Art Nouveau em Paris


O movimento Art Nouveau, ou “Arte Nova” em português, é um estilo artístico que surgiu na França na década de 1890. Até o final dos anos 1920, o movimento Art Nouveau espalhou-se pela Europa, Estados Unidos e outros países do mundo, inclusive chegando ao Brasil. Este estilo atingiu vários setores artísticos como, por exemplo, design, artes decorativas, artes gráficas e criação de móveis e notadamente, a arquitetura.

Na construção, o Art Nouveau teve como premissas principais : a utilização de materiais como o vidro, a madeira e o cimento,  bem como a relação com a produção industrial em série, valorização de temas ligados à natureza (plantas, flores, árvores e animais), retratados com linhas em movimento, dando valor às formas.

Em Paris, o advento da Art Nouveau deu-se nos anos 30, período em que a legislação para a construção dos imóveis parisienses, ditos « Haussmanianos », era bastante restrita. Extremamente presente na capital francesa, a maioria dos prédios construídos no estilo Art Nouveau, estão localizados no 16° ‘arrondissement’, que conta com cerca de 400 imóveis nesse estilo.

Outros bairros também contam com prédios no estilo Art Nouveau, contudo, uma das obras fundadoras desse movimento é o Castel Béranger, no 16° distrito, que revolucionou a arquitetura da época, pela utilização e pela mistura de materiais como o ferro forjado, o metal , a pedra e a utilização de elementos decorativos originais.

O Castel Béranger é uma herança excepcional de um dos maiores representantes do estilo Art Nouveau, o arquiteto francês Hector Guimard, que nele explorou seus temas prediletos na arquitetura : janelas em arco, loggia, varanda e ferro. O Castel Béranger é considerado um marco na arquitetura Art Nouveau e sua fachada foi, inclusive, premiada em 1898, no 1er concurso de fachadas da cidade de Paris.

O Castel Béranger fica no n° 14 rue La Fontaine (16ème). Conheça de perto esta e outras realizações de grandes nomes da arquitetura, com uma visita guiada conosco, com o tema Arquitetura.

 

E mais!

Artes decorativas no Louvre – Leia aqui

 

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Veneza festejada no Museu Cognacq-Jay

Ate 25 de junho de 2017, o museu Cognacq-Jay, no Marais, apresenta uma exposição sobre as festas venezianas. Paradoxalmente, mesmo diante do enfraquecimento de seu poder polίtico, econômico e territorial desde a Renascença, Veneza conhece uma riquίssima fase cultural no século XVIII. A Cidade dos Doges, como para exorcisar seu declίnio que culminou com a…

LER MAIS
Festas e Divertimentos na Corte de Versalhes

Luίs XIV compreende desde cedo o papel polίtico e social dos divertimentos que contribuem para o esplendor da monarquia. O « Rei Sol » promove grandes festas e eventos memoráveis durante todo seu reinado, atribuindo grande importância a esses eventos considerados por ele, parte da arte de governar. O desafio dos cortesãos por outro lado, era o…

LER MAIS
Nuit Blanche : noite cultural em Paris

A « Nuit Blanche », que literalmente significa « noite em claro » acontece uma vez por ano, no primeiro sábado do mês de outubro. Durante toda a noite, museus, monumentos e locais emblemáticos da capital francesa são abertos gratuitamente ao público, noite afora, exibindo instalações artísticas, concertos e animações inusitadas, algumas criadas especialmente para o evento, que destaca…

LER MAIS
Dormir na Torre Eiffel durante a Eurocopa, um sonho possível

O que você faria se a Torre Eiffel fosse sua por uma noite ? foi respondendo a essa pergunta que os felizardos ganhadores do concurso promovido pela Homeway tiveram o sonho realizado de dormir por uma noite, no primeiro andar da « Dama de ferro », durante a Eurocopa. A HomeAway é lider mundial na locação de apartamentos…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis