Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Artes asiáticas em Paris no museu Guimet

Buda lenda dourada

Museu das artes asiáticas de Paris, o museu Guimet fica perto do Trocadéro e conserva uma das mais ricas coleções de arte asiática no mundo. Fundado em 1889 por iniciativa do industrial e filatropo Ēmile Guimet (1836-1918), suas coleções não cessam de aumentar desde sua abertura.

Artes asiáticas em Paris

o elefante na cultura asiática

As coleções do museu Guimet são distribuídas em dois endereços próximos, ambos no 16° distritto: no museu d’Ennery (59, avenue Foch), verdadeiro gabinete de curiosidades e no Hôtel d’Heidelbach (19, avenue d’Iéna), que abriga coleções de mobiliário chinês, que por sinal, também abriga o pavilhão japonês onde o visitante pode ter a experiência de participar de uma cerimônia do chá.

porcelana japonesa em Paris

vasos chineses no museu Guimet

bronze das coleções do museu Guimet

De suas viagens no Egito, na Grécia, e de sua volta ao mundo em 1876, com estadas no Japão, na China e na India, Ēmile Guimet reuniu importantes coleções que foram inicialmente apresentadas em Lyon, sua cidade natal, antes de serem transferidas para Paris com a criação do novo museu das artes asiáticas.

O museu Guimet conserva hoje, mais de 45 000 objetos, entre joias, pinturas, esculturas, vestimentas ou ainda papirus, testemunhos de todas as diferentes culturas e civilizações asiáticas – passando pela India até o Japão, cobrinho cinco séculos de história.

Além das impressionantes coleções permanentes, o museu Guimet organiza exposições realmente excepcionais com obras originárias do Afeganistão-Paquistão, Himalaia, Sudeste da Ásia (Tailândia, Indonésia e Vietnan), Ásia Central, China, Coréia, India e Japão.

Gueixa do Japão no museu Guimet

Buda : a lenda dourada

Como Guia Conferencista Nacional na França, invisto parte do meu tempo em pesquisa, estudos e também visitando exposições temporarias diversas. Neste ano de 2019, a exposição dedicada a Buda, promovida pelo museu Guimet foi uma das mais interessantes que visitei.

Buda lenda dourada

Buda é um título dado a um mestre budista ou a todos os iluminados que alcançaram a realização espiritual do budismo. Um exemplo de Buda foi Sidarta Gautama, que nasceu por volta de 556 a.C., em Kapilavastu, capital de um pequeno reino próximo ao Himalaia, na atual fronteira do Nepal.

A exposição intitulada « Buda, a lenda dourada », foi dedicada à vida de Buda e à difusão do budismo na Ásia, quarta religião no mundo. A exposição teve como ponto central uma abordagem sobre os grandes « milagres » da vida de Buda (nascimento, despertar, primeiro sermão, acesso ao nirvana) e contou com um conjunto de múltiplas representações de Buda em diversos países da Ásia.

Musée national des arts asiatiques – Guimet : 6, place d’Iéna, 75116 Paris
Hôtel d’Heidelbach : 19, avenue d’Iéna, 75116 Paris
Musée d’Ennery : 59, avenue Foch, 75116 Paris

Abertura de segunda à sexta-feita, das 10h às 18h e fechamento às terças-feiras. 

O museu Guimet é acessível a visitantes com mobilidade reduzida. 

Exposição sobre Buda em Paris

OS PRINCIPAIS MUSEUS DE PARIS

Vocês me vêm sempre guiando no museu do Louvre e no museu d’Orsay por serem os mais visitados, tanto por quem vem a Paris pela primeira vez, como por turistas que visitam esses dois museus pela primeira vez, com visita guiada por um Guia credenciado. Cada viagem a Paris é uma oportunidade para aprender sobre história da arte e das civilizações em seus mais diversos museus. Conheçam outros museus de Paris, no nosso insta-catálogo de museus no perfil do Instagram @museusdeparis

deusa da cultura asiática
Passeios guiados e visitas culturais

A BEM in Paris tem se posicionado desde 2012, como fornecedora de visitas culturais em Paris, arredores de Paris e viagens pela França. Planejados e realizados por Guias Conferencistas formados na França, nossos passeios têm como foco a cultura, atendendo as mais altas exigências na abordagem da história e do vasto patrimônio da França – seus museus, monumentos e castelos. Nosso e-mail: contato@beminparis.com 

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress