“Azzedine Alaïa : Je suis Couturier”,


Exposição Alaïa

A morte repentina do costureiro Azzedine Aläia, em novembro de 2017, aos 77 anos, deixou o mundo da moda orfão de um dos maiores  gênios da costura e do estilismo. Para homenageá-lo, uma exposição excepcional em Paris exibe 41 vestidos de Alta costura de Alaïa, realizados entre 1981 et 2017. Instalada no local onde funcionou o antigo atelier e galeria de arte de Alaïa, no coração do Marais, a exposição “Azzedine Alaïa – Je suis Couturier”, vai até o dia 10 de junho de 2018.

Azzedine Alaïa dominava a arte de colocar seu grandioso talento para embelezar as curvas da mulher, misturando com ousadia, materiais inovadores e técnicas modernas, transformando modelos clássicos em peças esculturais.

Alaïa também será celebrado em Londres no Museu do Design, de 10 de maio a 7 de outubro, onde serão exibidos cerca de sessenta de suas criações, selecionadas pessoalmente por Aläia durante o ano de 2017.

exposição Azzedine Alaïa

exposição Azzedine Alaïa

exposição paris Alaïa

Azzedine Alaïa exposição Paris

exposição celebra Azzedine Alaïa

Azzedine Alaïa – gênio das formas

Azzedine Aläia costureiro

Nascido na Tunίsia,  Azzedine Alaïa chegou em Paris em 1957 e, antes de ficar conhecido em sua carreira de estilista, chegou a trabalhar como babá para se manter na capital francesa. Nos anos 70 abriu um pequeno atelier e passou pelas grifes Guy Laroche e Thierry Mugler. Conquistou clientela própria com sua marca tabalhando com supermodelos da década de 1980, como Grace Jones, Stephanie Seymour e Linda Evangelista, além da cantora Tina Turner; ainda nos anos 80, a brasileira Luiza Brunet chegou a participar de um desfile de Alaïa. Mais recentemente, os seus vestidos foram usados por figuras públicas como as cantoras Lady Gaga e Rihanna, a modelo Naomi Campbell e a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama.

vestidos esculturais de Alaïa

 Alaïa, entre Paris e Londres

Azzedine Alaïa : Je suis Couturier – até dia 10 de junho de 2018, em Paris, 18 rue de la Verrerie 75004

Azzedine Alaïa : The Couturier – de 10 de maio a 7 de outubro de 2018, no Design Museum – 224-238 Kensington High St, Kensington, Londres

estilista Alaïa em Londres

Inclui recentemente a visita da Exposição Alaïa, no roteiro de passeio guiada no Marais.

O Marais é um dos bairros onde propomos passeio guiado a pé. Passeio descontraído realizado por uma Guia profissional, com explicações históricas e culturais e paradas gourmets em endereços selecionados a dedo por nossa equipe. Saiba detalhes no link.

E MAIS …

Dois museus imperdíveis no Marais :

O Museu Picasso. Nesse link.

O museu Cognacq-Jay, para quem ama artes decorativas. Post aqui.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Poltrona listrada Pio Conti
Gio Ponti, arquiteto da elegância

O Museu das Artes Decorativas de Paris apresenta em sua nave central, a exposição Tutto Ponti, Gio Ponti archi-designer cobrindo o conjunto da carreira do arquiteto e designer italiano Gio Ponti, de 1921 a 1978. Considerado como um dos profissionais mais influentes do século XX, Ponti (1891-1979) interessa-se tanto pela produção industrial quanto pela produção…

LER MAIS
A alegre pintura de Renoir nos bailes de Montmartre
O impressionismo e a moda

Na época dos impressionistas, as roupas da moda eram vendidas a preços mόdicos. Homens e mulheres que apreciavam seguir a moda, encontravam ilustrações de modelos em jornais especializados que divulgavam as mais célebres criações das maisons de couture, modistas, alfaiates e lojas que propunham elementos necessários à composição de trajes eegantes, vestidos e chapéus. Nos…

LER MAIS
Pablo Picasso celebrado em Paris
2018: Picasso celebrado em Paris

Nascido em Málaga em 1881, Picasso viveu e iniciou seu aprendizado na pintura, na Espanha, onde assimilou a arte dos grandes mestres espanhóis do século XVII, o Século de ouro da pintura (Vélasquez, Murillo), antes de partir para Barcelona e de se instalar finalmente, em Paris, onde produziu grande parte de suas obras. Picasso chega…

LER MAIS
Tenda da instalação Napoleão na Bienal Paris
Bienal Paris no Grand Palais

A Bienal Paris é um dos eventos culturais mais prestigiados da capital francesa. Durante uma semana, a Bienal reune sob a histόrica cúpula do Grand Palais, cerca de sessenta galeristas franceses e estrangeiros. Comparada a um museu efêmero, a Bienal é um salão histόrico e patrimonial, reunindo coleções excepcionais de quadros, esculturas, mόveis e objetos…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis