Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Art Nouveau em Paris

O movimento Art Nouveau, ou “Arte Nova” em português, é um estilo artístico que surgiu na França na década de 1890. Até o final dos anos 1920, o movimento Art Nouveau espalhou-se pela Europa, Estados Unidos e outros países do mundo, inclusive chegando ao Brasil. Este estilo atingiu vários setores artísticos como, por exemplo, design, artes decorativas, artes gráficas e criação de móveis e notadamente, a arquitetura.

Na construção, o Art Nouveau teve como premissas principais : a utilização de materiais como o vidro, a madeira e o cimento,  bem como a relação com a produção industrial em série, valorização de temas ligados à natureza (plantas, flores, árvores e animais), retratados com linhas em movimento, dando valor às formas.

Em Paris, o advento da Art Nouveau deu-se nos anos 30, período em que a legislação para a construção dos imóveis parisienses, ditos “Haussmanianos”, era bastante restrita. Extremamente presente na capital francesa, a maioria dos prédios construídos no estilo Art Nouveau, estão localizados no 16° ‘arrondissement’, que conta com cerca de 400 imóveis nesse estilo.

Outros bairros também contam com prédios no estilo Art Nouveau, contudo, uma das obras fundadoras desse movimento é o Castel Béranger, no 16° distrito, que revolucionou a arquitetura da época, pela utilização e pela mistura de materiais como o ferro forjado, o metal , a pedra e a utilização de elementos decorativos originais.

O Castel Béranger é uma herança excepcional de um dos maiores representantes do estilo Art Nouveau, o arquiteto francês Hector Guimard, que nele explorou seus temas prediletos na arquitetura : janelas em arco, loggia, varanda e ferro. O Castel Béranger é considerado um marco na arquitetura Art Nouveau e sua fachada foi, inclusive, premiada em 1898, no 1er concurso de fachadas da cidade de Paris.

O Castel Béranger fica no n° 14 rue La Fontaine (16ème). Conheça de perto esta e outras realizações de grandes nomes da arquitetura, com uma visita guiada conosco, com o tema Arquitetura.

PASSEIOS GUIADOS E VISITAS CULTURAIS

A BEM in Paris tem se posicionado desde 2012, como fornecedora de visitas culturais em Paris, arredores de Paris e viagens pela França. Planejados e realizados por Guias Conferencistas formados na França, nossos passeios têm como foco a cultura, atendendo as mais altas exigências na abordagem da história e do vasto patrimônio da França – seus museus, monumentos e castelos. Nosso e-mail: contato@beminparis.com 

E mais!

Artes decorativas no Louvre – Leia aqui

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress