A origem da Alta Costura em Paris


A origem da Alta Costura « Haute Couture » é atribuída ao inglês Charles Frédérick WORTH, que abre em 1858, no n° 7, rue de la Paix, a primeira verdadeira Maison de Couture. Antes disso, Rose Bertin, « Ministra da Moda » de Maria-Antonieta, tinha iniciado esse caminho, tendo sido a primeira modista a liberar o corpo da mulher e a ornamentar suas criações de bordados, rendas e pétalas de rosas.

Da Alta Costura, Worth inventa tudo, ou quase tudo : criações exclusivas, lançamento de tendências, elevação do costureiro à condição de artista e a promoção de espetáculos publicitários sazonais baseados em grifes e modelos (manequins vivos), inclusive sua esposa. As clientes de Worth faziam parte da alta sociedade parisiense e pela fama, logo tornou-se o costureiro da imperatriz Eugênia de Montijo, esposa de Napoleão III.

alta costurge surge em Paris

Este post é ilustrado com imagens de obras do pintor impressionista Jean Béraud conhecido por seus diversos quadros retratando o cotidiando de Paris, a noite parisiense e da alta sociedade de Paris durante a Belle Ėpoque.

paris do século 19

capital da moda Paris

Paris capital da moda

Alta Costura : exclusividade parisiense

Em 23 de janeiro de  1945, a apelação « Haute Couture », tornou-se, por decreto, uma apelação juridicamente controlada pela França. As maisons parisienses e estrangeiras que hoje fazem parte do conjunto de maisons atuantes na Alta Costura são submetidas às regras da Chambre Syndicale de la Couture (Câmara Sindical da Costura) sob a égide do Ministério francês da Indústria.

A Alta Costura é baseada no trabalho manual realizado pelos ateliês das maisons, verdadeiros laboratórios de ideias e de técnicas e espaços onde a criatividade pode ser livremente expressada. A Alta Costura distingue-se pela exclusividade dos modelos criados a cada ano e realizados sob medida para uma seleta clientela. E claro ! a Alta Costura colabora e muito para a visibilidade de Paris como capital da moda, sinônimo de sofisticação e bom gosto.

Em resumo, a Alta Costura designa um sistema de produção de vestuário de luxo, tipicamente parisiense, dirigido para mulheres. Trata-se de criar uma roupa sob medida empregando os mais belos tecidos e ornamentos, dentro das mais exigentes técnicas do savoir-faire francês.

bailes elegantes em Paris

Voilà! espero que tenham gostado de fazerem essa volta ao tempo junto comigo, na origem da Alta Costura e pelas sublimes obras de Jean Béraud

Aprender é o novo chic

A @beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama história da arte e cultura francesa, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.

Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.

Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, sem sair de casa. Clique aqui.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Balenciaga e Alaia lado a lado em Paris
A moda de Balenciaga e Azzedine Alaïa celebrada em Paris

A moda de Balenciaga e Azzedine Alaïa é celebrada em exposição inédita em Paris nesse primeiro semestre de 2020. O costureiro espanhol Cristóbal Balenciaga, nasceu na Espanha em 1895. Em 1919 abriu a sua primeira casa de costura em San Sebastian (Espanha) e devido a Guerra Civil Espanhola mudou-se para Paris, onde abriu sua maison em 1937. Balenciaga foi considerado o…

LER MAIS
exposição de moda Alaia estilista gênio
Exposição de moda: collab entre Alaia e Tati

A nova exposição de moda  da Fondation Alaïa trata das famosas collabs entre grifes e marcas de fast fashion, hoje em dia, muito comuns. O estilista Azzedine Alaïa, ainda nos anos 1990, foi o primeiro nome de expressão na moda a unir o nome de sua grife a uma marca popular, mais exatamente, a uma…

LER MAIS
« Back Side, dos à la mode », exposição de moda no museu Bourdelle

O Palais Galliera, museu da moda de Paris, realiza exposições temáticas abordando décadas, grandes nomes do estilismo e figuras da moda, influências e evolução do vestuário. As exposições acontecem duas vezes por ano, quando o Galliera apresenta uma parte de suas inestimáveis e frágeis coleções que testemunham da genialidade criativa da moda do século XVIII…

LER MAIS
Dior em Londres, a exposição do ano

Londres e Paris são capitais prόximas separadas apenas por 2h15 de Eurostar, o trem de alta velocidade (300km/h) que liga as duas cidades pelo Canal da Mancha. A viagem é rapida e prática, pois o trem sai do centro de Paris, da Gare du Nord e em Londres, chega em uma região central, na estação…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.