Arquitetura e design por Charlotte Perriand


A Fondation Louis Vuitton celebra Charlotte Perriand em uma exposição inédita que ocupa a totalidade de suas galerias.

arquiteta Charlotte Perriand

Conhecida pela sua importante colaboração no domínio do design, Charlotte Perriand teve uma visão bastante ampla de sua prática, aliando p design à arquitetura e ao urbanismo e, propondo uma síntese com outras artes (pintura, escultura, fotografia…),tendo como objetivo central, o de melhorar de forma significativa a vida cotidiana.

cozinha planejada Charlotte Perriand

apartamento em Paris nos anos 1960

A exposição intitulada « O mundo novo de Charlotte Perriand (1903-1999) » aborda suas realizações na arquitetura, no mobiliário, na fotografia e no design de interiores, destacando sua relação com artistas da época, como Fernand Léger e Calder.

Charlotte Perriand e artistas modernos

Charlotte Perriand e suas fontes de inspiração

Nos final dos anos 1920, Charlotte Perriand imagina um novo conceito da « art de vivre », em ruptura com os códigos da época. Contemporânea de uma era transformada pelas máquinas, ela usa até colares feitos de bolas de rolamento de aço inoxidável. A mecânica, o cinema, aviões, carros ou coreografias de Joséphine Baker são algumas de suas fontes de inspiração, bem como obras de artistas contemporâneos: Hartung, Richier, Soulages).  

Construindo a modernidade ao lado de Le Corbusier e Pierre Jeanneret

Nascida em Paris, Charlotte Perriand estuda na École de l’Union Centrale des Arts Décoratifs e como designer de interiores integra o atelier de Le Corbusier e Pierre Jeanneret, nas décadas de 1920 e 1930, onde ela cria, em especial, a chaise longue, obra-prima do mobiliário do século XX.

Chaise longue Charlotte Perriand

Charlotte Perriand revolucionou a arquitetura de interiores rejeitando o estilo art déco criando móveis diretamente inspirados do universo industrial.

Em uma época onde era bastante incomum que uma mulher se tornasse arquiteta, desenhista e artista, a carreira de Perriand foi relativamente longa e inclui projetos icônicos como a Villa Savoye, a Villa Church, a, a Cité de Réfuge de l’Armée du Salut, e o Pavilhão Suíço na Cité Universitaire, em Paris.

Charlotte foi uma pioneira da modernidade e rompeu com os códigos tradicionais de sua época explorando suas facetas de arquiteta, designer e criadora visionária promovendo uma estreita relação entre a arte, a arquitetura e o design.

Design de interiores em Paris

Charlotte Perriand na Fondation Louis Vuitton 

A mostra fica até 24 de fevereiro de 2020 na Fondation Louis Vuitton. O circuito cronológico da exposição reune cerca de 180 peças de design e ambientes planejados por Charlotte Perriand bem como obras de arte que a influenciaram, pinturas, esculturas, tapeçarias e fotografias.

Chaise longue dupla Charlotte Perriand

Design japonês por Charlotte Perriand

decoração de interiores Charlotte Perriand

TOUR ARQUITETURA & DESIGN EM PARIS

O tema « Arquitetura & Design » está sempre presente nos tours da BEM in Paris. Selecionamos endereços privilegiados de ateliês, lojas, galerias de arte, hotéis design e locais representativos da diversidade da arquitetura na capital francesa com roteiros adaptados para individuais e profissionais da área. Informações detalhadas pelo E-mail : contato@beminparis.com

E MAIS

Conheça a Fondation Louis Vuitton, projeto do arquiteto Franck Ghery. Neste link.

Confira o post sobre a Villa Savoye, nos arredores de Paris. Aqui.

Arquitetura de Paris no Pavillon de l’Arsenal. Leia o post aqui.

Relembre a exposição Gio Ponti no Arts Décoratifs de Paris. Aqui.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Poltrona listrada Pio Conti
Gio Ponti, arquiteto da elegância

O Museu das Artes Decorativas de Paris apresenta em sua nave central, a exposição Tutto Ponti, Gio Ponti archi-designer cobrindo o conjunto da carreira do arquiteto e designer italiano Gio Ponti, de 1921 a 1978. Considerado como um dos profissionais mais influentes do século XX, Ponti (1891-1979) interessa-se tanto pela produção industrial quanto pela produção…

LER MAIS
Arquitetura de Paris em exposição no Pavillon de l’Arsenal

A arquitetura de Paris não deixa nenhum visitante indiferente e até os próprios parisienses, indiferentes. Todos admiram a linearidade e a coerência dos prédios haussmanianos,  a beleza dos vastos boulevares, largas avenidas, consideradas as mais belas do mundo, pontes e praças que fazem de Paris uma cidade única, uma cidade cartão-postal. Ainda com caracterίstas medievais…

LER MAIS
Le Corbusier : inscrito no Patrimônio Mundial da Unesco

O arquiteto franco-suíço Le Corbusier é um dos grandes nomes da arquitetura do século XX, e suas realizações na arquitetura bem como sua obra escrita, tiveram incidência em todo o mundo,  considerando as grandes mudanças técnicas e conceituais do movimento Moderno no domínio da arquitetura e urbanismo. Suas criações são o resultado de uma pesquisa…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.