Arquitetura de Paris em exposição no Pavillon de l’Arsenal


A arquitetura de Paris não deixa nenhum visitante indiferente e até os próprios parisienses, indiferentes. Todos admiram a linearidade e a coerência dos prédios haussmanianos,  a beleza dos vastos boulevares, largas avenidas, consideradas as mais belas do mundo, pontes e praças que fazem de Paris uma cidade única, uma cidade cartão-postal.

Arquitetura de Paris

Paris é uma cidade arborizada com belas alamedas

Ainda com caracterίstas medievais em meados do século XIX, a transformação urbana foi confiada a Eugène Haussmann, então prefeito naquele perίodo (1852 – 1870), sob o Segundo Império com Napoleão III, que fez da reurbanização de Paris seu principal projeto.

Além de determinar a estrutura dos prédios, Georges-Eugène Haussmann também foi responsável pela abertura de avenidas e boulevares, pelo aperfeiçoamento do sistema de esgoto, pela implantação de espaços verdes, a criação de equipamentos públicos e sobretudo, pela criação de novos bairros. Verdadeira metamorfose que altera definitivamente o tecido urbano herdado na Idade Média.

O Pavillon de l’Arsenal organiza uma exposição sobre a arquitura de Paris com a proposta de reavaliar a arquitetura e o urbanismo Haussmanianos através de uma série de mapas, documentos, desenhos, fotografias e maquetes, avaliar essa arquitetura-modelo incrivelmente voltada para o prazer da cohabitação e da circulação, reavaliar seu status de cidade-museu dando a Paris seu justo tίtulo de cidade contemporânea e conceitualizada.

Paris Haussmann é uma exposição recomendada a arquitetos, urbanistas, estudantes de arquitetura e urbanismo e a todos aqueles apaixonados pela configuração urbana da capital francesa.

Fachada Haussmaniana

Maquete de um prédio de Paris

Pátio interno do prédio

Os quarteirões de Paris

Os tradicionais telhados de Paris

Comércios e residências de Paris

 duas principais Ilhas de Paris : Ilha de la Cité e Ilha Saint Louis

No centro do mapa, a delimitação das duas principais Ilhas de Paris : Ilha de la Cité e Ilha Saint Louis

Prédios de diferentes épocas integram a arquitetura de Paris

Homem público, Haussmann foi designado pelo Imperador Napoleão III para comandar a reestruturação urbana de Paris entre 1853 e 1870.

Arquitetura de Paris no Centro de informação para arquitetos e urbanistas

O Pavillon de l’Arsenal é o Centro de informação, de documentação e de exposição do Urbanismo e da Arquitetura de Paris e da metrόpole parisiense.  Além das exposições temporárias, a exposição permanente intitulada « Paris, visita guiada », retraça a construção e a evolução do tecido urbano de Paris ao longo dos séculos. Uma parada obrigatόria em Paris para urbanistas e arquitetos.

Pavillon de l'Arsernal em Paris : arquitetura e urbanismo

Villa Savoia do Le Corbusier nos arredores de Paris

Centro de informação para arquitetos e urbanistas em Paris

A Exposição « Paris Haussmann », no Pavillon de L’Arsenal, vai até 7 de maio de 2017

O Pavillon de L’Arsenal fica perto da Bastilha, no n° 21, boulevard Morland, Paris 4e. Metrô Sully-Morland)

Attention ! Entrada gratuita.

Outros posts sobre arquitetura em Paris

Catedral Notre Dame de Paris, simbolo da arquitetura gótica.  Leia aqui.

O movimento Art Nouveau em Paris. Neste link.

A Villa Savoye e outros projetos de Le Corbusier na lista do Patrimônio Mundial da Unesco. Aqui.

 

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Le Corbusier : inscrito no Patrimônio Mundial da Unesco

O arquiteto franco-suíço Le Corbusier é um dos grandes nomes da arquitetura do século XX, e suas realizações na arquitetura bem como sua obra escrita, tiveram incidência em todo o mundo,  considerando as grandes mudanças técnicas e conceituais do movimento Moderno no domínio da arquitetura e urbanismo. Suas criações são o resultado de uma pesquisa…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis