A exclusiva suite Coco Chanel no Ritz


Vocês que me acompanham nas redes sociais (Instagram e Snapchat #beminparis) viram que nos últimos dias tive uma agenda movimentada e très glamour, com direito a um final de semana em Courchevel, a estação de esqui mais luxuosa da França (vou postar em breve todos os detalhes da viagem). Nesse post quero falar da minha visita ao Ritz,  marcante pelo valor histόrico desse lugar emblemático e pela elegante receptividade que tive, representando a @beminparis.

O Ritz foi um dos prestigiados endereços de Paris abordados na minha monografia do curso de Guia Conferencista, na qual explanei um tema relacionado à origem das grandes marcas em meados do século XIX, perίodo em que foi  inaugurado o Ritz, um dos primeiros hotéis-palácios parisienses. Esta foi a minha primeira visita ao Ritz depois da reforma que durou cerca de quatro anos.

Instalado no n° 15, Place Vendôme, o Ritz é sinônimo de conforto e de excelência da arte de viver à francesa (art de vivre à française). O grande desafio do Ritz com a renovação foi alinhar dispositivos tecnolόgicos de forma harmoniosa com sua decoração clássica.

 Gabrielle Chanel no Ritz

O novo Ritz dispõe de 71 quartos e 71 suίtes, sendo 15 suίtes de prestίgio incluindo a sute Coco Chanel, onde a estilista viveu no inίcio dos anos vinte. Com a morte de Boy Capel, Chanel aluga uma suίte no Ritz  em 1937 e mora no hotel até sua morte, janeiro de 1971. Para a minha sorte e feliz surpresa, a sute Coco Chanel estava disponίvel no dia da minha visita ao Ritz e pude conhecê-la em detalhes, acompanhada de um maître do hotel. Não preciso dizer da minha emoção de visitar essa suίte tão confidencial e exclusiva.

A suίte foi decorada pela prόpria Coco Chanel refletindo um universo de luxo e refinamento. Chanel decora a suite seguindo o estilo de seu apartamento da rue Cambon, onde tinha seu atelier. A decoração destaca peças em laca asiática, espelhos com molduras douradas e movéis em veludo nos tons bege e marrom.

Na suίte também estão objetos pessoais de Gabrielle Chanel como retratos, desenhos e fotografias inéditas, ainda desconhecidas do público. « O Ritz é minha casa », afirmava Chanel aos amigos admirados de seus lustres em cristal de rocha e de suas coleções de obras de arte.

A suίte Coco Chanel tem vista privilegiada para a Place Vêndome

A suίte Coco Chanel tem uma diária entre 18 e 25 mil euros, segundo o perίodo do ano e não está aberta ao público para visitação. Uma das celebridades hospedadas na suίte Coco Chanel no inίcio deste ano foi a cantora Rihanna.

Voilà ! foi um momento inesquecίvel que adorei compartilhar com vocês nas redes sociais. Momento único.

Mesmo não se hospedando no Ritz há várias possibilidades de se vivenciar a atmosfera do lendário hotel, fazendo uma pausa para um drink em um de seus famosos bares : Bar Hemingway, Ritz Bar  ou uma pausa café-da-manhã, almoço ou jantar, brunch ou simplesmente uma pausa gourmet em um de seus requintados restaurantes. O Ritz conta inclusive com um restaurante duas estrelas Michelin, o L’Espadon. Outra experiência incrίvel é a do tea time do Salon Proust, um dos espaços mais aconhegantes e elegantes do Ritz. O nome do salon é dedicado ao escritor Marcel Proust, autor do romance « Em busca do tempo perdido », outra personalidade habituée do hotel.

Terminei minha visita com uma pausa chocolate quente no Bar Vendôme e finalizei a tarde com a impressão de estar fazendo uma verdadeira volta no tempo.

E mais!

Conheça a loja Chanel exclusiva no Marais – Leia aqui.

 

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Place Vendôme, de Praça Real a centro internacional da Alta joalheria

Praça Real construída no século XVII Construída no formato octogonal, como um salão de bailes a céu aberto, a Place Vendôme é uma joia da arquitetura clássica do final do reinado de Luís XIV. Antes de se tornar centro internacional da alta joalheria, o conjunto de mansões luxuosas no entorno da praça, foi habitado por…

LER MAIS
Inspiração medieval : exposição excepcional de vestidos reais

A Basílica de Saint Denis é considerada o primeiro monumento no estilo gótico, na região Ile-de-France.  Conhecida por abrigar mais de 70 estátuas fenerárias e túmulos reais, está situada a 5 km do centro de Paris. Na minha recente visita à Basilica de Saint Denis, tive a feliz surpresa de descobrir uma exposição excepcional realizada…

LER MAIS
Fatima Guerrout : mãos de fada no estilismo

Nesta categoria PERFIL do Blog, mostraremos o universo de profissionais e artistas da criação e do savoir-faire à francesa, de diferentes segmentos e brasileiros inspiradores de passagem pela capital francesa. Conheci o trabalho da  talentosa estilista Fatima Guerrout e fiquei impressionada por suas suas delicadas criações. Tenho a alegria de estrear essa categoria do Blog,…

LER MAIS
Van Cleef & Arpels : segredos da alta joalheria

A célebre joalheria francesa Van Cleef & Arpels, que tem como ícones jóias floridas e peças que evocam libélulas e borboletas, acaba de inaugurar sua primeira escola de joalheria. Um lugar único no mundo, dedicado aos aficcionados por jóias. O objetivo da grife é de partilhar seu centenário “savoir-faire” e desvendar o mundo secreto das…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis