Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

A preciosa coleção do Egito no Museu do Louvre

A criação de um departamento de antiguidades egίpcias no Louvre não foi consequência direta da expedição de Bonaparte  no Egito, entre 1798 e 1801. Muitas obras desse perίodo ficaram em poder dos Ingleses, dentre elas, a célebre Pedra de Roseta, hoje nas coleções do Museu Britânico, em Londres.

As primeiras obras do Egito entram no Louvre bem mais tarde, no reinado de Carlos X, inίcio do século XIX. Jean-François Champollion autêntico linguista francês, especialista em lίnguas antigas desvenda o enigma da escrita e da lίngua faraônicas, em 1822. O egiptόlogo convence o Rei Carlos X  a adquirir três grandes coleções pertencentes a diplomatas europeus que tinham servido no Egito. O departamento de Antiguidades Egίpcias do Louvre é então criado e inaugurado em 1827, tendo Champollion como primeiro conservador.

egito-louvre

O Louvre détem uma das maiores coleções de antiguidades egίpcias depois do museu do Cairo, desde o fim da Pré-histόria (4000 anos antes de nossa Era até a Era Cristã (a partir do 4° século d.C.)  Dentre outras grandes coleções egίpcias como as de Turin, Berlin, Museu Britânico, Metropolitain, Boston… o acervo do Louvre é um dos mais  equilibrados por conservar obras-primas de cada época.

Dois circuitos são propostos no Louvre: um circuito temático que permite a compreensão do Egito antigo, através das atividades agrίcolas, da exploração do Nilo, da escrita, da morte, dos sarcόfagos, dos templos, etc. ; e um circuito cronolgico, que destaca as sequências histόricas e a evolução da arte egίpcia.

Na Ala Sully, o visitante é recebido por uma das maiores esfinges expostas fora do Egito. A escultura foi encontrada no ano de 1825 entre as ruinas do Tempo de Amun, em Tanis, que foi a capital do Egito Antigo durante a vigésima primeira e vigésima segunda dinastias.

egito-louvre2

egito-louvre-escriba
O Escriba Sentado foi descoberto em Saggara, no ano de 1850 e data do período da quarta dinastia do Império Antigo, por volta de 2620 a 2500 a.C.

egito-louvre-3

egito-louvre-5

egito-louvre-4

O Departamento de Antiguidades Egίpcias no Louvre fica na Ala Sully.

A BEM in Paris organiza sua visita guiada no Louvre com Guia licenciado, em português (Saiba detalhes)

Posts relacionados

Os suntuosos Apartamentos de Napoleão III no Louvre (Neste link)

Descubra o Departamento de Artes Decorativas do Louvre (Neste link)

Conheça toda a polêmica envolvendo a construção da Pirâmide do Louvre (Neste link)

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress