A origem da Alta Costura em Paris


A origem da Alta Costura « Haute Couture » é atribuída ao inglês Charles Frédérick WORTH, que abre em 1858, no n° 7, rue de la Paix, a primeira verdadeira Maison de Couture. Antes disso, Rose Bertin, « Ministra da Moda » de Maria-Antonieta, tinha iniciado esse caminho, tendo sido a primeira modista a liberar o corpo da mulher e a ornamentar suas criações de bordados, rendas e pétalas de rosas.

Da Alta Costura, Worth inventa tudo, ou quase tudo : criações exclusivas, lançamento de tendências, elevação do costureiro à condição de artista e a promoção de espetáculos publicitários sazonais baseados em grifes e modelos (manequins vivos), inclusive sua esposa. As clientes de Worth faziam parte da alta sociedade parisiense e pela fama, logo tornou-se o costureiro da imperatriz Eugênia de Montijo, esposa de Napoleão III.

alta costurge surge em Paris

Este post é ilustrado com imagens de obras do pintor impressionista Jean Béraud conhecido por seus diversos quadros retratando o cotidiando de Paris, a noite parisiense e da alta sociedade de Paris durante a Belle Ėpoque.

paris do século 19

capital da moda Paris

Paris capital da moda

Alta Costura : exclusividade parisiense

Em 23 de janeiro de  1945, a apelação « Haute Couture », tornou-se, por decreto, uma apelação juridicamente controlada pela França. As maisons parisienses e estrangeiras que hoje fazem parte do conjunto de maisons atuantes na Alta Costura são submetidas às regras da Chambre Syndicale de la Couture (Câmara Sindical da Costura) sob a égide do Ministério francês da Indústria.

A Alta Costura é baseada no trabalho manual realizado pelos ateliês das maisons, verdadeiros laboratórios de ideias e de técnicas e espaços onde a criatividade pode ser livremente expressada. A Alta Costura distingue-se pela exclusividade dos modelos criados a cada ano e realizados sob medida para uma seleta clientela. E claro ! a Alta Costura colabora e muito para a visibilidade de Paris como capital da moda, sinônimo de sofisticação e bom gosto.

Em resumo, a Alta Costura designa um sistema de produção de vestuário de luxo, tipicamente parisiense, dirigido para mulheres. Trata-se de criar uma roupa sob medida empregando os mais belos tecidos e ornamentos, dentro das mais exigentes técnicas do savoir-faire francês.

bailes elegantes em Paris

Voilà! espero que tenham gostado de fazerem essa volta ao tempo junto comigo, na origem da Alta Costura e pelas sublimes obras de Jean Béraud

Aprender é o novo chic

A @beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama história da arte e cultura francesa, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.

Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.

Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, sem sair de casa. Clique aqui.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Balenciaga e Alaia lado a lado em Paris
A moda de Balenciaga e Azzedine Alaïa celebrada em Paris

A moda de Balenciaga e Azzedine Alaïa é celebrada em exposição inédita em Paris nesse primeiro semestre de 2020. O costureiro espanhol Cristóbal Balenciaga, nasceu na Espanha em 1895. Em 1919 abriu a sua primeira casa de costura em San Sebastian (Espanha) e devido a Guerra Civil Espanhola mudou-se para Paris, onde abriu sua maison em 1937. Balenciaga foi considerado o…

LER MAIS
exposição de moda Alaia estilista gênio
Exposição de moda: collab entre Alaia e Tati

A nova exposição de moda  da Fondation Alaïa trata das famosas collabs entre grifes e marcas de fast fashion, hoje em dia, muito comuns. O estilista Azzedine Alaïa, ainda nos anos 1990, foi o primeiro nome de expressão na moda a unir o nome de sua grife a uma marca popular, mais exatamente, a uma…

LER MAIS
« Back Side, dos à la mode », exposição de moda no museu Bourdelle

O Palais Galliera, museu da moda de Paris, realiza exposições temáticas abordando décadas, grandes nomes do estilismo e figuras da moda, influências e evolução do vestuário. As exposições acontecem duas vezes por ano, quando o Galliera apresenta uma parte de suas inestimáveis e frágeis coleções que testemunham da genialidade criativa da moda do século XVIII…

LER MAIS
Dior em Londres, a exposição do ano

Londres e Paris são capitais prόximas separadas apenas por 2h15 de Eurostar, o trem de alta velocidade (300km/h) que liga as duas cidades pelo Canal da Mancha. A viagem é rapida e prática, pois o trem sai do centro de Paris, da Gare du Nord e em Londres, chega em uma região central, na estação…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins
This endpoint has been retired

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.