As incríveis estampas da Maison Pierre Frey no Museu das Artes Decorativas


A Maison Pierre Frey, uma das maiores referências no domínio da decoração de interiores é homenageada pelo Museu das Artes Decorativas (o Arts Décoratifs).

Pierre-Frey

Pierre-Frey-1

Fundada em 1935, a Maison Pierre Frey cria, edita, fabrica tecidos para cortinas, estofados e papel de parede na mais pura tradição francesa. Através de um circuito cronológico, são destacadas  obras e o « savoir-faire » que definem o estilo e o olhar de Pierre Frey.

Esta apresentação inédita de tecidos e de papel de parede é enriquecida por peças excepcionais das  coleções permanentes do museu e por obras de artistas contemporâneos, reunidas com exclusividade, para a exposição. Celebrando a história e a identidade da maison, a exposição leva o visitante a uma imersão nos bastidores do trabalho de confecção de tecidos para decoração e papel de parede, revelando suas fontes de inspiração e  métodos de produção.

Pierre-Frey-3

Pierre-Frey-4

Pierre-Frey-5

Pierre-Frey-6

Pierre-Frey-7

 

Exposição de Papéis de Parede

300 peças emblemáticas da preciosa coleção do departamento de papéis de parede do museu das Artes Decorativas complementam a exposição dedicada a maison Pierre Frey. Intitulada « Faire le mur, 4 siècles de papiers peints », a mostra conta com um fundo extraordinário de criações originais e de diferentes períodos, ilustrando um amplo leque de estilos e de « savoir-faire », do século 18  até hoje. A escolha do título da mostra « Faire le mur », ao pé da letra « fazer, construir a parede », enfatiza a dimensão arquitetural do papel de parede e de sua relevância ornamental. O conjunto exposto destaca a posição do papel de parede na história das artes decorativas, e revela os pontos fortes desta coleção, a mais importante conservada no mundo.

Papel-de-parede

Papel-de-parede-1

 

As duas exposições são pura beleza e inspiração (mostradas no Snapchat #beminparis).  Aos decoradores, designers, arquitetos, estilistas, fashionistas e todos aqueles que gostam de apreciar « de belles choses » (coisas belas), recomendo incluí-las no roteiro em Paris.

 

Papel-de-parede-3

 

 

Exposições :

Até 12 de junho de 2016, no Musée des Arts Décoratifs

Les Arts Décoratifs – Nef – 107, rue de Rivoli – 75001 Paris – Metrô  : Palais-Royal, Pyramides ou Tuileries   O Musée des Art Décoratifs é uma extensão do Museu do Louvre, onde organizamos visitas guiadas, em português. Detalhes no link.

 

Os tecidos Pierre Frey podem ser encontrados em Saint Germain des Prés, no endereço seguinte :

Pierre Frey- Magasin de tissus d’ameublement – 1-2 Rue de Furstenberg 75006 – Metrô (linha 4) Saint Germain des Prés

 

Pierre-Frey-almofada

E mais!

 

Passaporte fashionista : curso de moda em Paris – Leia aqui

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Poltrona listrada Pio Conti
Gio Ponti, arquiteto da elegância

O Museu das Artes Decorativas de Paris apresenta em sua nave central, a exposição Tutto Ponti, Gio Ponti archi-designer cobrindo o conjunto da carreira do arquiteto e designer italiano Gio Ponti, de 1921 a 1978. Considerado como um dos profissionais mais influentes do século XX, Ponti (1891-1979) interessa-se tanto pela produção industrial quanto pela produção…

LER MAIS
Chistian Dior New Look
Exposição celebra os 70 anos de Alta costura da Dior

O Musée des Arts Décoratifs (museu das artes decorativas) de Paris, apresenta uma retrospectiva excepcional de sete décadas de histόria e de criação da maison Dior. A exposição que celebra os 70 anos da Alta costura da Dior mostra a extrema riqueza do universo criativo de Christian Dior apresentando trezentos vestidos de Alta costura, inúmeros…

LER MAIS
Olga Picasso : primeira esposa e musa inspiradora de Picasso

Poucos artistas do século XX podem rivalizar com Picasso pela quantidade de obras produzidas. Além de ter sido um artista incansável, perseverante e curioso, tal fato também pode ser explicado pela longevidade do artista, que chegou aos noventa e um anos. Parte importante da obra de Picasso é marcada pela presença de mulheres, suas companheiras,…

LER MAIS
4 exposições no Artes Decorativas : design e moda

No Museu das Artes Decorativas, moda, publicidade e artes decorativas estão reunidos em mais de 10 000m². As coleções ilustram a histόria do gosto, do talento, da ingeniosidade e da arte de viver da Idade Média aos dias de hoje. Fui conferir as 4 exposições temporárias do Artes Decorativas com temas relacionados ao design e a…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis