Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

A incrível vista das torres da Catedral Notre-Dame

A Catedral Notre-Dame é uma das construções religiosos mais impressionantes de Paris pela beleza de sua arquitetura, sua fachada praticamente « bordada » de estátuas e seus iluminados vitrais.

Juntamente com a Sainte Chapelle e a Conciergerie, sede do primeiro palácio real, a Notre-Dame é uma das principais realizações no estilo gótico, formando os três mais importantes vestígios medievais da Ilha de la Cité, no coração de Paris.

Construída entre os séculos XII e XIV, fortemente danificada durante a Revolução, a catedral foi restaurada a partir de 1845 pelos arquitetos Viollet-le-Duc e Lassus, que a deixaram com as características que ela tem hoje.

Inscrita no Patrimônio mundial da Unesco desde 1991, a Notre-Dame é a igreja mais visitada de Paris, recebendo cerca de 13 milhões de visitantes ao ano, seguida da Basílica do Sacré-Cœur, com 11 milhões.

Em visitas geralmente rápidas, nem sempre o turista atenta para os ricos detalhes de sua fachada e de sua decoração. O que é uma pena, pois cada detalhe tem seu significado, tanto no contexto artístico como religioso. A visita da catedral, mesmo rápida, já vale a pena, mas sem sombra de dúvidas, o ideal é fazer uma visita guiada para conhecer e entender a simbologia por trás dos principais elementos do estilo gótico.

Notre-Dame-fachada

Com um pouco mais de tempo e paciência para espera em filas, também vale a pena extender a visita para subir até às torres da Catedral. Entre o tempo de espera, subida e descida com tempo para fazer uma boa visita é preciso prever umas 3 horas.

Recentemente, subi mais uma vez os 422 degraus de acesso até as torres da Catedral Notre-Dame para mostrar a visita guiada da catedral e a vista das torres aos seguidores do Snapchat #beminparis. E mais uma vez, fiquei maravilhada! O esforço é recompensado por uma das mais belas vistas de Paris e pela emoção de estar no topo de uma das construções góticas mais imponentes e importantes da Idade Média.

O acesso às torres abre às 10h00. É recomendável chegar pelo menos às 9h00 para pegar a fila, geralmente longa. Não há prioridade de acesso, exceto para visitas guiadas pré-reservadas com acompanhamento de guias conferencistas.

Da entrada, subindo alguns degraus, o ticket pode ser comprado na loja de souvenir da catedral. Com o ticket em mãos, o acesso é liberado e a caminhada por uma escadaria bem estreita começa.  A subida é intensa e por alguns momentos cansativa, é preciso de fato ter boa resistência física. O fôlego é recuperado pelo impacto da beleza da vista da Galeria das Quimeras, primeira etapa da visita, a 46 metros do solo.

Notre-Dame-vista-2
Na primeira etapa da visita : vista da Galeria das Quimeras

A Galeria das Quimeras deve seu nome às estatuas que ornam os ângulos das torres. Pássaros fantásticos e monstros fabulosos que protegem o templo e contemplam Paris. Nesse piso é também possível observar de perto a flecha gótica, que atinge 96 metros de altura. Na base da flecha, também realizadas por Viollet-le-Duc, grande nome responsável pela restauração da Notre-Dame no século XIX, estão quatro grupos de estátuas de três apóstolos, acompanhados por representações alegóricas dos evangelistas. Na estátua que representa São Tomas, patrono dos arquitetos, Viollet-le-Duc representa seus próprios traços e volta-se para a flecha gótica para admirar sua criação.

Notre-Dame-quimeras

Notre-Dame-apostolos-1
Estátuas representando apóstolos e evangelistas. O arquiteto Viollet-le-Duc se representa na estátua de São Tomas, patrono dos arquitetos

Notre-Dame-torre-norte

Notre-Dame-quimeras-quatro

Notre-Dame-detalhes-gotico

Notre-Dame-vista-3

Notre-Dame-vista-4

Da Galeria das Quimeras, entramos por uma porta estreita e avistamos a impressionante estrutura de vigas de madeira, que serve de sustentação para o peso dos sinos. Nessa estrutura de madeira do século XIII foram utilizados 1300 carvalhos, ou seja, 21 hectares de floresta. Esse é um dos locais mais tocantes da visita que nos transporta para um cenário de filme.

Notre-Dame-madeira

Notre-Dame-madeira-2

Chegamos ao Campanário da torre sul, onde fica o sino mais antigo  da Catedral Notre-Dame.

