista, representa sempre uma oportunidade de conhecer melhor a obra de determinado artista através de obras excepcionais emprestadas de coleções privadas, como a exposição sobre o perίodo azul e rosa de Picasso que reune obras do artista…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.