Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Artes decorativas no Louvre

De Luís XIV a Luís XV, art de vivre à francesa.

Fechado desde 2005 para restauração de instalações técnicas obsoletas, o departamento de objetos de arte do século XVIII do Museu do Louvre, em Paris, foi reaberto ao público.  As coleções desse departamento oferecem um amplo panorama da decoração de interiores, da produção das grandes manufaturas, do artesanato e do comércio de arte, principalmente, francesa, do reinado de Luís XIV à Revolução.

Louvre art déco3

Constituídas de ornamentações em madeira natural e pintadas, tapeçarias, móveis de marcenaria, decorações em bronze, mármore, ouriveçaria e bijuteria, instrumentos científicios, faianças, porcelanas européias, essas coleções extraordinárias perteceram a reinados e principados.

A apresentação cronológica das coleções, composta de mais de dois mil objetos, tem como objetivo informar sobre técnicas e estilos comuns nas grandes residências oficiais e sobre as principais personalidades daquele período : artesãos, artistas ou negociantes.

O circuito é dividido em três grandes sequências cronológicas e estilísticas: « 1660-1725, reinado pessoal de Luís XIV e da Regência « 1725-1755, florescimento do estilo rococó », « 1755-1790, retorno ao classicismo e reinado de Luís XVI. Através da evocação de palácios reais ou principados desaparecidos, de mansões parisienses particulares e de casas de campo das elites, lugares e ambientes onde as artes decorativas se expandiram nos séculos XVII e  XVIII.

Uma art de vivre à francesa

A coleção homenageia os grandes criadores das artes decorativas daquele período, dos quais, hoje, não podemos imaginar o imenso prestígio em toda a Europa daquele tempo. Alguns ebanistas, ourives, pintores, decoradores, fundaram verdadeiras dinastias e seus ateliês trabalharam tanto para o rei e para a corte,  quanto para soberanos estrangeiros, contribuindo para a difusão da cultura francesa que dá o tom a todas as cortes européias.

artes-descorativs-louvre

artes-decorativas-louvre-1

artes-decorativas-louvre-2

artes-decorativas-louvre-4

artes-decorativas-louvre-6

Um circuito dos sonhos para quem é apaixonado por artes decorativas.

A BEM in Paris organiza sua visita guiada no Museu do Louvre, com um circuito em português, planejado e conduzido por um Guia Conferencista. Saiba detalhes no link.

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress