Ai Weiwei no Le Bon Marché


Ai Weiwei Bon Marché

Compras e cultura : Ai Weiwei expõe no Le Bon Marché Rive Gauche

O artista chinês Ai Weiwei cria uma exposição exclusiva para o Le Bon Marché Rive Gauche, um dos mais elegantes ‘grands magasins’ parisienses.

Nascido em Pequim, Ai Weiwei é uma das mais importantes figuras da cena artística contemporânea. Escultor, fotógrafo, videasta, documentalista e arquiteto. A obra de Ai Weiwei denuncia as contradições da modernidade de seu país e coloca em evidência inúmeras referências históricas e culturais.

 

Ai Weiwei dragao 2

“Dragão em quatro segmentos”, umas das obras expostas no térreo da loja

 

“Interpretado no Ocidente como um animal maléfico, o dragão na China é o simbolo da imortalidade, da perserverança, da força e do sucesso. O dragão foi o emblema do imperador em todas as dinastias chinesas, detentor de poderes divinos e imperiais. O ‘Dragão’  imaginado por Ai Weiwei é composto por uma estrutura de bambu, recoberta de papel de seda. Imponente e ao mesmo tempo leve. « Dragão em quatro segmentos », e tem a missão de transmitir energia, reconforto e esperança”.

 

Ai Weiwei dragao

Ai Weiwei dragao 3

O objetivo do artista foi fazer da luxuosa loja, além de espaço comercial, um espaço cultural, como forma de ir ao encontro de um novo público, mais amplo, como o público de um museu. Especialmente pensadas para o Bon Marché, as obras foram realizadas em seu atelier na China.  Ai Weiwei e sua equipe trabalharam  exatamente um ano, na criação das imponentes criaturas voadoras, inspiradas do  « Livro dos Montes e dos Mares », obra clássica da literatura chinesa, que reúne contos e legendas populares da Antiguidade chinesa. Ai Weiwei presta homenagem a tradição chinesa, se inspirando da arte ancestral de fazer pipas com estruturas de bambu recobertas de seda.

 

Ai Weiwei expo

Ai weiwei expo 1

A exposição de Ai Weiwei no Bon Marché está distribuida : no átrio da loja, no térreo e nas vitrines da rue de Sèvres.

 

Ai Weiwei vitrines

As instalações intituladas « Vitrines 1 à 10 – rue de Sèvres » referem-se a mitologia chinesa e a história da arte de século XX – a exemplo de Marcel Duchamp – também, a exemplo da obra e da trajetória pessoal de Ai Weiwei.

 

Até dia 20 de fevereiro de 2016.

Le Bon Marché Rive Gauche – 24 Rue de Sèvres, 75007 Paris

Mostrei essa exposição no Snapchat #beminparis e quem teve a oportunidade de assistir aos vários vídeos postados pôde conferir comigo a beleza e a leveza dessa exposição incrível.

 

E mais!

Liquidações em Paris: les soldes – Leia aqui

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Veneza festejada no Museu Cognacq-Jay

Ate 25 de junho de 2017, o museu Cognacq-Jay, no Marais, apresenta uma exposição sobre as festas venezianas. Paradoxalmente, mesmo diante do enfraquecimento de seu poder polίtico, econômico e territorial desde a Renascença, Veneza conhece uma riquίssima fase cultural no século XVIII. A Cidade dos Doges, como para exorcisar seu declίnio que culminou com a…

LER MAIS
Festas e Divertimentos na Corte de Versalhes

Luίs XIV compreende desde cedo o papel polίtico e social dos divertimentos que contribuem para o esplendor da monarquia. O « Rei Sol » promove grandes festas e eventos memoráveis durante todo seu reinado, atribuindo grande importância a esses eventos considerados por ele, parte da arte de governar. O desafio dos cortesãos por outro lado, era o…

LER MAIS
Nuit Blanche : noite cultural em Paris

A « Nuit Blanche », que literalmente significa « noite em claro » acontece uma vez por ano, no primeiro sábado do mês de outubro. Durante toda a noite, museus, monumentos e locais emblemáticos da capital francesa são abertos gratuitamente ao público, noite afora, exibindo instalações artísticas, concertos e animações inusitadas, algumas criadas especialmente para o evento, que destaca…

LER MAIS
Dormir na Torre Eiffel durante a Eurocopa, um sonho possível

O que você faria se a Torre Eiffel fosse sua por uma noite ? foi respondendo a essa pergunta que os felizardos ganhadores do concurso promovido pela Homeway tiveram o sonho realizado de dormir por uma noite, no primeiro andar da « Dama de ferro », durante a Eurocopa. A HomeAway é lider mundial na locação de apartamentos…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.