Durante a Revolução, os sinos da catedral Notre-Dame foram fundidos. O único sobrevivente é o sino medieval « Emmanuel » datado do século XV e refundido em 1681, sob o reinado de Luís XIV, por isso leva o nome de um de seus netos.

Para marcar o Aniversário de 850 anos da Notre-Dame, em 2013,  oito novos sinos foram fundidos e instalados no campanário da catedral, dentre eles, sete sinos menores e  um sino grande, batizado « Marie ». Os sete sinos menores, que são os sinos tocados normalmente, foram instalados na torre norte, fechada ao público.

Dos novos sinos, o maior deles,  o sino « Marie », foi instalado ao lado do lendário sino « Emmanuel », o maior e mais antigo sino da catedral. Ambos podem ser vistos nesta visita, no Campanário da torre sul.

Notre-Dame-sino-Emmanuel
O famoso sino medieval “Emmanuel”

O sino « Emmanuel » pesa mais de treze toneladas e o seu batente 500 quilos. Na Idade Média, era preciso dezesseis homens para manipular o sistema de cordas para seu funcionamento. Desde 1930, o sistema foi eletrificado, porém suas batidas são raras, pois o histórico sino só é tocado nas principais festividades religiosas e grandes eventos intimamente associados à nação francesa.

Passada a emoção de estar diante do sino mais antigo da Notre-Dame, é hora de respirar e subir mais alguns degraus da escada de madeira para enfim chegar ao topo da torre sul, a 69 metros de altura.

Notre-Dame-acesso-torres
Acesso para o topo da torre sul, a 69 metros de altura

Ofegantes, mas felizes, alcançamos o topo da torre sul, que oferece uma vista panorâmica de Paris, de tirar o fôlego, uma vista de 360 graus. Magnifique !

Notre-Dame-vista-torre-sul

A oeste, na ilha da Cité, avistamos a Sainte Chapelle, o Hôtel-Dieu e o Palácio de Justiça. Ao longe, o Louvre e o Arco do Triunfo, alinhado com o Grande Arco de la Défense.

Ao norte, a torre Saint-Jacques e o Sacré-Cœur na colina de Montmartre.

A leste, avistamos de perto, a  ilha Saint-Louis e  mais adiante, a Biblioteca Nacional da França. Do outro lado do Sena, construções do Marais.

Ao sul, na margem esquerda, é deslumbrante a vista para o Quartier latin, onde podemos observar a grande densidade do bairro e suas estreitas ruas medievais.

A vontade que dá é de ficar no topo das torres da catedral por horas e horas, se deleitando com a vista incrível lá de cima.

Notre-Dame-prefecture-police

Notre-Dame-torre-sul-3

Notre-Dame-vista-Marais

Notre-Dame-vista-quartier-latin

Notre-Dame-vista-torre-eiffel

Notre-Dame-torre-sul-1

Hora da descida 

A catedral coordena o fluxo de pessoas nas escadarias. Então, não se pode ter pressa para aguardar a vez de descer. Recomendo o uso de tênis ou sapatos confortáveis e em dias de forte calor, subir com uma garrafinha d’água. No local  de compra dos tickets não tem água à venda. Attention ! também não tem banheiros lá em cima.

Pelos vídeos e fotos, vocês podem concluir que todos esses pequenos inconvenientes são meros detalhes diante da beleza da catedral e da belíssima vista das torres para a Cidade luz.

A visita pode ser completada pela descoberta da cripta arqueólogica e das obras-primas da catedral. Novos temas, vídeos e emoções para compartilhar com vocês em futuros Snaps !

O Acesso às torres da Notre-Dame fica do lado esquerdo da fachada central, pela rue du cloître Notre-Dame, que dá acesso a Ilha Saint-Louis.

O Ticket adulto custa 10€ e menores de 18 anos pagam 8€. O Paris Museum pass também é aceito para acesso às torres da Notre-Dame.

POST RELACIONADO

Catedral Notre-Dame, obra-prima da arquitetura gótica (Acesse aqui).

Catedral Notre-Dame de Paris

Endereço : 6, Parvis Notre-Dame – Place Jean-Paul II – 75004 Paris

De metrô :

Linha 4: estação Cité ou Saint-Michel.
Linhas 1, 11: estação Hôtel de Ville.
Linha 10: estação Maubert-Mutualité ou Cluny – La Sorbonne.
Linhas 7, 11 e 14: estação Châtelet.

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress