Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

10 exposições imperdíveis em Paris

Impressionismo e a moda

10 exposições imperdíveis em Paris haja critério para selecioná-las, pois a vontade é de listar todas, mas a lista é numerosa.

Paris tem uma oferta cultural vasta e além da visita das coleções permanentes, seus principais museus organizam exposições temporárias com temas específicos.

Como Guia Cultural em Paris, estou sempre visitando essas exposições para complementar o conteúdo das visitas culturais. Afinal, nada como levar informação que possa acrescentar na experiência cultural de cada um. Muitas dessas visitas tenho compartilhado nos Stories do perfil @beminparis no Instagram.

Deixo abaixo, um resumo das 10 exposições imperdíveis em Paris, para conferir até fevereiro de 2020, esperando que o calendário de exposições do próximo ano seja tão surpreendente como o de 2019.

VAN GOGH, la nuit étoilée

Onde : Atelier des Lumières, até 5 de janeiro de 2020

O Atelier des Lumières, primeiro museu de arte digital de Paris, comemora seu segundo ano de instalação com a tão esperada exposição imersiva de obras de Van Gogh. Aliar arte à tecnologia proporciona uma redescoberta inovadora de grandes nomes da história da arte e permite reunir num lugar único obras-primas dispersadas em vários lugares do mundo. 

Van Gogh no Atelier des Lumières

Leia post completo sobre essa exposição aqui no blog. Nesse link.

DEGAS À l’ÓPERA

Onde : Museu d’Orsay, até 19 de janeiro de 2020

Para celebrar os 350 anos da Ópera de Paris, as obras de Edgar Degas são reunidas em uma exposição especial intitulada « Degas à l’Opéra »: quadros, desenhos, esculturas ou pastéis do artista, todos pintados na Ópera Le Peletier e mais tarde, na Ópera Garnier, como as icônicas “La petite danseuse de 14 ans” (A pequena bailarina de 14 anos) e a Sala de Dança.

As obras de Edgar Degas retratam os bastidores da Ópera no início do século XX, mostrando as bailarinas, os músicos e também o público. Uma exposição completa que celebra um dos maiores pintores impressionistas franceses.

Leia post completo sobre o museu d’Orsay. Acesse aqui. 

exposição Degas
BACON EN TOUTES LES LETTRES

Onde : Centre Pompidou, até 20 de janeiro de 2020

Depois das monografias dedicadas à Marcel Duchamp, René Magritte, André Derain ou ainda Henri Matisse, o Centro Pompidou continua na releitura de grandes nomes no século 20 e consacra uma vasta exposição ao artista irlandês Francis Bacon.

« Bacon. En toutes lettres », mostra as obras realizadas por Bacon durante as duas décadas de sua obra e exibe sessenta quadros (incluindo 12 trípticos, bem como uma série de retratos e autorretratos), originárias de coleções privadas e públicas, estiliticamente marcadas pela simplificação e intensificação. Nesse período suas cores adquirem uma nova profundidade, e é quando Bacon usa um registro cromático inédito, de amarelo, de rosa, de laranja saturado.

Leia sobre o Centro Pompidou nesse link

10 exposições imperdíveis em Paris
MARIE-ANTOINETTE, MĖTAMORPHOSE D’UNE IMAGE

Onde : Conciergerie, até 26 de janeiro de 2020

Através de 200 obras, objetos de arte e arquivos, essa exposição excepcional na Conciergerie aborda a metamorfose da imagem de Maria-Antonieta ao longo do tempo.

A exposição é dividida em cinco temáticas que levam o visitante a compreender as diferentes imagens da rainha Maria-Antonieta, que têm ganhado muita popularidades nos últimos anos.

A imagem de Maria-Antonieta moderna é ilustrada por exemplo pelo manga japonês, que reinterpreta Maria-Antonieta em A Rosa de Versalhes, de Riyoko Ikeda; a biografia da escritora inglesa Antonia Fraser, Maria-Antonieta, sem falar na famosa adaptação no filme de Sofia Coppola, Maria-Antonieta, que evidencia o lado frívolo e fashion da rainha, outro aspecto também muito explorado por estilistas de todo o mundo. Maria-Antonieta, de rainha má à rainha pop e fashion.

10 exposições imperdíveis em Paris
CHARLIE CHAPLIN, O « HOMEM ORQUESTRA »

Onde : Cité de la musique – Philhamonie de Paris, até 26 de janeiro de 2020

Emocionante exposição sobre a dimensão musical do trabalho de Charlie Chaplin e sua estreita relação com a dança, o ritmo, a fala e o som. Músico autodidata desde a adolescência, Chaplin deixou o mundo da música aos vinte e cinco anos para se dedicar ao cinema. Com a invenção de Charlot, o cineasta declarou a supremacia da pantomima.

A carreira de Chaplim é marcada por sua linguagem corporal, quase musical, principal trampolim poético e cômico de sua arte. Tanto que, em 1927, quando o cinema mundial passou do mudo para a fala, Chaplin resistiu e deu mais ênfase à eloquência musical de seus filmes. Ele começou a assinar a partitura de todos os seus trabalhos e inventou uma comédia sonora onde efeitos sonoros e música se encontram.  Uma mostra para rir e para chorar de rir, mas sobretudo, para se emocionar . Uma exposição ideal para famílias com crianças.

