Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

A era de ouro da pintura inglesa no museu de Luxemburgo

cachorros retratados na pintura inglesa

A Era de ouro da pintura é o tema da nova esposição temporária do museu de Luxemburgo.

O museu do Luxemburgo abre unicamente durante exposições temporárias e suas mostras são geralmente, surpreendentes, à exemplo da exposição sobre o impressionista Camile Pissarro, que foi simplesmente sublime.

Escrevi sobre a mostra Pissarro no Blog (vejam nesse link). Ah, e mais recentemente o Luxemburgo também destacou a obra de Mucha, um dos nomes mais importantes do Art Nouveau. Vale a pena ler ou reler o post aqui.

Temporada 2019 no museu de Luxemburgo
a pintura inglesa é tema de exposição em Paris

Nesse segundo semestre de 2019, o museu de Luxemburgo lançou a exposição « A era de ouro da pintura inglesa », que eu já conferi e compartilhei com vocês nos Stories do instagram @beminparis.

Como Guia Cultural em Paris, procuro visitar as principais exposições para incluí-las nos passeios culturais. Fico feliz em notar o interesse crescente do público brasileiro em entender de história da arte.

Arte inglesa no reinado de George III

Essa exposição no Luxemburgo trata em especial, da trajetória de artistas do período do reinado de George III, que se extende de 1760 à 1820, fase de grande transformação da sociedade britânica, quando o país afirma sua influência internacional na cena artística e cultural.  

Nessa época os artistas ingleses começam a se organizar em instituições e a Inglaterra funda então a Royal Academy of Arts. Ē também quando surgem as exposições possibilitando com que arte saia de sua esfera privada para tornar-se pública.

crianças retratadas na pintura inglesa
Do Tate Britain para Paris

Originalmente do acervo do museu londrino Tate Britain, essas obras-primas retratam um momento ímpar da pintura inglesa, pouco explorado na França até aqui.

O Tate Britain integra um conjunto de museus nacionais britânicos, que inclui ainda a Tate Modern, de Arte Moderna, também em Londres, e outras duas galerias nas cidades de Liverpool e St. Ives.

homens retratados na pintura inglesa
a elegante chapelaria das inglesas
cachorros retratados na pintura inglesa
Reynolds e Gainsborough: mestres da pintura inglesa
mestres da pintura inglesa
os maiores pintores da arte inglesa

O ponto de convergência dessa exposição em Paris é a confrontação das obras de Joshua Reynolds (1723-1792) e Thomas Gainsborough (1727-1788), ambos membros fundadores da Royal Academy, dois retratistas e paisagistas rivais, que disputaram a preferência do seleto público capaz de pagar para ter uma ou mais obra de arte ornamentando os salões de suas mansões. Reynolds e Gainsborough não disputavam apenas clientes, mas também prestígio junto à elite retratada por eles.  

A “A era de ouro da pintura inglesa” ( l’âge d’or de la peinture anglaise, de Reynolds à Turner ), exposição no Museu de Luxemburgo,  até 16 de fevereiro de 2020

Musée du Luxembourg – 19, rue de Vaugirard, 75006 – Aberto todos os dias a partir das 10h30.


VISITAS CULTURAIS E PASSEIOS GUIADOS EM PARIS 

A BEM IN PARIS oferece passeios com roteiros personalizados planejados por Guias culturais formados na França. Os passeios podem incluir visitas guiadas em museus e visitas de exposições temporárias. Entre em contato para detalhes pelo e-mail: contato@beminparis.com

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress