« Back Side, dos à la mode », exposição de moda no museu Bourdelle


O Palais Galliera, museu da moda de Paris, realiza exposições temáticas abordando décadas, grandes nomes do estilismo e figuras da moda, influências e evolução do vestuário. As exposições acontecem duas vezes por ano, quando o Galliera apresenta uma parte de suas inestimáveis e frágeis coleções que testemunham da genialidade criativa da moda do século XVIII aos dias de hoje.

Pela fragilidade de seus arquivos compostos de roupas masculinas e femininas  e de acessórios como bolsas, sapatos, rendas, leques, xáles, sombrinhas, o Museu Galliera é aberto ao público unicamente durante as exposições temporárias. Enquanto o Galliera permanece fechado para reforma até janeiro de 2020, parte de suas coleções serão exibidas a partir de 5 de julho, no Museu Bourdelle, antigo atelier do escultor Bourdelle, no coração do bairro de Montparnasse.

A exposição « Back Side, dos à la mode », literalmente traduzido como Lado de trás, as costas na moda, aborda a perspectiva da roupa, vista pelas costas, numa sociedade obcecada pela imagem do rosto. O tema, original e inusitado, levanta uma reflexão sobre a relação do corpo e a roupa, do ponto de vista social e psicológico. A proposta da exposição é a de levar o visitante a uma reflexão sobre como vemos nosso corpo pelas costas e como enxergamos o outro.

Exposição de moda em Paris no museu Bourdelle

Exposiçao para a semana de moda Paris

Entre escultura e moda no antigo ateliê do escultor Bourdelle

A exposição propõe um circuito temático em torno de mais de 100 silhuetas e de acessórios do século XVIII aos nossos dias. O percurso é completado com a exibição de trechos de filmes e de fotografias. Os modelos apresentados estabelecem um diálogo entre moda e a escultura de Bourdelle em perfeita harmonia com as criações do grande escultor francês.

Por dentro do Museu Bourdelle

Escultor francês, Antoine Bourdelle (1861-1929) instalou seu atelier e residência numa rua tranquila do bairro de Montparnasse, a partir de 1885, lugar de moradia de predileção de artistas da época.

Colaborador de Rodin, Bourdelle conduziu sua carreira inspirado no grande mestre da escultura e como Rodin, também quis transformar seu atelier em museu. O museu Bourdelle abriga uma coleção extraordinária de bronzes, gessos e mármores de Bourdelle, fotografias, desenhos e documentos de arquivo.

Paris capital da moda

 

Exposição de moda « Back Side, dos à la mode », Até 17 de novembro de 2019.

MUSÉE BOURDELLE 18, rue Antoine-Bourdelle, Paris 15e Tél : + 33 (0)1 49 54 73 73 Métro Montparnasse-Bienvenüe

MUSEUS DE PARIS : DIRETO DA CAPITAL FRANCESA

Acesse nosso perfil @museusdeparis no Instagram, catálogo digital com informações e curiosidades sobre os mais diversos museus da capital francesa, dos mais secretos aos mais famosos.

E MAIS …

O Museu Yves Saint Laurent  além das coleções permanentes promove ao longo do ano exposições temporárias com peças icônicas assinadas YSL. Leia sobre mais esse museu de moda em Paris, nesse link

Vale a pena ler o posts sobre uma das exposições de moda de maior sucesso nos últimos anos em Paris. A exposiçao Dior no Arts Décoratifs, em 2017. Leia no link

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Moda em Paris: cultura e patrimônio

Expressão de uma época, de uma cultura, de uma identidade, a moda tem ganhado cada vez mais espaço em museus do mundo, e não poderia ser diferente na « capital da moda », que vive e respira esse universo fascinante e criativo, herança do « sistema da moda » inventado pelo rei Luís XIV, na…

LER MAIS
100 anos perfume Chanel n° 5
100 anos do perfume Chanel N°5

O ano de 2021 marca o aniversário de 100 anos do icônico perfume Chanel N° 5 e, os Correios da França (La Poste), que a cada ano, celebram a Saint Valentin (Dia dos Namorados), homenageando uma grife de luxo, dedica ao N° 5, dois selos em edição limitada. Chanel N°5 : o perfume mais vendido no…

LER MAIS
Impressionismo e a moda no Orsay
A origem da Alta Costura em Paris

A origem da Alta Costura « Haute Couture » é atribuída ao inglês Charles Frédérick WORTH, que abre em 1858, no n° 7, rue de la Paix, a primeira verdadeira Maison de Couture. Antes disso, Rose Bertin, « Ministra da Moda » de Maria-Antonieta, tinha iniciado esse caminho, tendo sido a primeira modista a liberar…

LER MAIS
Balenciaga e Alaia lado a lado em Paris
A moda de Balenciaga e Azzedine Alaïa celebrada em Paris

A moda de Balenciaga e Azzedine Alaïa é celebrada em exposição inédita em Paris nesse primeiro semestre de 2020. O costureiro espanhol Cristóbal Balenciaga, nasceu na Espanha em 1895. Em 1919 abriu a sua primeira casa de costura em San Sebastian (Espanha) e devido a Guerra Civil Espanhola mudou-se para Paris, onde abriu sua maison em 1937. Balenciaga foi considerado o…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.