A última viagem de Napoleão Bonaparte


Pela primeira vez, uma exposição é dedicada aos últimos dias do Imperador Napoleão. Através de objetos pessoais, mobiliário, manuscritos e quadros,  a exposição « Napoléon à Sainte Helène »  retraça a última batalha de Napoleão, seu exílio na Ilha de Santa Helena.

Napoleao-expo-9

Napoleão foi exilado pelo governo Britânico após sua derrota na Batalha de Waterloo.

Napoleao-expo-3

A Batalha de Waterloo foi um confronto militar ocorrido em 18 de Junho de 1815 perto de Waterloo, na atual Bélgica (então parte integrante do Reino Unido dos Países Baixos). Um exército do Primeiro Império Francês, sob o comando do Imperador Napoleão (72 000 homens), foi derrotado pelos exércitos da Sétima Coligação que incluíam uma força britânica e uma força prussiana  (118 000 homens). Este confronto foi a última batalha de Napoleão e sua derrota terminou com o seu governo como Imperador.

Com a derrota em Waterloo, Napoleão embarcou para Plymouth dia 7 de agosto a bordo da fregata HMS Northumberland e desembarcou em Jamestown, capital de Santa Helena, dia 17 de outubro de 1815, no início da noite.

Napoleao-expo-2

Situada no coração do Atlântico Sul, a ilha de Santa Helena é um pequeno território Britânico, um dos lugares mais isolados do mundo. A ilha foi durante muito tempo, uma escala importante, porém ganhou fama por ter sido cenário do último capítulo da vida de Napoleão e de sua morte, em 5 de maio de 1821.

A 1950 km à oeste da África, 2900 km à leste do Brasil e à 7219 km ao sul de Paris, Santa Helena é o lugar ideal escolhido pela Grã-Bretanha para exilar o Imperador e distanciá-lo de seus apoiadores. Apenas 10km por 17km, a ilha, residência de Napoleão durante quase 6 anos, tem uma superfície estreita, de  122 km².

Napoleao-expo-1

Napoleão passou os dois primeiros meses em Briars e os últimos cinco anos e meio, antes de suas morte, chegando aos 52 anos, em Longwood. Durante esse período, o Imperador pôde visitar quase toda a ilha.

Em Santa Helena, Bonaparte passa a maior de seu tempo escrevendo e ditando suas memórias, forjando sua legenda graças ao « Memorial de Santa Helena », um dos maiores best-sellers do século 19.

Napoleão não descreveu Santa Helena de forma positiva, mas tinha ele suas razões. Hoje, os visitantes podem se dar conta de suas reais condições de vida em Santa Helena e ver como viveu o Imperador em seu último destino.

Napoleao-expo-4

Napoleao-expo-5

Napoleao-expo-8

Napoleao-expo-6

Napoleao-expo-7

Napoleao-expo-14

Oficiais, Marechais e companheiros fiéis permaneceram ao lado de Napoleão em Santa Helena até seus últimos dias.

 

Napoleão morre em 5 de maio de 1821.

Napoleão morre em 5 de maio de 1821.

Conforme seu desejo, Napoleão foi enterrado no pitoresco vale Sane, perto de Longwood. Em outubro de 1840, à pedido do governo francês, seu corpo foi exumado, trazido para Paris com muitas honrarias e enterrado nos Inválidos. Napoleão terá permanecido 25 anos em Santa Helena.

Igreja do Domo no Hôtel National des Invalides

Igreja do Domo no Hôtel National des Invalides, ou Palácio dos Inválidos, onde fica a Tumba de Napoleão Bonaparte.

 

Cronologia do exílio de Napoleão em Santa Helena

1815

7 de agosto : Napoleão embarca para Plymouth a bordo da fregata HMS Northumberland com destino à Santa Helena.

17 de outubro : Napoleão desembarca em santa Helena. Depois de uma noite em Jamestown, parte para Briars.

10 de dezembro : Napoleão se instala em Longwood

1820

Novembro : Napoleão adoece

1821

5 de maio : Napoleão morre em Longwood

9 de maio : Napoleão é enterrado no vale Sane

1840

15 de outubro : Uma delegação Francesa coordena a exumação dos restos mortais de Napoleão para repatriá-lo à Paris

15 de dezembro : As cinzas de Napoleão chegam em Paris, onde mais de um milhão de pessoas acompanham o cortejo até os Inválidos.

Napoleao-expo-13

 

Mostrei essa exposição no Snapchat #beminparis.

Onde ver a exposição :  Musée de l’Armée  Exposição : Napoléon à Sainte Helène  Até 24 de julho de 2016

129 rue de Grenelle, 75007  – Metrô : La Tour Maubourg (linha 8) – Todos os dias, das 10h às 18h.

 

E mais!

Na intimidade de Napoleão III – Leia aqui

 

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Napoleao Bonaparte estrategista
Palácio dos Inválidos: os segredos de estratégia de Napoleão

Arcole, Ulm, Austerliz, Iéna, Friedland, Wagram… As batalhas vencidas por Napoleão I foram inúmeras. A exposição « Napoléon Stratège » no museu da Artilharia, no Palácio dos Inválidos, explora uma faceta de Napoleão ainda pouco conhecida : a de chefe de guerra.  A exposição objetiva explicar o que fez desse general e imperador, uma referência à frente de…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.