10 curiosidades sobre Versalhes


Símbolo da perfeição clássica, o conjunto composto pelo castelo, seus jardins e Trianon forma um universo complexo construído, majoritariamente, no reinado de Luís XIV, que não mediu esforços para a contratação dos maiores artistas, arquitetros, pintores e mestres em jardins, de seu tempo.
 
Castelo de Versalhes

O famoso « Rei Sol », herdou de sua mãe Ana da Áustria, o gosto pelo refinamento e fez de Versalhes, um verdadeiro exemplo da excelência artística do seculo XVII.

A história da construção de Versalhes se confunde com a história da França, em especial, no que está relacionado ao Absolutismo e a Revolução Francesa.

 10 curiosidades sobre Versalhes
  1. A diferença entre Palácio e Castelo é a seguinte : castelo vem do latin castellum, diminutivo de castrum; que significa « lugar fortificado. Castelo, ou seja, château significa igualmente residência senhorial ». Quanto ao termo « palais », palácio, vem do latim palatium, nome do monte romano onde ficava o palácio do imperador Augusto, que passa a designar palácios imperiais.  Enquanto residência principal do rei da França, Versalhes é considerado tanto palácio, como castelo, palais e château
  2. Luís XIV escolhe construir o castelo em Versalhes, arredores de Paris, por afeição ao retiro de caça de seu pai, Luís XIII.
  3. O Castelo de Versalhes foi construído ao longo de 50 anos.
  4. A Capela Real do Castelo de Versalhes foi a última edificação encomendada pelo rei Luís XIV. Inaugurada em 1710.
  5. O Castelo de Versalhes conta com uma Ópera Real, edificada no reinado de Luís XV.
  6. O Domínio de Versalhes inclui o Castelo, os Jardins, os palacetes Petit e Grand Trianon e o Hameau de la Reine, vilarejo da Rainha, que ficou conhecido pela presença de Maria-Antonieta.
  7. O Rei e a Rainha dormiam em aposentos separados. A eles, eram atribuídos dois tipos de quartos, o de cerimônia e o quarto privado.
  8. O Castelo de Versalhes não foi destruído na Revolução Francesa (1789) e foi transformado em um museu « dedicado à todas as glórias da França », em 1840..
  9. O Castelo era iluminado a luz de velas com enormes castiçais.
  10. Ē mencionado nos arquivos de Versalhes, que as fossas só foram instaladas em 1727, depois da morte de Luís XIV e que, antes desse período, como banheiro, eram usadas latrinas e também os jardins

Fonte de Latona em Versalhes

Confira aqui no #beminparisblog outros posts sobre Versalhes

Festas e divertimentos na corte de Versalhes. Neste link

Lustre Gabriel, um lustre contemporâneo para Versalhes.

Galeria dos Espelhos, obra-prima do Palácio de Versalhes. Aqui.Galeria dos Espelhos em Versalhes

CURSOS ON-LINE DE HISTÓRIA DA ARTE & CULTURA FRANCESA

@beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama história da arte e cultura francesa, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.

Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.

Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, sem sair de casa. Clique aqui.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Bicentenário da morte de Napoleão

O bicentenário da morte de Napoleão Bonaparte é comemorado neste ano de 2021. Personagem complexo e controverso, cuja vida oscila entre heroísmo e tragédia, vitória e derrota, avanços modernos e medidas regressivas. Com seu afastamento do poder na França, Napoleão foi exilado pelos ingleses na ilha de Santa Helena, um dos lugares mais isolados do…

LER MAIS
afrescos de Pompeia
Exposição Pompeia no Grand Palais

Com a pandemia, as exposições de 2020 ficaram comprometidas. Felizmente, o Grand Palais pôde abrir por uns meses e nesse intervalo fui conferir a exposição Pompeia, uma das mais esperadas da temporada. Fiquei impressionada com os efeitos especiais, que davam mesmo a sensação de imersão na antiga cidade de Pompeia e de por alguns instantes,…

LER MAIS
flores dos jardins de Monet
Jardins de Monet: turismo na pandemia

O Turismo na França e no mundo foi um dos setores mais impactados pela pandemia do covid19, declarada no primeiro trimestre de 2020. Trabalhei até o dia 23 de março e me lembro que minha última visita guiada foi ao Palácio de Versalhes, contratada por uma querida cliente que já tinha feito visitas guiadas com…

LER MAIS
Emily in Paris com look xadrez e boina vermelha
Emily in Paris: fashionismo e cultura

“Emily in Paris” é certamente uma das séries mais comentadas dos últimos anos. Teve estréia em outubro de 2020 e foi uma opção de programa leve, divertido e ao mesmo tempo, uma imersão em endereços icônicos de Paris, que deu pra matar saudades de muita gente que teve o sonho de viagem para Paris, adiado,…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.