Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Elisabeth Vigée Le Brun, a pintora oficial de Maria Antonieta

De todas as mulheres artistas que se destacaram na França do século XVIII, somente Elisabeth Vigée Le Brun é ainda hoje, um pouco conhecida do grande público. Não somente seu nome é associado aos retratos de Maria Antonieta, mas a artista é também lembrada por sua beleza e o refinamento de sua arte.

Vigée le Brun
Elisabeth Vigée Le Brun – Autorretrato

Nascida em Paris, em 1755, Vigée le Brun morre em 1842. Ela conheceu os fastos da vida do Antigo Regime, as horas sombrias da Revolução Francesa, a ascenção de uma nova sociedade sob o Império de Bonaparte e o desenvolvimento de novos códigos artísticos. Vivendo entre duas épocas, ela personifica o retrato francês, cuja arte soube difundir durante suas viagens pela Europa.

Elisabeth Vigée Le Brun foi uma das raras mulheres retratistas oficiais da Corte.

Maria Antonieta oficial
Retrato oficial de Maria Antonieta – 1783

Em 1783, graças ao apoio da rainha Maria Antonieta, Vigée le Brun é aceita na prestigiosa Academia real de pintura e de escultura, tornando-se, mais tarde, em 1778, a pintora oficial da soberana. De retrato em retrato, ela renova a imagem da rainha, representando-a não unicamente como soberana, mas como mãe e mulher.

A arte de Vigée Le Brun acompanhou a evolução da sociedade francesa e traduz com perfeição a elegância à francesa e as variações da moda.

Vigée le Brun madame

expo Vigée Le Brun 1

Vigée le Brun madame 1

A exposição organizada pelo Grand Palais reune pinturas, pastéis e desenhos, que permitem a redescoberta de sua arte em toda sua dimensão. Consciente de seu talento, a artista que tão bem retratou a aristocracia, com ares solenes, sensuais ou de inocência. buscou se impor no meio eminentemente masculino, onde as mulheres tinham muita dificuldade de serem reconhecidas.

Elisabeth Louise Vigée Le Brun –  Até 11 de janeiro de 2016, no Grand Palais –  3 Avenue du Général Eisenhower, 75008 Paris.

PASSEIOS GUIADOS E VISITAS CULTURAIS

A BEM in Paris tem se posicionado desde 2012, como fornecedora de visitas culturais em Paris, arredores de Paris e viagens pela França. Planejados e realizados por Guias Conferencistas formados na França, nossos passeios têm como foco a cultura, atendendo as mais altas exigências na abordagem da história e do vasto patrimônio da França – seus museus, monumentos e castelos. Nosso e-mail: contato@beminparis.com 

E mais!

A arte de fotografar, por Karl Lagerfeld – Leia aqui

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress