A maternidade na arte


Da representação da Virgem Maria e o menino Jesus na Idade média aos retratos oficiais das famílias burguesas no século XVIII, a maternidade é  um tema de fascínio para inúmeros artistas.

Até o século XVI, o tema na maternidade é geralmente relacionado à temas religiosos, notadamente com a representação de Maria e o menino Jesus. A intimidade da família passa a ser amplamante retratada na pintura a partir do século XVII, com o surgimento de uma classe e a valorização da criança na sociedade. Na França, os pintores impressionistas concentram-se em representar cenas da vida real tal qual ela é, e produzem inúmeras obras tendo a maternidade como tema central.

O Dia das Mães na França, foi oficializado, em 24 de maio de 1950. O dia de celebração é previsto no último domingo de maio ou no primeiro domingo de junho, de forma que não coincida com o Dia de Pentecostes (feriado religioso que marca os cinquenta dias após a ressurreição de Cristo na Páscoa). Neste ano, o Dia das Mães na França, « Fête des Mères », em francês, será comemorado, no domingo 7 de junho de 2020.

Dedico esse post às mães brasileiras, no Brasil e no mundo afora, esta série de pinturas de Renoir sobre o tema maternidade.

Primeiros Passos Renoir

Renoir

Renoir criança

maternidade na pintura

Renoir maternidade

Mulher guarda-sol Renoir

SOBRE RENOIR 

Autorretrato Renoir

Pierre-Auguste Renoir (1841 – 1919) nasce em Limoges numa família modesta e aos 13 anos inicia a vida artística como aprendiz de pintor de porcelana. Em 1861, em Paris, Renoir frequenta o atelier de Gleyre preparando-se para ingresso na Escola de belas-artes e nesse período conhece outros artistas impressionistas, como Monet, de quem torna-se amigo íntimo. O artista explora temas relacionados aos prazeres modernos, aos momentos de felicidade e a beleza física das mulheres. Renoir é um dos pintores de maior destaque no impressionismo e alcança reconhecimento internacional nos anos 1890.

Cursos on-line de história da arte

A @beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama arte, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.

Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.

Aprender é mesmo o novo chic.

Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, sem sair de casa. Clique aqui.

LEIA NO BLOG OUTROS POSTS SOBRE O IMPRESSIONISMO

Conheça a pintura de Pissarro, mais um artista amigo de Monet. Neste link

Caillebotte, artista impressionista apaixonado pela arquitetura de Paris. Leia aqui.

Adorei pesquisar sobre a moda na pintura impressionista. Leia o post aqui

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.