Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Avenue de Champagne: a avenida mais cara do mundo

Inscrita no Patrimônio mundial da humanidade, a Avenue de Champagne, em Epernay, no coração da região Champagne-Ardenne sedia algumas das mais prestigiadas maisons de Champanhe, o que lhe vale o tίtulo de « avenida mais cara do mundo » ou ainda « Champs-Elysées do Champanhe ».

Desde o final de século XVII, um importante labirinto de caves  subterrâneas foi ali formado, as chamadas galerias de crayères (que tem origem no nome da rocha craie). No final do século XVIII os primeiros produtores de champanhe começaram a utilizá-las para estocagem e vinificação do champanhe. Hoje, 110 quilômetros de caves estocam milhares de garrafas produzidas por grandes nomes do champanhe, dentre eles: Moët & Chandon, Perrier-Jouët, Boizel,de Venoge, Vranken, Pol Roger, Mercier e G.H. Martel.

av-champagne-11

Além de servir de vitrine para as maisons de champanhe, a avenida conta ainda com palacetes e mansões edificados em diferentes estilos arquiteturais, verdadeiros monumentos.

av-champanhe

Moet-et-Chandon-sede-1
Sede da Moët & Chandon, fundada em 1743

Na sede da Moët & Chandon, que fica no n° 20 da avenida, o visitante é recebido pela estátua de Dom Pérignon, monge beneditino, considerado o inventor do champanhe e que batiza um champanhe emblemático do grupo de luxo LVMH, proprietário da Moët & Chandon.

av-champagne-4

Um Trianon para a famίlia Moët & Chandon

av-champagne-trianon

Na mesma avenida, a famίlia construiu uma de suas residências, um Trianon (palacete inspirado do Trianon de Maria-Antonieta, em Versalhes), propriedade onde a Moët & Chandon ainda recebe convidados ilustres e negociantes de todo o mundo.

av-champagne-10
Sede da Perrier-Jouët fundada em 1811

av-champagne-2

Criada em 1811, a maison Perrier-Jouët, propriedade de Pernod Ricard também representa o sucesso da reputação dos vinhos da Champanhe no século XIX. Na Avenue de Champanhe, os fundadores construίram o  Château Perrier, palacete de estilo eclético, que abrigará futuramente um museu regional dedicado a arqueologia e ao champanhe.

av-champagne-3

A visita da Avenue de Champagne faz parte do nosso tour “Rota do Champanhe” (Detalhes aqui)

Leia também :

Como funciona a visita das histόricas caves da Moët & Chandon (clique aqui)

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress