« Back Side, dos à la mode », exposição de moda no museu Bourdelle


O Palais Galliera, museu da moda de Paris, realiza exposições temáticas abordando décadas, grandes nomes do estilismo e figuras da moda, influências e evolução do vestuário. As exposições acontecem duas vezes por ano, quando o Galliera apresenta uma parte de suas inestimáveis e frágeis coleções que testemunham da genialidade criativa da moda do século XVIII aos dias de hoje.

Pela fragilidade de seus arquivos compostos de roupas masculinas e femininas  e de acessórios como bolsas, sapatos, rendas, leques, xáles, sombrinhas, o Museu Galliera é aberto ao público unicamente durante as exposições temporárias. Enquanto o Galliera permanece fechado para reforma até janeiro de 2020, parte de suas coleções serão exibidas a partir de 5 de julho, no Museu Bourdelle, antigo atelier do escultor Bourdelle, no coração do bairro de Montparnasse.

A exposição « Back Side, dos à la mode », literalmente traduzido como Lado de trás, as costas na moda, aborda a perspectiva da roupa, vista pelas costas, numa sociedade obcecada pela imagem do rosto. O tema, original e inusitado, levanta uma reflexão sobre a relação do corpo e a roupa, do ponto de vista social e psicológico. A proposta da exposição é a de levar o visitante a uma reflexão sobre como vemos nosso corpo pelas costas e como enxergamos o outro.

Exposição de moda em Paris no museu Bourdelle

Exposiçao para a semana de moda Paris

Entre escultura e moda no antigo ateliê do escultor Bourdelle

A exposição propõe um circuito temático em torno de mais de 100 silhuetas e de acessórios do século XVIII aos nossos dias. O percurso é completado com a exibição de trechos de filmes e de fotografias. Os modelos apresentados estabelecem um diálogo entre moda e a escultura de Bourdelle em perfeita harmonia com as criações do grande escultor francês.

Por dentro do Museu Bourdelle

Escultor francês, Antoine Bourdelle (1861-1929) instalou seu atelier e residência numa rua tranquila do bairro de Montparnasse, a partir de 1885, lugar de moradia de predileção de artistas da época.

Colaborador de Rodin, Bourdelle conduziu sua carreira inspirado no grande mestre da escultura e como Rodin, também quis transformar seu atelier em museu. O museu Bourdelle abriga uma coleção extraordinária de bronzes, gessos e mármores de Bourdelle, fotografias, desenhos e documentos de arquivo.

Paris capital da moda

 

Exposição de moda « Back Side, dos à la mode », Até 17 de novembro de 2019.

MUSÉE BOURDELLE 18, rue Antoine-Bourdelle, Paris 15e Tél : + 33 (0)1 49 54 73 73 Métro Montparnasse-Bienvenüe

 

E MAIS …

O Museu Yves Saint Laurent  além das coleções permanentes promove ao longo do ano exposições temporárias com peças icônicas assinadas YSL. Leia sobre mais esse museu de moda em Paris, nesse link

Vale a pena ler o posts sobre uma das exposições de moda de maior sucesso nos últimos anos em Paris. A exposiçao Dior no Arts Décoratifs, em 2017. Leia no link

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Exposição Tutancâmon em Paris
Tesouro de Tutancâmon, a exposição do ano em Paris

Tutancâmon é um dos últimos reis da 18a dinastia do Egito. Por ter tido um reinado relativamente curto e uma contribuição modesta para Império Egípcio, sua trajetória tem destaque central na arqueologia moderna. Poucos detalhes de sua vida são conhecidos. Tutancâmon é filho  de Aquenáton (anteriormente Amenhotep IV) , um faraó considerado herege tendo introduzido uma…

LER MAIS
Dior em Londres, a exposição do ano

Londres e Paris são capitais prόximas separadas apenas por 2h15 de Eurostar, o trem de alta velocidade (300km/h) que liga as duas cidades pelo Canal da Mancha. A viagem é rapida e prática, pois o trem sai do centro de Paris, da Gare du Nord e em Londres, chega em uma região central, na estação…

LER MAIS
o famoso vestido Mondrian de Yves Saint Laurent
Museu Yves Saint Laurent : « a revolução Mondrian »

O Museu Yves Saint Laurent exibe atualmente a coleção outono-inverno 1965, que marcou a histόria da moda. Batizada « Revolucionária », ela propõe um estilo moderno e de vanguarda apoiada principalmente em uma série de vestidos, inspirados da obra do pintor Piet Mondrian (1872-1944). Para entender a ligação entre Mondrian e essa célebre coleção, começo abordando…

LER MAIS
Azzedine Alaia costureiro tunisiano
Exposição de moda: Adrian e Alaïa- a arte do tailleur

Uma exposição inédita reune dois grandes nomes que mudaram a histόria da moda : Gilbert Adrian e Azzedine Alaïa. Pela primeira vez modelos de Azzedine Alaïa são exibidos ao lado de modelos de Gilbert Adrian, costureiro americano mίtico, conhecido simplesmente como Adrian. Ao longo de sua carreira, Adrian foi diretor de figurinos na Metro Goldwyn Mayer…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis