A artista japonesa Chiharu Shiota expõe no Le Bon Marché


O Le Bon Marché pertence ao grupo LVMH e está entre as lojas de departamentos mais luxuosas da capital francesa, ao lado das Galeries Lafayette e a Printemps.

Nos últimos anos, o Le Bon Marché criou uma polίtica de inserção de arte contemporânea em seus espaços com o objetivo de aliar o momento da compra com a descoberta cultural. Através de exposições pontuais, a loja coloca em evidência artistas contemporâneos de renome internacional, nem sempre conhecidos do grande público. A exemplo da extraordinária exposição do artista chinês Ai Weiwei em 2016, o Le Bon Marché acolhe 2017 com uma exposição da artista japonesa Chiharu Shiota e mais uma vez surpreende e atrai amantes da produção contemporânea.

Where are we going? para onde estamos indo?

A exposição monumental conta com 10 instalações no interior da loja e também em suas vitrines da rue de Sèvres. A exposição se articula em torno da instalação principal intitulada « Where are we going », inserida no centro da loja. Trata-se de uma poética frota de 150 barcos suspensos por fios de linha. Verdadeira proeza técnica, com essa instalação, a artista faz um paralelo entre a vida humana e a viagem, representada pelo barco : cada indivίduo embarca para um destino desconhecido, atravessando um oceano de experiências, de emoções, de encontros e de lembranças. As cores mais utilizadas pela artista são o vermelho e o preto. Para essa exposição, a artista trabalha apenas com fios brancos, por exigência do Le Bon Marché para marcar le Mois du Blanc (o mês do branco) uma ação comercial da loja, criada ainda pelo seu fundador Aristide Boucicaut, que visa receber o novo ano propondo diversas linhas de produtos em torno da cor branca, cor que representa o renovo, o recomeço.

No térreo, a instalação “Memory of the Ocean” realizada de fios entrelaçados modifica a percepção do espaço, onde o visitante faz uma imersão debaixo de uma onda. Nele, muitas famίlias com crianças, que se divertiam brincando nesse lúdico ‘oceano’ imaginário.

Detalhe da instalação “Memory of the Ocean”

Quem é Chiharu Shiota ?

Chiharu Shiota no lançamento da exposição “Where are you going” no Le Bon Marché (imagem : F.Kan/WireImage)

Nascida em Osaka, no Japão, em 1972, a artista Chiharu Shiota estudou em Kyoto (Japão), Canverra (Austrália) e Hamburgo (Alemanha). Atualmente vive e trabalha em Berlim. Suas performances e instalações abordam questionamentos sobre a identidade, o corpo e as relações humanas. Com suas obras, Chiharu Shiota traduz sua relação com o mundo, oscilando entre poesia, melancolia e busca de universalidade.

Em 2015, a artista representou o Japão na Bienal de Veneza com a instalação « The Key of the Hand », uma intervenção remarcável que confirma sua posição de artista internacional. Chiharu Shiota é representada pela Galeria Templon (em Paris e Bruxelas).

 

Where Are We Going?, de Chiharu Shiota. Le Bon Marché Rive gauche, Paris 7e , até 18 de fevereiro de 2016.

Le Bon Marché: 24 rue de Sèvres, 75007. Metrô : linhas 10 ou 12;  Estação Sèvres Babylone.

Mostrei essa exposição no Snapchat #beminparis e inclusive no live do InstaStories. Quem pôde acompanhar ao vivo ?

 

E mais!

Taste of Paris 2017: festival de gastronomia – Leia aqui

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

rue du Cherche Midi
Rue du Cherche-Midi : uma rua, meus endereços

Finalmente, tirei do papel a ideia do post « uma rua, meus endereços » De forma exaustiva não dá para citar todos os endereços bacanas da rua escolhida, pois são numerosos, mas quero com essa ideia falar de alguns dos preferidos. Nesse post de estréia, vou falar da rue du Cherche-Midi, uma rua das mais charmosas de…

LER MAIS
Liquidações em Paris : les soldes

Soldes, « saldos », « liquidações ». Faire les soldes!  « comprar nas liquidações » As liquidações de inverno e de verão na França obedecem a um calendário especίfico para as diferentes regiões. Em Paris, (na região Ile-de-France) as liquidações de inverno (les Soldes d’hiver) vão de meados de janeiro a meados de fevereiro e as liquidações de verão (Les…

LER MAIS
Exposição Paris no Le Bon Marché Rive Gauche

O templo do bom gosto celebra o estilo de vida e a moda parisiense ! Depois do Brasil e do Japão, é a vez de Paris ser homenageada pelo Le Bon Marché, com uma exposição que revela uma Paris secreta e sobretudo, luxuosa. A exposição criativa e inspiradora, é complementada com coleções exclusivas realizadas especialmente para…

LER MAIS
O Le Bon Marché Rive Gauche celebra Iris Apfel

    Nascida em 1921 em Nova Iorque, Iris Apfel tornou-se decoradora de interiores e percorreu o mundo em busca dos mais belos objetos, móveis e tecidos. De suas viagens, ela traz também e, sobretudo, roupas locais,  confeccionadas de forma artesanal. Em geral, modelos exuberantes usados por ela, sem complexos, em festas badaladas. Viajando e…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.