Falo sobre o museu da música, nesse link.

Chaplin exposição Paris
TOULOUSE-LAUTREC “Résolument moderne”

Onde : Grand Palais, até 27 de janeiro de 2020

A exposição Henri de Toulouse-Lautrec retraça um panorama de obras-primas que possibilita o público admirar toda sua paleta de talentos. Pinturas, desenhos, cartazes, litografias o artista é renomado por pertencer aos movimentos Pós-impressionismo e Art nouveau.

Para essa grande retrospectiva, exatas 228 obras do artista foram reunidas. Uma exposição gigantesca de obras mestras do pintor francês. Artista de múltiplos talentos, Toulouse-Lautrec era fascinado pelo teatro, os shows de cabaret, a dança, o circo …. e pelas mulheres da Belle Ēpoque.

Entre as principais obras da exposição estão : « Moulin Rouge – La Goulue » (1891), « La Toilette – Russa » (1889), « Portrait de Vincent Van Gogh » (1887)…

Toulouse Lautrec
EL GRECO

Onde : Grand Palais, até 10 de fevereiro de 2020

Nascido em 1541 em Creta, Domenico Theotokopoulos, dito El Greco, começa seu aprendizado na tradição bizantina antes de aperfeiçoar sua formação em Veneza e depois em Roma.

Entretanto, é na Espanha que sua arte se desenvolve e vai se afirmar a partir de 1570. Atraído pelas promessas do canteiro de obras de Escorial, e importe para a península, a cor de Ticiano, as audácias de Tintoreto e a força plástica de Michel-Ange. Greco como Caravaggio tem um lugar particular na história da pintura : o de o último mestre da Renascença e o de primeiro pintor do Século de Ouro.

Acesso para o site do Grand Palais, nesse link

El Greco no Grand Palais

A ERA DE OURO DA PINTURA INGLESA

Onde : Museu de Luxemburgo, até 16 de fevereiro de 2020

Essa exposição no Luxemburgo trata em especial, da trajetória de artistas do período do reinado de George III, que se extende de 1760 à 1820, fase de grande transformação da sociedade britânica, quando o país afirma sua influência internacional na cena artística e cultural.  

O ponto de convergência dessa exposição em Paris é a confrontação das obras de Joshua Reynolds (1723-1792) e Thomas Gainsborough (1727-1788), ambos membros fundadores da Royal Academy, dois retratistas e paisagistas rivais.

Leia post completo sobre essa exposição aqui no blog. Nesse link.

cachorros retratados na pintura inglesa

« MARCHE ET DĖMARCHE », HISTÓRIA DO SAPATO

Onde : Museu das Artes Decorativas de Paris, até 23 de fevereiro de 2020

Através dessa exposição, o museu explora o universo do sapato, abordando o status desse acessório indispensável e suas diferentes formas de uso, da Idade Média aos dias de hoje, tanto no Ocidente como em culturas não europeias. Como mulheres, homens e crianças, culturas e grupos sociais calçam ao longo dos tempos? Mais de 500 obras traduzem essa peça do vestuário, considerada ao mesmo tempo, comum e extraordinária.

Leia post completo sobre essa exposição aqui no blog. Nesse link. 

exposição sobre o sapato em Paris

O NOVO MUNDO DA ARQUITETA CHARLOTTE PERRIAND

Onde : Fondation Louis Vuitton, até 24 de fevereiro de 2020

A Fundação Louis Vuitton dedica  uma exposição à arquiteta Charlotte Perriand (1903-1999), uma mulher livre, pioneira da modernidade, uma das personalidades mais renomadas do mundo do design do século XX  e, que contribuiu um novo modo da arte de viver.  

A FundaçãoVuitton homenageia esta arquiteta e design visionária através de uma exposição que aborda arte, arquitetura e design.

Leia post completo sobre a Fondation Louis Vuitton. Nesse link. 

fondation luis vuitton

E NOS ARREDORES DE PARIS

KEHINDE WILEY encontra JACQUES-LOUIS DAVID 

Onde : Palácio de Malmaison, até 6 de janeiro de 2020

Malmaison fica nos arredores de Paris e vale a pena ir até lá para ver essa exposição. O artista americano Kehinde Wiley reinterpreta Jacques-Louis David, pintor oficial de Napoleão Bonaparte com uma versão contemporânea da obra Primeiro Consul atravessando os Alpes, célebre representação de Napoleão realizada por Jacques-Louis David, em 1800.

Leia post completo sobre essa exposição nesse link

Napoleão reinterpretado pelo artista Kehinde Wiley

PASSEIOS E VISITAS CULTURAIS EM PARIS

Voilà! motivos para levar mais cultura na bagagem não faltam numa capital cultural como Paris e para ajudar você a simplicar a organização das visitas e otimizar seu tempo, a BEM in Paris organiza visitas culturais em museus, monumentos e bairros históricos de Paris. Esperamos ter o prazer de colaborar com sua viagem à França. Nosso e-mail: contato@beminparis.com 

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress