Atelier des Lumières celebra Van Gogh


O Atelier des Lumières, primeiro museu de arte digital de Paris, comemora seu segundo ano de instalação com a tão esperada exposição imersiva de obras de Van Gogh. Aliar arte à tecnologia proporciona uma redescoberta inovadora de grandes nomes da história da arte e permite reunir num lugar único obras-primas dispersadas em vários lugares do mundo.  Em 2018, com a exposição de lançamento que destacou o artista vienense Gustav Klimt, o Atelier des Lumières recebeu mais de um milhão de visitantes. Sucesso absoluto de público.

Van Gogh no Atelier des Lumières

 

A influência do Japão na obra de Van Gogh

Ė também em Paris que Van Gogh é influenciado pelas estampas japonesas que marcam defininitivamente suas obras. Para abordar esse fascínio de Van Gogh pelo japonismo, a exposição tem uma parte dedicada ao Japão, da icônica Onda de Hokusai (pintor e desenhista japonês) à beleza efêmera das cerejeiras em flor.

Cerejeiras do Japão na pbra de Van Gogh

Van Gogh, entre impressionismo e modernismo

Em Paris, Van Gogh descobre a arte moderna. Durante sua breve carreira de artista que durou dez anos apenas, o artista holandês experimenta sem cessar e extrapola os códigos da representação de paisagem, do retrato e da natureza morta. A exposição digital « Van Gogh, noite estrelada » aborda sua busca artística : de Nuenen, na Holanda, passando pela Provence e sua passagem por Paris, onde ele frequenta artistas impressionistas.

A exposição é animada por uma composição musical alternando música clássica, jazz e música pop, levando o visitante a ter uma real experiência sensorial e sonora.

Auvers-sur-Oise, última morada de Van Gogh

Igreja de Auvers-sur-Oise no museu d'Orsay

Em maio de 1890, Van Gogh deixa Saint-Rémy, na Provence e se instala em Auvers-sur-Oise, nos arredores de Paris, sob os cuidados do Dr Gachet, pintor, graveiro e colecionador. Nessa última etapa de sua vida Van Gogh produz de forma frenética, pintando praticamente um quadro por dia, durante os dois últimos meses de sua vida. O pintor morre aos 37 anos em razão de um tiro no próprio peito. Morte trágica por alguns historiadores considerada suicídio e por outros, mero acidente. A exposição traz uma imersão marcante para os apreciadores na incontestável obra do artista holandês e é certamente, uma das exposições mais procuradas da temporada, na capital francesa.

 

« Van Gogh, nuit étoilée » fica em cartaz até o dia 31 de dezembro de 2019, no Atelier des Lumières, perto da République, 38 rue Saint Maur 75011, Paris.

 

E MAIS … 
Para os apaixonados pela excepcional trajetória de Van Gogh, uma sempre emocionante visitar a cidadezinha de Auvers-sur-Oise, perto de Paris,  última morada do artista. Neste link.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Impressionismo e a moda
10 exposições imperdíveis em Paris

10 exposições imperdíveis em Paris haja critério para selecioná-las, pois a vontade é de listar todas, mas a lista é numerosa. Paris tem uma oferta cultural vasta e além da visita das coleções permanentes, seus principais museus organizam exposições temporárias com temas específicos. Como Guia Cultural em Paris, estou sempre visitando essas exposições para complementar…

LER MAIS
Buda lenda dourada
Artes asiáticas em Paris no museu Guimet

Museu das artes asiáticas de Paris, o museu Guimet fica perto do Trocadéro e conserva uma das mais ricas coleções de arte asiática no mundo. Fundado em 1889 por iniciativa do industrial e filatropo Ēmile Guimet (1836-1918), suas coleções não cessam de aumentar desde sua abertura. As coleções do museu Guimet são distribuídas em dois…

LER MAIS
Jornadas Europeias do Patrimônio 2019 (Les Journées Europèennes du Patrimoine)

Todo ano a Europa reserva dois dias do mês de setembro para celebrar seu inestimável patrimônio, abrindo as portas de lugares, fechados normalmente ao público e abertos de forma excepcional durante um final de semana. Neste ano de 2019, as Jornadas Europeias do Patrimônio acontecem dias 21 e 22 de setembro, oferecendo a oportunidade para…

LER MAIS
Museu das Artes Decorativas de Paris: vitrine do design

O Museu das Artes Decorativas de Paris fica no mesmo prédio do Louvre, no 107 rue de Rivoli. O MAD, como é conhecido entre os franceses, é mais conhecido do público estrangeiro por suas exposições temporárias de grande expressão, como foi a exposição Dior, recorde de público em 2017. Aos interessados por criação e design,…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.