Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Champeaux, o novo restaurante de Alain Ducasse

Champeaux

O multi-estrelado chef Alain Ducasse, acaba de abrir mais um restaurante sob sua batuta. O conceito é o de uma « brasserie contemporânea », espaçosa, iluminada, de decoração tradicional e sóbria.

No cardápio do Champeaux, pratos tradicionais da culinária francesa, revisitados e, várias fornadas de soufflés, doces e salgados. Para o jantar, o último pedido pode ser feito até às 23h. Depois das 23h, somente o bar fica aberto para coquetéis, até a meia-noite (de domingo a quarta-feira) e até 1 da manhã (de quinta-feira a sabado).

Champeaux-soufflé
Soufflé au frommage. Délicieux !!
Champeaux-sala

Ainda seguindo o estilo das brasseries de estação de trem, o restaurante conta com um painel onde os horários das fornadas de soufflés são informados  (como aqueles painéis onde os horários dos trens são informados nas estações).

Adorei ! dá realmente a impressão de que estamos ali de passagem. Em um restaurante Ducasse, bien sûr ! mas, sem protocolo.

Champeaux-painel
Champeaux-bar

A escolha do nome: Champeaux

Champeaux : nome próprio, restaurante fundado em 1800, na Place de la Bourse, em Paris, que servia de ponto de encontro de financistas e jornalistas. Lugar imortalizado em obras de Balzac.

Nome do  antigo bairro judeu de « Les Champeaux » que deu origem ao « Halles de Paris », em 1137 (Les Champeaux – pequenos campos), foi o teatro de um mercado a céu aberto.

Champeaux-nome

A escolha do lugar: La Canopée

O Champeaux funciona durante todo o dia, como uma « brasserie » de estação de trem e está localizado em Chatêlet-Les Halles, polo ferroviário onde inúmeras linhas do metrô e de trem suburbanos se cruzam, frequentado por cerca de 800.000 pessoas diariamente.

O restaurante está localizado na “Canopée” nome dado a nova estrutura que cobre o Forum des Halles, centro comercial histórico do coração de Paris.  Projeto concluído depois de 5 anos de obras, « La Canopée » é uma gigantesca carapaça translúcida realizada com 18.000 telhas de vidro, medindo 140 metros de comprimento e 80 metros de largura A Canopée faz parte do projeto de revitalização do Les Halles,  que  ficou conhecido como “o ventre de Paris”,  na obra de Balzac, por ter abrigado um dos primeiros mercados de produtos frescos de Paris.

Champeaux-Canopée
O centro comercial Forum Les Halles e uma das diversas saídas da Estação Chatêlet – Les Halles
Champeaux-detalhe-Canopée
Detalhe da “Canopée”

Vale a pena pela cozinha Alain Ducasse com atmosfera de “brasserie” de estação de trem e pela descoberta desse projeto arquitetônico excepcional assinado pelo arquiteto francês Patrick Berger.

É aconselhável reservar para almoço ou jantar. Durante à tarde, à  partir das 14h, é maior a possibilidade de se conseguir uma mesa sem reserva. De todo modo, não querendo perder a oportunidade, melhor reservar !

Champeaux – Aberto todos os dias à partir das 8 horas da manhã.

La Canopée, Paris – 75001

Telefone : 01 53 45 84 50

Metrô – Estação : Chatêlet-Les Halles

Attention ! Esta estação é imensa. Indo de metrô pegue a saída : sortie :  Porte Berger

E mais!

Ore, o restaurante de Alain Ducasse em Versalhes – Leia aqui

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress