Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

A origem da Alta Costura em Paris

Impressionismo e a moda no Orsay

A origem da Alta Costura « Haute Couture » é atribuída ao inglês Charles Frédérick WORTH, que abre em 1858, no n° 7, rue de la Paix, a primeira verdadeira Maison de Couture. Antes disso, Rose Bertin, « Ministra da Moda » de Maria-Antonieta, tinha iniciado esse caminho, tendo sido a primeira modista a liberar o corpo da mulher e a ornamentar suas criações de bordados, rendas e pétalas de rosas.

Da Alta Costura, Worth inventa tudo, ou quase tudo : criações exclusivas, lançamento de tendências, elevação do costureiro à condição de artista e a promoção de espetáculos publicitários sazonais baseados em grifes e modelos (manequins vivos), inclusive sua esposa. As clientes de Worth faziam parte da alta sociedade parisiense e pela fama, logo tornou-se o costureiro da imperatriz Eugênia de Montijo, esposa de Napoleão III.

alta costurge surge em Paris

Este post é ilustrado com imagens de obras do pintor impressionista Jean Béraud conhecido por seus diversos quadros retratando o cotidiando de Paris, a noite parisiense e da alta sociedade de Paris durante a Belle Ėpoque.

paris do século 19

capital da moda Paris

Paris capital da moda

Alta Costura : exclusividade parisiense

Em 23 de janeiro de  1945, a apelação « Haute Couture », tornou-se, por decreto, uma apelação juridicamente controlada pela França. As maisons parisienses e estrangeiras que hoje fazem parte do conjunto de maisons atuantes na Alta Costura são submetidas às regras da Chambre Syndicale de la Couture (Câmara Sindical da Costura) sob a égide do Ministério francês da Indústria.

A Alta Costura é baseada no trabalho manual realizado pelos ateliês das maisons, verdadeiros laboratórios de ideias e de técnicas e espaços onde a criatividade pode ser livremente expressada. A Alta Costura distingue-se pela exclusividade dos modelos criados a cada ano e realizados sob medida para uma seleta clientela. E claro ! a Alta Costura colabora e muito para a visibilidade de Paris como capital da moda, sinônimo de sofisticação e bom gosto.

Em resumo, a Alta Costura designa um sistema de produção de vestuário de luxo, tipicamente parisiense, dirigido para mulheres. Trata-se de criar uma roupa sob medida empregando os mais belos tecidos e ornamentos, dentro das mais exigentes técnicas do savoir-faire francês.

bailes elegantes em Paris

Voilà! espero que tenham gostado de fazerem essa volta ao tempo junto comigo, na origem da Alta Costura e pelas sublimes obras de Jean Béraud

Aprender é o novo chic

A @beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama história da arte e cultura francesa, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.

Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.

Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, sem sair de casa. Clique aqui.

 

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress