Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Veneza festejada no Museu Cognacq-Jay

Ate 25 de junho de 2017, o museu Cognacq-Jay, no Marais, apresenta uma exposição sobre as festas venezianas.

Paradoxalmente, mesmo diante do enfraquecimento de seu poder polίtico, econômico e territorial desde a Renascença, Veneza conhece uma riquίssima fase cultural no século XVIII. A Cidade dos Doges, como para exorcisar seu declίnio que culminou com a capitulação para Napoleão, em 1797, apόs um milênio de independência, multiplica festas, celebrações e outros espetáculos, atraindo curiosos e apreciadores de toda a Europa.

Longe de serem apenas divertimentos de lazer, essas festividades como o carnaval, representam uma verdadeira encenação polίtica e religiosa de Veneza. Imortalizadas por grandes nomes como Tiepolo, Guardi, Longhi, elas lançam e exportam o fascίnio da cidade dos Doges, de forma durável, para toda a Europa. Mais de quarenta pinturas, gravuras, desenhos, provenientes de prestigiadas coleções francesas e européias serão apresentadas ao público para reviver, no tempo de uma exposição, os faustos promovidos pela Serenίssima República de Veneza, no século das Luzes.

O Carnaval de Veneza, a dança, a música, o teatro, a όpera e a famosa comédia dell’arte, reunidos nessa exposição no museu Cognacq-Jay é puro deslumbre.

Musée Cognacq-Jay – 8 Rue Elzevir, 75003 Paris – Marais – Metrô linha 1 – Saint Paul

Entrada gratuita para a coleção permanente do museu e entrada paga para a exposição temporária.

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress